por architetto roberta castelli

Casa estilo anos 80 ganha projeto renovador

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

A transformação de casas mais antigas invariavelmente envolve a destrução de paredes, a remoção de salas escuras e a substituição de espaços limitados por um layout de plano aberto. Esta casa, localizada em uma vila italiana em Girona, estava sujeito a este procedimento tão típico na arquitetura atual. No entanto, esta abordagem tornou-se tão incrivelmente popular que alguns começaram a questionar se era possível fazer reformas de uma maneira diferente. Será que os layouts de plano aberto são uma moda passageira ou eles agregam valor real para as vidas das pessoas dentro de casa? 

A resposta que eles encontraram foi: sim, espaços amplos transformam as residências em lares mais confortáveis e como prova disso é só conferir este projeto para ver o quão poderoso um layout de plano aberto pode ser. A renovação desta habitação é tão dramática e atraente que nós queremos saber se os habitantes originais teriam escolhido o plano aberto quando ele não era tendência!

Esta antiga moradia tinha cara e estilo de ter ficado estagnada nos anos 80. A arquiteta de interiores Roberta Castelli mudou completamente seu estilo. Um belo trabalho! Venha com a gente para explorar esta residência que sofreu uma grande metamorfose.

Antes: cozinha datada

A cozinha ocupava um espaço pequeno e escuro e não estava equipada com instalações modernas. O teto amarelo, as portas de madeira ornamentadas e a mesa de jantar com as cadeiras parecia tão antiquados como o aparelho elétrico, a porta, os azulejos e a luminária. O local não era um espaço acolhedor onde o caos tomava conta. Vamos ver o como a arquiteta solucionou este problema.

Depois: cozinha iluminada

Agora, vê-se uma cozinha moderna e super luminosa. As superfícies lisas e ininterruptas dos armários prateados da cozinha realmente fazem o espaço parecer grande e fresco. Durante o trabalho de renovação, algumas paredes e portas foram removidas para dar esta sensação de frescor e luz. A cozinha foi ampliada e agora oferece muito espaço para cozinhar e trabalhar. O piso de madeira traz calor natural e o conceito de iluminação através de fontes de luz direta e indireta é a cereja do bolo.

Antes: sala de estar monótona

A sala de estar era incrivelmente monótona e desordenada. A mobília clássica, com um sofá de couro preto, uma cadeira confortável, um tapete persa e uma mesa de vidro era muito grande para o espaço.  

Depois: sala funcional

Esta imagem mostra que a sala de estar foi modernizada e reestruturada, sem mudar tudo completamente. A cadeira e o sofá permaneceram, mas alguns outros móveis mais modernos foram somados ao ambiente. Além disso, as paredes foram pintadas e o espaço integrado com a cozinha. Os móveis brancos, o chão de madeira clara e as luzes embutidas adicionam uma atmosfera incrivelmente vibrante para o espaço. Observe as novas portas de vidro cinzas e transparentes. Elas são muito mais leves do que as antigas pesadas portas de madeira. Elas permitem o maior fluxo de luz e não ocupam espaço.

Antes: quarto frio

O antigo quarto era frio, escuro e datado. O mobiliário era velho e o espaço completamente desorganizado. Os dois pontos positivos eram o teto alto e piso acolhedor. 

Depois: lugar aconchegante

As paredes do quarto foram pintadas com um tom acolhedor, creme branco. O teto foi parcialmente suspenso e vemos a mesma iluminação embutida sofisticada dos outros quartos. O efeito total é quente, moderno e unificado. Nós particularmente amamos como o teto falso espelha o formato da cama.

Antes: escadaria pesada

A velha escadaria de madeira pode ter sido interessante em meados da década de 1980, mas tornou-se incrivelmente ultrapassada. A escada deixava esta área com um ar muito pesado.

Depois: escada minimalista

A nova escadaria minimalista é leve e completamente discreta. A leveza foi dada pelo material usado nos degraus que agora coincide com o chão de madeira pálida. Há um aspecto aerodinâmico, simples e moderno.

Antes: banheiro fora de moda

Vamos terminar com o banheiro. Imaginamos que este é um ambiente em que os designers estavam realmente ansioso para colocar as mãos. Antes da intervenção, ele era um espaço deselegante, desatualizado e abafado. Embora o estado do banheiro ainda estava em ordem, os azulejos eram completamente fora de moda. 

Depois: banheiro discreto

Cada detalhe do manual do decorador foi usado aqui para fazer este banheiro parecer maior. Todos os acessórios pequenos foram removidos e escondidos e agora temos uma unidade de armazenamento grande. A parede em cima do gabinete tem um grande espelho que realmente faz com que o espaço pareça maior. Uma luz forte, mas ambiente, foi escondida atrás do espelho e os azulejos foram completamente removidos.

Dicas para deixar aconchegante o seu banheiro pequeno.

Qual ambiente da casa você achou mais interessante? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!