14 Casas De Sonho No Meio Da Natureza Que Conquistam Ao Primeiro Olhar (veja todas!)

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
BEACH HOUSE, Arquitetando ideias Arquitetando ideias Casas tropicais
Loading admin actions …

Todo mundo que quer construir uma casa sonha com uma casa do tamanho certinho do seu coração… e do seu bolso! A boa notícia é que existem sistemas construtivos que barateiam os custos de construção de moradia, sem perder de vista a beleza nem a funcionalidade que são sempre desejadas e desejáveis.

No caso de casas containers e de casas de madeira pré-fabricadas, o custo acessível se une à vantagem de uma execução mais rápida. Já a casa de alvenaria, o sistema construtivo mais comum e largamente utilizado, também tem suas vantagens, como a sua perfeita aplicação aos mais variados projetos de arquitetura, especialmente em termos de design. Confira!

1. De alvenaria

Casas de alvenaria lideram o ranking das técnicas construtivas preferidas pela maior parte das pessoas que querem construir uma casa especial para chamar de lar. Boa parte disso é porque a alvenaria é mais acessível e mais barata que o concreto armado, por exemplo, e pode ser aplicada aos mais variados projetos arquitetônicos, tanto em casas térreas quanto em sobrados, e materializando formas e volumes igualmente diversos.

Aqui há ainda a presença rústica e aconchegante da madeira – outro material que pode ser acessível ao bolso dependendo do tipo utilizado – na porta dupla da entrada, na estrutura e vigas de sustentação do telhado e nos pilares e piso da varanda e do entorno da casa.

Na casa térrea de alvenaria que mostramos aqui, na imagem acima, o projeto de casa de praia lança mão de materiais populares como a própria alvenaria do volume principal e os tijolos no volume ao fundo e mais alto.

Toda a graça da fachada da casa está no uso alegre e descontraído das cores quentes e frias combinadas na pintura de paredes e portas. Nesta imagem, um detalhe simples e barato que cria um efeito maravilhoso: os azulejos coloridos com diferentes decorações emoldurando o portão de entrada da casa, em ferro trabalhado e detalhes em curvas.

Já no interior, o encanto não é menor, com cores quentes como laranja e amarelo dividindo as atenções com a madeira que se apresenta do piso ao teto.

Mas é sempre bom ter em mente que a possibilidade de haver desperdício de materiais como areia, cimento e pedras durante a construção de uma casa de alvenaria não pode ser desprezada.

É preciso acompanhar todo o processo de execução da obra para garantir que isso não ocorra, pelo menos não o suficiente para comprometer o orçamento previsto.

2. De madeira

Este chalé em madeira que parece tão impressionante com seus interiores iluminados, totalmente visíveis do exterior através dos grandes panos de vidro, foi construído no sistema pré-fabricado de madeira, bem conhecido por seu baixo custo, já que esse tipo de casa não precisa de cimento, pedra, areia, vergalhões e tinta, entre outros materiais.

Isso significa que o custo de uma casa pré-fabricada pode ser até 60% menor do que a de alvenaria, sem falar que a duração da obra fica bem mais rápida, geralmente apenas algumas semanas. Outra enorme vantagem é que esse sistema construtivo permite a modulação e, portanto, diversas possibilidades de ampliação.

A estrutura do chalé na imagem acima é toda em madeira tipo cedrinho e as pranchas das paredes são de pinus auto-clavado, que depois foi pintado com tinta PVS, o que tornou a obra mais viável financeiramente. As paredes são montadas por meio de encaixes perfeitos, o que mantém um perfeito isolamento da casa em relação ao exterior.

O assoalho do chalé é de madeira maciça tipo ipê, no qual foi aplicado verniz à base d’água, que permite retoques, enquanto o forro de madeira maciça tipo Muiracatiara recebem acabamento em verniz fosoco, assim como toda a madeira aparente.

fechamentos de vidro feitos com um tipo especial de vidro cuja propriedade refletiva está no próprio vidro e não em uma película, o que melhora o desempenho do isolamento térmico da obra. Ele é indicado justamente para obras de pequeno porte.

Na imagem acima, temos uma amostra dos interiores, com a sala de estar e a sala de jantar, assim como das escadas que levam ao piso superior. A combinação de madeira e vidro é infalível para conferir leveza, aconchego e sutil sofisticação aos ambientes.

3. De container

As casas containers já foram consideradas as casas do futuro, mas a verdade é durante um bom tempo o interesse por elas era pequeno por causa de sua aparência fria e desconfortável. Isso mudou com uma nova geração de casas containers com perfeito conforto interno tanto térmico quanto acústico, estrutura elétrica hidráulica completa e adaptações inteligentes de espaço.

Outra vantagem importante é que essas casas podem ser moduladas com um ou mais containers, inclusive sobrepostos como sobrados, podendo portanto ser expandidas. Até terraços e jardins podem entrar no projeto. Esse sistema construtivo também tem execução mais rápida, limpa e ecológica na medida que, em muitos casos, reaproveita estruturas já existentes.

Mas o melhor de tudo é que as casas containers são financeiramente acessíveis: a estrutura pode ser encontrada a partir de R$ 3 mil, se for reciclada, até R$15 mil se for uma nova. Existem, aliás, empresas que entregam a casa container prontinha para morar depois de adaptada ao terreno a que se destina.

Nas imagens acima e abaixo, temos uma bonita casa container de 36m² com lavanderia, cozinha americana, sala de estar e lavabo no piso inferior e quarto e varanda no piso superior.


4. A Casa Suspensa, em madeira, tem o terraço na altura da copa das árvores, garantindo sombra e ar puro.

No interior dela, a madeira também reina do piso ao teto.

5. A casa container em estilo contemporâneo com área de 15m² ressalta justamente o metal, pintado de azul.

Nas imagens acima e abaixo, temos duas opções de uso para a casa container: dormitório e escritório.

6. Esta casa de campo estilo loft em madeira e pedra foi executada em apenas dois meses e 20 dias no alto de um monte.

Os terraços em madeira são o ponto forte da casa – e a vista da paisagem natural faz todo o resto!

7. Mais uma casa container ótima para os mais diversos espaços ao ar livre…

… com terraço perfeito de onde se admirar a vista e relaxar!

8. A estrutura desta casa-refúgio combina elementos industrializados com outros naturais como madeira, terra e tijolos de barro.

Neste detalhe, vemos a cobertura com galhos de eucalipto e trepadeiras que protegem a casa dos raios solares.

9. Casa de madeira pré-fabricada com vários volumes

10. Casa container térrea e, abaixo, seus interiores

11. Casa de madeira pré-fabricada grande e aconchegante

12. Casa de madeira pré-fabricada com varanda

13. Esta casa de madeira pré-fabricada é um encanto!

14. Sobrado de madeira pré-fabricado com vários volumes, varanda no térreo e sacada no piso superior

Gostou deste artigo? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista