7 jardins italianos para copiar em casa

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Os jardins italianos são famosos por seu uso de proporção e simetria. Mesmo assim, podem compor uma paisagem formal ou informal. Tudo vai depender da sua preferência quanto a gosto e estilo pessoal

Jardinssão vistos como uma extensão dos interiores, e, portanto, devem sempre fazer algum sentido em relação à decoração. Os jardins italianos formais são bem adequados para interiores com estilo clássico, enquanto jardins informais são funcionam melhor quando colocados próximos aos interiores de estilo contemporâneo. 

Outro fator importante a se ter em mente ao estilo do seu jardim é a quantidade e frequência de manutenção que ele vai necessitar ao longo dos dias e meses. Jardins muito formais, como os italianos, muitas vezes precisam de mais atenção, enquanto os jardins que seguem estilos mais informais podem ser menos exigentes.

Aqui, vamos te deixar por dentro de como ter um jardim italiano lindo e de dar inveja. Continue lendo para obter mais detalhes e dicas. Inspire-se!

Forma funcional

Um jardim italiano é dividido em seções diferentes, usando coberturas e paredes de pedra. O planejamento se dá em diferentes níveis. Um ambiente de jantar ao ar livre pode ser uma seção especial em tal jardim. Este espaço pode normalmente ser encontrado próximo da fachada traseira da casa e fica em muitos dos casos na sombra de uma videira coberta por uma pérgola. Grandes jardins italianos também têm, frequentemente, um pomar que se apresenta como uma extensão do jardim principal.

Uma gruta ou uma caverna artificial é outra característica que torna os jardins italianos diferentes dos demais. Estes espaços são concebidos como esconderijos da casa principal e podem apresentar esculturas, elementos de água e um mobiliário normalmente simples. Como a maioria dos jardins residenciais, uma horta para ervas e legumes também é parte importante dos jardins italianos. Neste jardim planejado pelo escritório mexicano Ecoentorno Paisajismo Urbano, temos uma variedade de seções 

Entrada

O encanto de um jardim italiano começa na entrada, por isso não se esqueça de dar uma atenção especial a esta área do seu lar. Escolha portas de madeira ou portões de ferro com ornamentos para a entrada do seu jardim. Dentro do jardim também, você pode criar pequenos cantos contra panos de fundo de treliça. As trepadeiras com rosas são uma das flores favoritas entre os jardineiros italianos e, quando cultivadas em treliças, podem criar cenários deslumbrantes! Considere adicionar lajes em pedra para criar caminhos. Por último mas não menos importante, pode regularmente seus arbustos e gramados. Isso é essencial para manter a beleza de um jardim italiano.

Estilo formal

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Além de pizza e massas, a Itália também é conhecida por seus jardins de estilo renascentista. Este estilo formal da jardinagem é baseado nos princípios do design clássico com a presença de elementos simétricos ou arranjos geométricos. Arbustos podem ser podadas para criar formatos mais geométricos e arquitetônicos.

Plantas perenes, tais como cipreste, buxo e zimbro são algumas das mais comuns a serem cultivadas nos jardins italianos. Canteiros com flores marcantes são planejados geralmente em formatos de quadrados, retângulos ou triângulos. Eles também são colocadas em ambos os lados do jardim espelhando um ao outro. Canteiros curvos também são muito presentes nos jardins italianos. 

Fonte

Um jardim italiano não está completo sem uma fonte ou algum elemento relacionado à água. O particular e relaxante som da água caindo foi um detalhe muito marcante no passado. Hoje, a maioria dos estilos de jardim formal italiano conta com um recurso de água próprio. Pode ser na forma de uma fonte borbulhante, piscina ou uma pequena cachoeira simples e artificial.

Fontes com pedras ornamentais que recebam uma estátua clássica ou detalhes florentinos podem ser colocados no centro do jardim e muitas vezes são usados como pontos focais destes ambientes. As fontes também podem aparecer em formatos exóticos ou modernos. Lagoas formais aparecem envolvidas por blocos de mármore quadrados ou retangulares. Para se inspirar, confira fontes de jardins modernas.

Murais

Jardins modernos por Will Eckersley
Will Eckersley

Claremont Road

Will Eckersley

As cercas ou murais ao ar livre são uma maneira interessante para adicionar vida e caráter para o seu jardim italiano. Nos tempos de Itália antiga, os desenhos mais comuns no jardim giravam em torno da vida na fazenda ou das videiras. No entanto, as formas contemporâneas de murais e cercas são mais experimentais. Estas vão desde cenários ao ar livre até as cercas com detalhes artesanais feitas em materiais mais orgânicos. Ao incorporar um muro com pintura em seu próprio jardim ou pátio, você pode incluir uma autêntica cena italiana em sua configuração. O muro deve idealmente ser pintado em uma parede que não é muito exposta à luz solar direta ou outros agentes do tempo.

Detalhes

Adicione belos vasos, bancos de pedra ou colunas em recantos escondidos para criar um ambiente íntimo acolhedor. Além disso, estes elementos são capazes de trazer um toque romântico para o seu jardim italiano. Figuras clássicas, como, uma mulher carregando água ou um gladiador esculpidas em pedra podem ser colocados nos cruzamentos de passagem para criar pontos interessantes neste ambiente. Cálices e bacias em suportes nas paredes ou muros são outras adições muito bem-vindas para seu lindo jardim italiano!

Você teria um jardim italiano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!