Uma casa que está em metamorfose com a madeira

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Entre as várias possibilidades de estruturas para o lar, a pedra e a madeira certamente estão entre as mais antigas. Desde as primeiras civilizações, a humanidade busca nestes recursos naturais as estruturas para moradias confortáveis, resistentes e, o que é melhor, mutáveis. Este último ponto, aliás, muito importante, especialmente quando falamos das mudanças climáticas constantes pelas quais o planeta passa, além, claro, do aumento no número de familiares.

Hoje, iremos tratar de uma mudança que está em processo em uma tradicional casa japonesa projetada pelo escritório Ujihara Motomu. Buscando na madeira as diferentes texturas que envolvam o lar em um acabamento natural, mais romântico e perfeitamente protegido quanto as variações de temperatura, o escritório japonês encontrou soluções práticas que irão deixar a casa com uma aparência mais acolhedora e moderna. Este projeto nos mostra a importância quanto ao uso das madeiras nas construções e reformas, já que este material, quando devidamente tratado, poderá ser de longa durabilidade para moradia. 

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre esta mudança que, certamente, deixará esta casa ainda melhor, convidamos você a vestir seu capacete de obras e entrar com cuidado nesta casinha simpática e simples que está em um processo de metamorfose que a deixará ainda mais aconchegante. 

Aproveite o convite, venha conosco e inspire-se!

Uma fachada de diferentes texturas

É normal que, ao pensarmos em uma casa toda de madeira, venha à nossa mente uma imagem de um lar simples com peças de madeira na posição horizontal. No entanto, as possibilidades de diferentes texturas são amplas e merecem ser amplamente exploradas para que o resultado do projeto ofereça um visual moderno, muito além do tradicional. 

Neste projeto, o que podemos perceber é a variedade de texturas na parte lateral superior, onde um tom mais opaco foi utilizado, bem como nas paredes do quarto. Já, abaixo, as tradicionais peças em posição horizontal as peças mantém um perfil acolhedor que as tradicionais casinhas de madeira oferecem. O tom de madeira escuro utilizado foi perfeitamente combinado com as janelas e portas metálicas utilizadas.

Janelas e portas amplas

Em um giro de 180 graus, chegamos a parte oposta da casa, onde notamos um telhado com longa inclinação e a pequena estrutura reclinada sobre o piso inferior que permite um melhor escoamento da água pelo local. Podemos notar ainda que, em todas as paredes são encontradas grandes portas e janelas que têm a função de aproveitar a iluminação natural da melhor forma. Esta opção, além de dar um toque mais moderno à estrutura do lar, oferece ainda um melhor conforto térmico conforme as variações de temperatura na região.

Preparando a transformação

Salas de estar rústicas por 氏原求建築設計工房
氏原求建築設計工房

リビングと土間玄関

氏原求建築設計工房

Entrando no lar já em reforma, notamos a troca do piso anterior, em cimento queimado, por peças de madeira laminadas, que são facilmente encaixadas e proporcionam uma mudança completa sem a necessidade de quebra-quebra e acúmulo de entulho no interior da casa. A presença da madeira no espaço proporcionou um perfil mais acolhedor ao ambiente integrado. O piso superior, também trocado por peças de madeira, pode ser utilizado como forração crua, que dará um tom mais rústico ao espaço. A grande vantagem neste tipo de reforma está quanto a reutilização futura das peças de madeiras utilizadas para estruturar as reformas. Com elas, você poderá construir prateleiras, novos móveis e em muitas outras ideias. 

O piso de cara nova

Já depois de toda a mudança, podemos notar a transformação do espaço que integra sala e cozinha. A presença da madeira conferiu um local mais charmoso e acolhedor. A iluminação natural foi beneficiada e a elegância ficou presente em cada detalhe: desde a escada até as ripas de sustentação. 

A madeira tomando conta de tudo

Já no piso superior, notamos o processo de transformação a partir das estruturas de ripas presentes em todo o espaço. O piso cerâmico em breve dará lugar ao piso de madeira e as estruturas ganharão um perfil mais acolhedor, trazendo mais claridade ao espaço. 

Neste caso, vale sempre um lembrete importante: procura saber a origem da madeira comprada, bem como o tratamento dado a ela contra a presença de cupins e umidade, que poderão deteriorar a peça com mais rapidez. A importância na origem está ligada principalmente quanto a necessidade de comprar madeira de reflorestamento legal, combatendo assim o desmatamento ilegal que tanto prejudicará as futuras gerações.

Metamorfose total

Salas multimídia rústicas por 氏原求建築設計工房
氏原求建築設計工房

多目的室と吹き抜け

氏原求建築設計工房

Já com o novo piso de madeira, podemos notar o quanto a iluminação natural foi beneficiada no espaço, trazendo, assim, a sensação de um local mais limpo e melhor iluminado. A metamorfose está em andamento e, logo, poderemos voltar a este lar para ver o quanto o piso superior ficou incrível a partir da reestruturação total do espaço, em um resultado que, certamente, ficará incrivelmente inspirador.

O que você acha em ter uma casa de madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!