SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como dar um novo visual ao banheiro rapidamente

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O seu banheiro está precisando de uma renovada rápida? Isso é muito mais fácil do que parece! E nem sempre significa gastos elevados ou muita demanda de tempo.

A primeira coisa a fazer é caprichar na limpeza. Boxes, azulejos, metais – tudo isso pode ficar de cara nova com uma limpeza e polida minuciosa e com os produtos certos. Também o chuveiro pode se beneficiar de uma limpeza periódica que vai melhorar o fluxo da água.

A seguir, você pode investir na pintura de gabinetes e paredes de alvenaria, mudando toda a atmosfera do banheiro. O segredo é escolher a cor certa entre cores quentes e frias de modo a se conseguir o efeito desejado para o espaço.

Personalizar a área do chuveiro também é capaz de transformar o ambiente completamente. Assim como utilizar prateleiras em locais pouco usados como acima da porta, acima do vaso sanitário e acima do suporte para toalhas.

Já para dar um toque decorativo diferente e agradável, plantas, flores, quadros e pôsteres podem fazer toda a diferença. Apenas lembre-se de que a umidade e o calor podem afetá-los e, por isso, é preciso ter cuidado permanente com as condições climáticas do banheiro, arejando-o e desumidificando-o.

Descubra agora algumas dicar para mudar os ares do seu banheiro em um piscar de olhos!

Acabe com os riscos e manchas

Se o seu banheiro tiver revestimento em madeira, pode ter certeza de que, com o tempo, surgirão riscos e manchas no material. Já no caso de azulejos, o principal inimigo é, ao lado da sujeira, o mofo no rejunte, sem falar na aparência opaca causada por manchas esbranquiçadas. Existem inúmeros produtos no mercado indicados para o tratamento e limpeza desses materiais, mas se você prefere soluções caseiras, a internet está repleta de tutoriais e de fórmulas feitas com produtos acessíveis e, muitas vezes, naturais. Uma delas é a pasta de bicarbonato de sódio misturado com vinagre branco, que é passada no rejunte dos azulejos e no box de acrílico, ficando aí alguns minutos, depois dos quais a área é enxaguada e seca. No caso dos azulejos, o brilho pode ser recuperado com lustra-móveis ou cera automotiva, cujo excesso deve ser retirado, passando-se a seguir a polir os azulejos com uma flanela. Esse primeiro passo, o da limpeza e recuperação das características básicas dos revestimentos, é muito importante para renovar o ar do seu banheiro.

Restabeleça o fluxo de água do chuveiro

Banheiros  por Paul D'Amico Remodels
Paul D'Amico Remodels

Converting Out Building into Shower Room

Paul D'Amico Remodels

Para que fazer isso se ninguém vai ver? Simples: para ter mais conforto na hora de tomar banho. Nada mais desagradável que entrar debaixo do chuveiro e tomar um banho de gato, já que os furinhos do aparelho estão entupidos e a água que sai é pouca e difusa. Então, anote isso no seu caderninho de tarefas. Mas como limpar esses furinhos entupidos? Basta retirar o bocal e deixá-lo de molho por uma ou duas horas em 1 copo de vinagre misturado com 1 copo de água. Se os furinhos ainda estiverem fechados depois disso, esfregue todo o bocal e os furos com detergente ou sapólio com uma escova de dentes velha. Mas o mais provável é que o vinagre com água já dê conta. Você também pode colocar a mesma solução dentro de um saquinho plástico e prendê-lo com elástico no bocal ainda incorporado ao chuveiro. Deixe de molho pelo mesmo tempo.

Limpe e dê uma polida nos metais

Banheiros  por Inhuisplaza b.v.
Inhuisplaza b.v.

Smalle shutter panelen

Inhuisplaza b.v.

Os metais do banheiro – cuba, torneiras, registro, sifão, chuveiro, misturador, chuveirinho etc – também precisam de uma limpeza periódica para evitar ou tirar manchas e ferrugem. Os metais podem ser prateados, dourados ou avermelhados e cada tipo tem características próprias, portanto vale a pena procurar produtos de limpeza e brilho para o tipo de metal que é usado no seu banheiro. Mesmo assim, existe uma receitinha caseira que é muito eficiente para metais de todas as cores: para ajudar a limpar e dar brilho aos metais, passe limão diretamente nos metais, deixe pelo menos 30 minutos de molho e depois lave normalmente. Outra alternativa é misturar o sumo do limão com bicarbonato de sódio, fazendo uma pasta, e aplicar nos metais, deixando-os de molho e depois retirando a pasta com um pano macio. A limpeza e o polimento dos metais já vão fazer uma grande diferença na aparência do seu banheiro, mas você pode ainda trocar essas peças por outras em estilos mais modernos ou mais rústicos. Imagine, por exemplo, um banheiro com cuba e torneiras em cobre. O efeito é lindo e totalmente transformador!

Pinte o gabinete do seu banheiro

INTERIORES M |G 147: Banheiros  por Drömma Arquitetura
Drömma Arquitetura

INTERIORES M |G 147

Drömma Arquitetura

Pintar o gabinete do banheiro pode mudar toda a atmosfera do espaço. Se o banheiro tem cor nas paredes de alvenaria ou nos azulejos, escolha uma cor que combina com as demais presentes no ambiente. Se o banheiro for totalmente branco, você pode ousar um pouco mais e pintar o gabinete de vermelho, amarelo ou laranja ou, então, tons mais vivos de azul ou verde. Se prefere cores mais suaves, prefira os tons pastéis, que relaxam e acalmam. Você pode ainda combinar diferentes cores, uma na estrutura e outra nas gavetas ou portas. O tipo de tinta a ser usada vai depender do material com que é feito o gabinete, por isso pesquise em lojas especializadas o melhor produto para o seu gabinete. 

Pinte as paredes de alvenaria em cores vibrantes

O mesmo vale para as paredes de alvenaria do seu banheiro: pinte-as de cores vibrantes, por exemplo, para imprimir mais vitalidade e alegria ao ambiente. Banheiros pequenos em especial podem ganhar luminosidade com paredes ou meias-paredes em amarelo ou laranja. Novamente, leve em conta as cores dos azulejos para escolher a cor das paredes de alvenaria. Não exagere na cor se não houver bastante branco ou cores neutras no banheiro para compensar a intensidade e a vibração dela. Se o banheiro for moderno, com metais, box e cuba com design mais ousado, talvez seja o caso de optar por cores mais frias e suaves para servir de pano de fundo. Já se o banheiro tiver um toque clássico, como por exemplo espelho com molduras mais trabalhadas e gabinete com arzinho antigo, cores mais fortes na parede do gabinete, como amarelo ou ocre, podem dar peso ao estilo com um pé na modernidade.

Personalize a área do chuveiro

Uma coisa que dá um efeito diferente ao banheiro é personalizar a área do chuveiro. Se o seu banheiro é simples e não tem box, procure cortinas com estampas diferentes e que combinem com as cores básicas do ambiente. Hoje em dia, para quem tem poucos recursos e não pode mandar instalar um box por qualquer motivo, há uma grande variedade de estampas originais e bonitas que ficam perfeitas em banheiros menos sofisticados. Outra possibilidade, agora para quem tem recursos, é trocar o seu box de acrílico por um de vidro temperado, que é lindo, leve e eficiente na vedação da água. Se quiser um pouco mais de personalidade, mande colocar azulejos estampados apenas na área do chuveiro. No projeto de Emmilia Cardoso Designers Associados, o banheiro moderno combina paredes branca e amarelo vivo nas áreas externas ao box com azulejos geométricos no interior dele. O efeito é elegante, de uma forma despojada. É verdade que instalar um box ou trocar azulejos demandam um pouco mais de tempo (e dinheiro), mas pode ser feito com alguma rapidez.

Utilize prateleiras acima do vaso sanitário ou da porta

Estudo Casa Itaipu: Banheiros  por JS Interiores
JS Interiores

Estudo Casa Itaipu

JS Interiores

Uma outra ideia que ajuda a aproveitar melhor o espaço do banheiro é instalar prateleiras logo acima do vaso sanitário ou, ainda, na parede acima da porta de entrada. Esses elementos de mobiliário são ótimos para se colocar toalhas, produtos de higiene e beleza ou outros objetos, inclusive decorativos. Dependendo da cor,  do formato e do material com que são feitas as prateleiras, elas podem ainda dar um toque especial na decoração do ambiente. As opções são várias, na verdade: podem ser prateleiras ou nichos abertos, de madeira ou metal, nas mais variadas cores. Podem inclusive receber luzes LED embutidas, que criam uma atmosfera lúdica ou onírica que dá o maior charme ao banheiro. 

Utilize prateleiras acima do suporte para toalhas

A parede acima do suporte para toalhas geralmente não é utilizado de forma otimizada. A instalação de prateleiras nesta área pode ser muito útil para guardar toalhas e artigos de beleza e higiene em pequenos cestos confeccionados em materiais naturais. Apenas verifique se o material é resistente ao calor e à umidade para não ter problemas com mofo e outras condições de deterioração das peças. 

Coloque plantas e flores no seu banheiro

Uma maneira de deixar o seu banheiro mais vivo e bonito é colocar plantas e flores nele. É verdade que a umidade e o calor podem ser um problema para elas, portanto pesquise as espécies mais indicadas para esse ambiente mais inóspito. Um modo de mantê-las vivas e bonitas por mais tempo é sempre arejar o banheiro após cada banho. Por isso, se você tiver uma boa janela nesse espaço, adquira o hábito de abri-la até mesmo durante o banho, especialmente nos meses mais quentes. Já no inverno, abra a janela logo após o banho e procure usar um desumidificador de ar por alguns minutos. 

Traga arte para o seu banheiro

Sim, é possível ter arte no banheiro. Não importa o seu estilo, você pode colocar quadros ou pôsteres nas paredes do seu banheiro e, assim, dar um toque diferenciado ao ambiente. Mas também nesse caso é preciso estar atento ao problema do calor e da umidade para que os quadros e pôsteres não se deteriorem. Evite colocar quadros com faixas de papel no verso, pois a tendência é que elas se estraguem com a umidade. Quanto aos cuidados preventivos, eles são os mesmos que se aplicam às plantas e flores: arejar e desumidificar. Para outras dicas sobre banheiros, leia este artigo.

Qual dica parece mais eficiente em mudar o visual do seu banheiro?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!