Sacadas com face norte: como deixar a sua sacada maravilhosa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

A sacada da casa é aquele cantinho gostoso de ficar, ler um livro ou apenas apreciar a natureza. Estes espaços são mais comuns de serem encontrados em apartamentos, pois são os espaços que ressaltam para fora da área interna. Este espaços são planejados para gerar mais conforto e aconchego para os ocupantes da casa, as sacadas posicionadas ao norte, são uma escolha inteligente, pois sua posição, prioriza o recebimento da luz solar, refletindo na saúde e bem estar dos moradores.

As sacadas ou varandas com a face para o norte, são a garantia de conforto térmico e luminosidade para a casa. Esse pode ser um detalhe pequeno ou desprezível ao escolher um imóvel, mas, na verdade, é relevante , pois os imóveis que possuem uma orientação solar adequada, costumam ser mais agradáveis e aconchegantes. 

Assim como nós seres humanos, os imóveis também precisam de opções para receber a luz do sol para manter o conforto e aconchego necessário no nosso dia a dia.

Veja neste artigo que preparamos,  alguns exemplos de sacadas com a face norte, que são aconchegantes e inspiradoras. Confira!

Vantagens

Residência JA: Terraços  por L2 Arquitetura
L2 Arquitetura

Residência JA

L2 Arquitetura

As sacadas localizadas na face norte permitem a  maior incidência do sol. Normalmente no início da manhã e no fim da tarde, a face norte é menos ensolarada e consequentemente ilumina e aquece mais o ambiente. Essa orientação favorece o conforto térmico do ambiente, já que aproveita mais o sol durante o inverno e reduz seus efeitos durante o verão. Dessa forma, é possível manter um ambiente arejado, iluminado, reduzindo custos na conta de luz e ainda ajudando o meio ambiente.

Esta sacada faz parte de um projeto da L2 Arquitetura.

Desvantagens

As sacadas projetadas para o norte tendem a ser ambiente mais ensolarado e luminoso,  mas nem sempre isso pode ser considerado uma vantagem. Esses ambiente costumam ter sol a maior parte do dia, e torna o espaço em si muito aquecido parecendo ser desconfortável. Em locais como a região Nordeste do país, por exemplo, a influência do sol, pode não ser tão agradável, pois esquentam demais o ambiente, deixando também as noites absolutamente desconfortáveis.

Como uma alternativa eficaz, utilize toldos e proteção adequadas para as sacadas, afim de minimizar o efeito do sol e resfriar o ambiente, criando uma sombra no espaço, deixando-o mais confortável e fresco.

O piso certo

Como as sacadas se localizam na parte externa da casa e normalmente não possuem proteção contra as ações do tempo, invista em revestimentos para o piso com materiais materiais resistentes a ação da água e do sol. Os pisos de madeira são uma excelente opção, por ser mais resistente e que harmonizam bem na decoração das sacadas, adicionando naturalidade com toque rústico. 

Escolha dos móveis

Para quem mora em apartamentos, as sacadas funcionam nessas residências como um quintal. Para ter um ambiente arejado e leve, a natureza é a principal a influência e inspiração para a decoração. Vasos de plantas, ou cachepôs, painéis de madeira, móveis em fibras naturais, como vime ou palha, bancos, mesinhas e redes e todos os outros elementos que remetam ao natural e trazem a sensação de aconchego são opções perfeitas para decorar com maestria e bom gosto as sacadas. Ao organizar o espaço, preze a harmonia entre os elementos e valorize a circulação do espaço, para ter um ambiente confortável e simples.  

Esta sacada decorada é um projeto com assinatura da designer de Interiores e paisagista Paty Nascimento.

Cores certas

 Como  a sacada projetada par o norte já é um ambiente favorecido pelo sol, traga para este ambiente cores claras e leves. Um ambiente decorado com objetos em tons naturais, ajudam a valorizar e construir um ambiente mais fresco e confortável. Opte pelas cores amenas e suaves que tragam leveza frescor e relaxamento para o espaço.

As plantas certas para sacada

A varanda virada para norte ou pátio encontra-se na sombra somente durante alguma parte do dia, sendo assim, um ambiente com dificuldade para o cultivo de algumas. Para manter um jardim bonito e que traga um  pouco da natureza para sua casa, opte por espécies plantas que se adaptem a esse ambiente e que resistem bem as ações do sol. Coloque – as em vasos grandes ou construa um jardim vertical com cactos ou suculentas ou outras espécies. Eles trazem função ao espaço, refrescando o ambiente e deixando- o mais arejado.

Esta sacada é um projeto de Camila Vicari Arquitetura da Paisagem.

Você possui uma sacada projetada para o norte? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!