Encontre a árvore ideal para o seu jardim!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O jardim de sua residência, quando espaçoso, não precisa se resumir apenas a um gramado com flores ou vasos ordenadamente dispostos. Justamente ao contrário, quando há espaço, este deve ser aproveitado ao máximo, usufruindo de fontes de água, atraindo pequenos animais, incorporando vegetação arbustiva, flores e árvores.

Em países tropicais, a vasta vegetação estimula a criatividade de paisagistas que se desafiam para unir as plantas nativas num ambiente harmonioso. Neste micro ecossistema que é um jardim, espécies de árvores são importantes para atrair, servir de base e alimentar pequenos animais como pássaros. Suas folhagens nutrem os solos e geram sombra, a casca e as flores podem ser utilizadas como incenso natural. Além disso, as árvores produzem oxigênio, evitam erosão dos solos e mantém os nutrientes destes. 

Existem inúmeros pontos positivos de se explorar a diversidade de espécies em seu espaço ao ar livre, pois ter uma árvore significa entrar em contato com as energias da terra e reconectar-se com a natureza, poder pendurar um balanço ou até mesmo uma rede, relaxar e ler um livro ao pé de suas raízes. Nesta matéria damos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a árvore propícia para o seu jardim e seus devidos cuidados.

Casca atraente

CasaCor Trio | 2010: Jardins minimalistas por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

CasaCor Trio | 2010

Folha Paisagismo

Árvores são plantas lenhosas, seu tronco tem tanto a função de sustentação quanto de condução da seiva. Para proteger este canal, existe o que conhecemos popularmente a chamada casca da árvore. A casca é continuamente renovada e possui diferentes texturas e variações de cores dependendo da espécie, sua superfície pode ser encoberta por plantas hospedeiras, como bromélias, cipó chumbo e erva passarinho.

Folhas coloridas e flores

Morar Mais por Menos 2015: Jardim  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2015

Fadel Arquitetura

As folhas podem ser ornamentais assim como as flores, coloridas com diversas texturas e formatos, se tornam um diferencial, como no caso do jardim projetado pelo escritório Fadel Arquitetura com árvores com troncos mais finos e folhagem espessas complementando os espaço mobiliados com jardim vertical, móveis rústicos, vasos e esculturas de barros. Se o intuito for deixar o jardim com mais perfume ou diversidade de cores busque a cerejeira, ipê roxo ou quaresmeira, pois são árvores com flores de portes pequenos ou médios que podem ser ideais para um jardim residencial.

Fruto saboroso

Residência SA - Ilhabela, SP:   por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

As árvores tanto com frutos como suas flores podem atrais animais como pássaros e insetos. Dê prioridade às árvores nativas como a pitangueira, árvore de acerola e a bananeira, ótimas para usar a fruta para comer, fazer sucos e geléias. A flor da laranjeira e a jabuticabeira atraem periquitos e tiês devido ao seu fruto suculento e consequentemente deixam o seu jardim com mais vida.

Formas impressionantes de tronco e folhas

Residência SA - Ilhabela, SP:   por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Galhos e troncos retorcidos, são características de algumas espécies de árvores devido à determinadas condições como clima e solo. No cerrado por exemplo, a acidez do solo e a grande frequência de incêndios, torna a terra mais tóxica para algumas plantas, este fator poderia levar ao retorcimentos dos galhos e troncos. Árvores como a Candeia são espécies bonitas, com uma madeira rugosa e resistente, bastante utilizada por abelhas na fabricação de mel.

Sombra

Em regiões quentes, o ideal é ter um jardim com copas cheias de folhas de árvores bem frondosas, que proporcionem sombra suficiente para que o calor seja amenizado. Se você tem um jardim espaçoso plante árvores que atenuem a incidência de raios solares como a Acácia Dourada com flores amarelas e perfumadas, a Magnólia uma árvore pequena porém com copa bastante densa ou o Jatobá, uma espécie de árvore brasileira que pode crescer até 20 metros, seu fruto possui propriedades medicinais e ótimo para regiões quentes.

Dicas úteis

Terrenos com vegetação densa, possuem uma grande vantagem, aproveite a paisagem natural e construa decks, varandas, bancadas de madeiras e o próprio jardim contornando as diferentes espécies. Uma outra dica que pode deixar sua decoração diferente e sustentável é agregar árvores já existentes ao interior da casa, por exemplo, no meio da sala de estar. Invista nessa idéia original que trará harmonia aos espaços da sua casa.

Conseguiu escolher a árvore perfeita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!