Deixe a sua casa mais… chic!!!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Tem dias que a gente acorda, olha em volta e percebe que gostaria que a casa fosse mais… chic!!! Mas como fazer isso rapidamente e sem gastar rios de dinheiro, sem falar nas dores-de-cabeça de uma reforma? 

Felizmente, isso é possível com poucas coisas e muita criatividade! Por exemplo, trabalhe um ponto focal ou âncora para o olhar no seu ambiente. Este ambiente pode ser qualquer cômodo da casa, mas vamos falar mais da sala de estar. Voltando: qual é a vantagem de esse ponto focal? É que ele torna o ambiente mais perceptível, centraliza as atenções e confere equilíbrio entre todos os elementos da decoração.

Geralmente, na sala de estar, essa âncora é o sofá, que se destaca de modo a afirmar o estilo do espaço. Mas poderia ser um quadro vibrante ou uma luminária de cristal, moderna ou clássica, estrategicamente localizada no teto, entre outras coisas. Uma poltrona diferente e estilosa também pode dar um ar elegante e sofisticado ao ambiente, tornando-o mais chic.

Outro elemento que transforma a atmosfera é a presença de algo orgânico, ou seja plantas e flores. Orquídeas podem dar um ar sofisticadérrimo ao ambiente, assim como plantas exóticas e exuberantes.

Já a mistura de diferentes texturas provoca uma experiência sensorial intensa e complexa nos presentes, fazendo com que a atmosfera se sofistique. Por sua vez, objetos pessoais – alguns mais comuns, outros mais inusitados – personalizam o espaço e imprimem personalidade a ele.

Os clássicos do design, a seu turno, são infalíveis na tarefa de tornar chic um ambiente apagado. Cadeiras, poltronas, luminárias, mesas de centro – tudo isso e muito mais já nasce com a capacidade de tornar requintado e esteticamente desafiador um espaço de convivência como a sala de estar. 

Elementos destacados com um toque de elegância também provocam a mesma sensação. É o caso do espelho e do fogo, neste último caso contido em uma lareira. Por fim, reserve um canto privilegiado para aquilo que podemos chamar de surpresas: objetos ou mobiliário que surpreendem literalmente ou acrescentam novas experiências a quem se encontra no espaço: quadros inusitados ou adegas particulares são algumas dessas coisas;

A seguir, saiba mais sobre como deixar sua casa mais chic! Desfrute do bom e do melhor!

Ponto focal ou âncora

Um ponto focal – ou âncora – é aquilo que atrai o olhar imediatamente em um ambiente. Assim, na sala de jantar costuma ser a mesa e as cadeiras; no quarto do casal ou adolescente, a cama: no quarto do bebê, o berço; no escritório, a mesa de trabalho; na cozinha, o fogão ou a bancada da pia; no banheiro, o gabinete ou a banheira; e, na sala de estar, o sofá. No entanto, nem sempre é o que acontece: o ponto focal pode vir a ser outra coisa. No caso da sala de estar do projeto de Estúdio HL Arquitetura e Interiores, o que mais atrai a atenção é o quadro vibrante que representa um índio brasileiro. A força do quadro faz com que o olhar se dirija primeiro a ele e só depois para o sofá branco abaixo dele. Mas o sofá dialoga com o quadro, graças às almofadas de linho azul e a manta amarelo forte, assim como o tapete persa azul e outros detalhes da decoração na mesma cor. A imagem é de Daniela Buzzi. 

Algo orgânico

Alguma coisa orgânica – ou seja, viva e/ou natural – sempre muda a cara do ambiente para muito melhor. Pode-se lançar mão de materiais ou fibras naturais na decoração, com tapetes, poltronas, sofás, mesinhas laterais, banquinhos, cortinas, e tornar a sala de estar mais rústica, mas não menos elegante. Basta usar um ou dois elementos desse tipo e misturar elementos em estilos mais refinados, modernos ou não. Mas os principais elementos orgânicos têm realmente vida e natureza: flores e plantas. Se a intenção for mesmo a de sofisticar o espaço, nada como flores como orquídeas, que têm inúmeras espécies, da mais delicada à mais exótica.  Falando em exótico, o bonsai é sofisticação pura e apresenta uma infinidade espécies diferentes, tanto florais quanto frutíferas. Mas, além das orquídeas e dos bonsais, assim como de outras flores e plantas requintadas, também as plantas verdes e altas em vasos de cerâmica ou porcelana podem dar um ar elegante ao ambiente. Apenas tenha o cuidado de avaliar as condições de luminosidade da sala para descobrir quais plantas e flores são as mais indicadas para ela. A imagem é de Hemerson Gomes.

Texturas diferentes

Apartamento Alto de Pinheiros: Salas de estar modernas por Alice Martins Flávio Butti
Alice Martins Flávio Butti

Apartamento Alto de Pinheiros

Alice Martins Flávio Butti

Texturas diferentes agregam maior complexidade estética ao ambiente. A textura das paredes podem fazer uma grande diferença no resultado final, ou seja, na sofisticação do espaço. As paredes podem receber papéis decorados com diferentes estampas e estilos ou, ainda, revestimentos que lembram madeira ou tijolo. Outros revestimentos bastante usados são cimento queimado, pedra, concreto aparente, aço escovado e pintura com efeitos geométricos, como o efeito que imita linho e o chamado efeito lunar. Revestimentos com relevos em diferentes formas também são uma possibilidade original. O interessante é combinar ou contrastar os efeitos dos revestimentos de parede com elementos como tecidos dos estofados, como por exemplo camurça e linho, ou tapetes felpudos, aqueles feitos com fibras naturais ou então de fio curto, sejam lisos ou estampados. Muito elegante, o revestimento de parede com espelho ajuda a ampliar as dimensões do espaço e confere brilho a ele. 

Objetos pessoais

Salas de estar modernas por Amina
Amina

Living Room

Amina

Um modo infalível de sofisticar um espaço é expor objetos pessoais que dizem muito sobre você e sua família. Se a sua for do tipo musical e alguém tocar piano, por exemplo, o instrumento pode deixar a sua sala de estar encantadora e elegante. O mesmo se dá com uma bela cadeira e um violino ou violoncelo. Ou então uma coleção de instrumentos populares, que se tornam verdadeiras joias da cultura do país. Uma outra opção é ter uma parede com fotografias de família em preto-e-branco, antigas ou recentes. Também pode-se expor as mesmas fotos em lindos e sofisticados porta-retratos, o que dá um charme todo especial ao ambiente. Na imagem acima, a sala em tom azul claro apresenta quatro elementos sofisticados: o piano, os porta-retratos, o belo sofá azul em formato circular e requintadíssimo lustre de cristal circular, que também pode ser um ponto focal para o espaço. 

Clássicos do design

Muito chic é também a presença de clássicos do design na decoração. Nessa categoria estão incluídos sofás, poltronas, mesas, cadeiras e luminárias de designers renomados em todo o mundo, entre outros elementos de decoração. Ter um sofá ou poltrona Swan, uma cadeira ou mesa lateral Tulipa, uma poltrona Egg, uma cadeira RAR, e assim por diante, tem tudo para dar um toque requintado à sala de estar. Mas esses ícones não ficam por aí: na imagem acima, a luminária Arco Lamp, desenhada por Achille Castiglioni, apresenta um design clássico contemporâneo e não passa despercebida em sala alguma. A imagem é de Orlando Fonseca.

Espelhos

Quer dar mais brilho e requinte à sua sala de estar? Ou a qualquer cômodo da casa? Lance mão então de espelhos, que ampliam as dimensões dos ambientes com a maior elegância. Na imagem acima, a sala de estar em estilo clássico conta com uma peça espelhada com recorte irregular que dá um toque muito especial ao ambiente. 

Lareiras

Dispor de uma lareira na sala de estar ou no quarto é, além de aconchegante, muito elegante. É verdade que, no Brasil, o frio só justifica a peça nos estados mais ao Sul, mas vez ou outra, mesmo com um friozinho suave, todo mundo gosta da oportunidade de ficar diante da lareira. Ela costuma também captar os olhares mesmo apagada. Se acesa, o fogo se encarrega de hipnotizar as pessoas e tornar o espaço um lugar com personalidade. Se o ambiente for clássico, a lareira cai como uma luva e remete a outros tempos!

Surpresa

O elemento-surpresa é algo que tem muito a ver com a criatividade e que desperta muita curiosidade ou espanto, gerando um encantamento inesperado. Um teto estrelado no quarto do bebê, um dossel no quarto do casal, um quadro ou espelho com moldura clássica no banheiro, um forno a lenha na cozinha, um painel de parede inteira ou um aquário na sala de estar, um quadro de zebra sobre uma lareira, um rádio antigo ou gramofone na sala de estar ou escritório ou, ainda, um jardim vertical na sala de jantar podem causar exclamações de assombro ou apreço. Peças vintage também têm excelente performance nesse sentido.Na imagem acima, a sala de jantar integrada à sala de estar apresenta uma pequena adega, cheia de garrafas de vinho nobre que remetem à sofisticação. A imagem é de Rodrigo Ramirez. Para outras dicas sobre decoração vintage, leia este artigo.

Qual é a sua dica para deixar a casa ou um ambiente dela mais chic?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!