SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Estilo rústico moderno: a combinação campeã!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muita gente adora o estilo rústico, mas não sabe que é possível introduzi-lo em uma casa de estilo moderno de forma harmoniosa. Na verdade, a união do rústico e do moderno é uma das combinações mais bonitas, interessantes e originais em decoração. Tem-se ao mesmo tempo o aconchego e a intimidade do estilo rústico e a sofisticação do estilo moderno.

Por exemplo, a ilha central na cozinha, um dos elementos mais comuns da decoração moderna, ganha ares surpreendentes em uma cozinha predominantemente rústica, trazendo a ela as vantagens do espaço de preparo de refeições liberto de seu confinamento ao canto da parede. Além disso, propicia maior convivência entre familiares e amigos durante todo o processo de feitura da alimentação, o que já prepara e predispõe as pessoas para uma interação maior e mais alegre e tranquila na mesa de refeições, esteja ela na copa ou na sala de jantar.

Já a exposição de vigas de madeira no teto na sala de estar contrasta harmoniosamente com sofás modernos e claros, dando ao espaço calor e sofisticação na medida certa. Por sua vez, o uso de pedra nas paredes do quarto do casal serve de pano de fundo natural para uma cama de linhas retas, com ou sem cabeceira. O uso de roupas de cama em cores vibrantes, suaves ou neutras vai dar o tom da decoração e ressaltar os elementos mais modernos.

Por outro lado, o banheiro com mistura de detalhes rústicos e modernos incorpora o melhor dos dois estilos: o praticidade e conforto do segundo e o aconchego e intimidade do primeiro. Outro elemento que dá um toque maravilhoso em uma sala de estar moderna é a escada em madeira sinuosa. Também o pé-direito alto pode ser bem explorado em uma casa que mescla os estilos moderno e rústico, ampliando a visão do todo e permitindo a experiência estética plena.

Nas imagens que se seguem, saiba mais sobre a união dos estilos moderno e rústico na decoração. Inspire-se pelo seu encanto! 

Uma cozinha com ilha central em estilo rústico

Quando se fala em estilo rústico, a primeira coisa que nos vem à mente é uma cozinha em que a madeira predomina. No projeto de Cristina Amaral Arquitetura e Interiores, o forro do espaço é em lambril de madeira e o mobiliário em madeiras de demolição, tudo para dar uma sensação de aconchego permanente. Também em estilo rústico, a ilha central, no entanto, incorpora a modernidade ao ambiente, com cooktop e coifa. Para dar um ar ainda mais vibrante, panelas e outros utensílios em cobre polido são dispostos no alto da ilha. O espaço conta com janelas amplas e também iluminação moderna, com luzes embutidas no forro. O piso claro dá mais leveza ao ambiente caloroso. Com muito espaço para circulação, esta cozinha rústica com toques modernos convida para o convívio e o preparo de refeições deliciosas.

Uma sala de estar com vigas aparentes e sofá moderno

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI: Salas de estar  por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI

BRAESCHER FOTOGRAFIA

A sala de estar pode ganhar uma beleza original se combinados elementos dos estilos rústico e moderno. Na imagem acima, o espaço apresenta vigas de madeira aparentes e também uma parede de pedra que contrastam com os belos sofás brancos em estilo moderno. As janelas largas proporcionam farta luz natural, mas o ambiente também transpira luminosidade por conta dos recursos de iluminação e das cores quentes na decoração, que aparecem no quadro, no tapete e nas almofadas, assim como na madeira clara da mesa de centro. Bonita e elegante, a sala de estar consegue mesclar sofisticação e simplicidade em doses equilibradas. A imagem é de Ricardo Braescher. 

Um banheiro rústico com banheira moderna

O banheiro é outro espaço da casa que tem muito a ganhar com a mistura dos estilos moderno e rústico. Na imagem acima, por exemplo, a atmosfera aconchegante proporcionada pela madeira, presente no forro e no gabinete da pia, e pela pedra, presente na parede e na lateral da banheira, se une à praticidade e ao conforto proporcionados pela bela banheira redonda e moderna. O ambiente também apresenta paredes curvas e nichos iluminados, que dão um toque original e único. As cores neutras e terrosas, por sua vez, reforçam a rusticidade do banheiro de maneira discreta. 

Um quarto com parede de pedra

A pedra pode conferir a um ambiente uma elegância rústica, por mais que isso pode parecer contraditório. No quarto de casal, uma cama moderna em linhas retas, com ou sem cabeceira, ganha um pano de fundo natura e acolhedor com o uso desse material nas paredes. Na imagem acima, o quarto de casal tem várias paredes de pedra clara, que se harmonizam com o forro baixo de madeira clara. A cama com roupas em cores vibrantes se destaca nesse ambiente e convida ao descanso ou ao sonho. O quarto apresenta ainda a característica de se abrir ao banheiro, ele também decorado com pedra ou, então, madeira – caso da bancada da pia. Uma árvore baixa traz mais um elemento rústico e serve de elemento divisório dos dois espaços. A imagem é de Giorgio Bordino.

Escadas sinuosas

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

A combinação de estilos rústico e moderno pode aparecer também na presença de escadas sinuosas, de madeira ou ferro, dando acesso a mezaninos ou pisos superiores. Na imagem acima, a casa é uma perfeita mescla desses dois estilos, com pisos claros e paredes brancas, sala moderna e iluminação planejada convivendo lindamente com teto em madeira com grandes vigas e escada curva em madeira. O resultado é uma casa cheia de personalidade, onde se sabe equilibrar moderno e rústico, conforto e aconchego, originalidade e tradição, linhas retas e curvas, leveza e solidez. A escada em questão une a solidez da madeira à leveza dos degraus e guarda-corpo vazados e, com isso, traz ao ambiente as melhores qualidades de cada estilo. A imagem é de Lio Simas.

Pé-direito alto

Residência Portal da Torre: Salas de estar  por Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda
Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda

Residência Portal da Torre

Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda

Outro elemento que costuma aparecer em residência no estilo rústico moderno é o pé-direito alto, que permite uma ampla visão de quase todos os ambientes. Nesta casa redonda moderníssima, os dois estilos são tão intimamente ligados que quase não se sabe reconhecê-los. Apresentando muito vidro nas suas paredes circulares, a casa também faz uso da madeira no teto e na cozinha e de objetos em materiais naturais nos ambientes térreos, como cerâmicas e tapetes de pele de animais. A bancada da cozinha, também circular, tem também uma visão plena de toda a estrutura, graças ao pé-direito alto. O uso de cores vibrantes tornam os espaços alegres e inspiradores. Para outras dicas sobre decoração rústica, leia este artigo.

Qual é a mistura de estilo que mais lhe agrada?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!