Reforma de ambientes sociais para apartamento em São Paulo

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

Há algumas décadas os projetos de apartamentos costumavam trazer uma planta com muitas paredes. Todos os cômodos eram separados por paredes, fazendo com que ficassem isolados e a convivência entre as pessoas não fosse tão compartilhada. Mas, atualmente, os arquitetos e designers de interiores estão atentos à necessidade da integração. Foi pensando nisso que o escritório RAWI Arquitetura + Design, de São Paulo, realizou a reforma dos ambientes sociais neste apartamento que você vai conhecer agora.

A proposta

Quadros coloridos homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

O apartamento desse projeto tinha um bom espaço para ser aproveitado, mas sua planta original não permitia esse aproveitamento. O excesso de paredes fazia com que os cômodos fossem pequenos e escuros, além de limitar a vista. Quem estivesse na cozinha, se sentia sozinho, pois não conseguia ver nem conversar com quem estava na sala.

Então, a proposta do escritório para melhorar a convivência e deixar as áreas compartilhadas mais agradáveis e confortáveis, foi de derrubar paredes desnecessárias, em primeiro lugar. Assim, foi possível ganhar amplitude, muita luz, melhorar a ventilação e promover a integração. As paredes que saíram da planta foram de um dormitório e também teve a abertura parcial da cozinha para que ficasse integrada à sala. 

Sala de jantar integrada com a cozinha

Sala de jantar com cozinha integrada homify Salas de jantar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

A foto anterior mostrou a integração entre as salas de jantar e de estar. Agora é possível ver como ficou a integração entre a cozinha e a sala de jantar. Dá para imaginar como esse espaço parecia menor e era mais isolado quando essa parede de acesso à cozinha ainda era fechada? Uma ideia tão simples é realmente transformadora. O ambiente ganhou uma nova vida e muito mais funcionalidade.

Note também na parede espelhada ao lado direito, que é uma excelente estratégia para promover a sensação de amplitude em um ambiente com metragem reduzida. Essa ideia funciona bem em projetos com uma decoração mais sóbria, pois assim o espelho vai refletir mais luz, sem excessos de informação. Já se fosse uma decoração maxi e multicolorida, pode ser que não trouxesse o mesmo resultado.

Mesa de apoio com poltronas

Mesa de apoio com poltronas homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

Para o mobiliário dessa reforma foram escolhidas peças de design clássico, feitas de madeira e de tecido, valorizando os cantos arredondados que trazem mais aconchego e são mais convidativos. Para conferir vida e alegria ao ambiente, foram utilizados lindos quadros abstratos bem coloridos, valorizados com pontos de luz e posicionados de modo a demarcar o percurso até a varanda. Aliás, as peças de arte estão por toda parte.

Sala de leitura e café

Sala de leitura e café homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

Em uma perspectiva mais distante da imagem anterior é possível todo o espaço onde está o quadro colorido e a pequena escultura sobre a mesinha. Esta é a sala de leitura e café, integrada à sala de jantar e de televisão. Esse é um cantinho elaborado para oferecer muito conforto nos momentos de leitura e de descanso.

Aparador

Aparador atrás do sofá homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

Fazendo um contraponto com as peças de design arredondado, este aparador retangular complementa a decoração da sala. Está posicionado atrás do sofá e serve de apoio para livros e objetos decorativos. Seu design leve contribui com a sobriedade da decoração.

Living com TV

Living com TV homify Salas de estar modernas Madeira Efeito de madeira Apartamento moderno, apartamento claro, apartamento clean, piso de madeira, sala integrada, cozinha americana, quadros coloridos.

A localização do aparador da imagem anterior é esta: atrás do sofá do living com TV. Ele serve como um acabamento do ambiente; uma divisória que delimita os espaços, mas sem interferir na integração. Esse espaço também é marcado pela sobriedade e pelo conforto, com poucos móveis, mas todos agradáveis aos olhos e valorizados por uma iluminação suave.

Gostou das ideias propostas? Essa decoração faz o seu estilo? Então aproveite para conhecer outros trabalhos realizados pelo escritório RAWI Arquitetura + Design, que é comandado pelo arquiteto Raphael Wittmann desde 2013 em São Paulo.

Rafael é um profissional com vasta experiência e conhecimento no que faz, e depois de anos trabalhando para renomados escritórios e projetos importantes, optou por ter seu próprio espaço e oferecer todo o seu expertise aos clientes que o procuram para a realização de projetos únicos, cheios de inovação e personalidade.  

Visite o perfil do escritório aqui na homify para conhecer outros projetos, ficar por dentro do método de trabalho oferecido e saber o que os clientes têm a dizer sobre o profissional. Talvez tenha chegado o momento de realizar os seus projetos também, e nada melhor do que descobrir em quem confiar a realização do seu sonho. 

De qual detalhe dessa reforma você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista