De cobertura vazia a oásis no exterior

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Loading admin actions …

A cobertura dos edifícios é uma zona cheia de potencial, mas, muitas vezes, desaproveitada. Há quem a use apenas para estender a roupa. Mas, e sobretudo se morarmos numa região com um clima ameno, é uma área perfeita para usufruirmos dos dias de Primavera e Verão ao ar livre, seja sozinhos, a dois ou com o grupo de amigos e família do costume.

Se está a precisar de ideias para dar uma nova vida ao seu espaço, então este é o livro de ideias certo. Vamos mostrar-lhe um projecto do gabinete myHomeDesign que converteu um estupendo terraço num espaço com toda a comodidade.

Vamos ver a transformação.

Um sótão inutilizado

homify Telhados planos

Antes da reforma, a cobertura não tinha qualquer personalidade. A geometria do espaço determinava-se por pilares e paredes que se distribuíam irregularmente. O terraço tinha, porém, enorme potencial para se converter num local diferente. A sua materialidade e cores eram pouco acolhedoras. Mas, isso era antes. Afinal de contas, um espaço destes não podia permanecer desaproveitado.

Um terraço maravilhoso

homify Telhados planos

Para se poder converter num espaço funcional, este terraço precisava de se tornar confortável. Para se solucionar este primeiro problema, introduziram-se diferentes peças de mobiliário no terraço. Incluiu-se uma mesa de madeira com diferentes assentos ao seu redor que abrangem cadeiras, poltronas e bancos devidamente acompanhados por almofadas macias. O ambiente está decorado com diversos ornamentos como flores e vasos. A vegetação é, aliás, importante neste conjunto. É ela que lhe traz cor e frescura e aproxima as pessoas da natureza.

Espaços para todos os gostos

homify Telhados planos

A materialidade é um aspecto muito importante, não só a nível construtivo. As texturas, as cores e os acabamentos contribuem para a paisagem e, por consequência, para as sensações de quem usufrui dos espaços. Para dar um toque exótico e um toque de calidez, cobriu-se o solo com pavimento em madeira. As paredes estão mais brancas e o ambiente mudou completamente o seu carácter. Para proteger os proprietários dos raios de sol e gerar sombra introduziu-se um toldo muito original com uma forma de vela de barco.

Um pavimento perfeito

homify Telhados planos

O antigo espaço em desnível unificou-se com a colocação de pavimento de madeira, tendo-se ali criado um ambiente diferente. Este lugar está vedado com uma guarda de vidro e acolhe uma zona de estar e espreguiçadeiras para os moradores apanharem sol confortavelmente.

Um terraço com vista

homify Telhados planos

Terminamos com esta fotografia que nos dá conta da paisagem a partir deste terraço. O espaço converteu-se, realmente, num oásis de repouso. Os proprietários encontram aqui um lugar tranquilo onde podem desfrutar da melhor vista possível: a do Mediterrâneo!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista