Casa que exalta a madeira

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem comunidades no Japão, que cultivam a tradição de construir uma pequena casa de madeira e em seguida desconstruí-la. Esta tradição milenar tem como objetivo ensinar a cada nova geração a técnica de construção em madeira, que inclui deste o corte das árvores ao processo de montagem da construção. Ao ensinar as novas gerações, a comunidade garante a preservação de uma cultura popular e tradicional, a técnica de construção em madeira, e assegura seus membros continuarão capazes de prover moradias para a comunidade no futuro. Este é mais um fato curioso e admirável da cultura tradicional japonesa. As casas de madeira são muito comuns no país, principalmente por causa da sua abundância e, claro, do domínio desta técnica construtiva, que eles tanto apreciam.

Homify apresenta hoje uma casa de madeira deslumbrante. Localizada em Karuizaea, na província de Nagano, no Japão, a casa foi projetada pelo estúdio Archiplace. A região onde a casa foi construída é bastante frequentada por casais e famílias de Tóquio que buscam escapar da cidade e interagir com a natureza, especialmente no verão. A família de proprietários desta casa também foi movida pelo desejo de conviver de maneira mais intensa com a natureza. A madeira, que reveste as superfícies externas da residência, foi a escolha mais natural para dialogar com a paisagem natural circundante e fazer do edifício parte da paisagem. O interior da casa traz a qualidade típica da arquitetura japonesa.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência de madeira espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa simplesmente deslumbrante que se acomoda na paisagem natural de forma sutil, tal como um ninho de pássaros nas árvores.

Fachada frontal

Assim como os pássaros buscam refúgio nas árvores, esta família buscou entre as árvores a sensação de proteção e aconchego para erguer seu refúgio familiar. A casa foi pensada de modo a dialogar com o seu entorno e se tornar parte da paisagem natural. A casa é caracterizada pela forma tradicional com telhado inclinado e superfícies revestidas de madeira. Adotou-se o sistema construtivo tradicional. Portanto, a casa também dialoga com as construções locais. Pode-se notar que há também aberturas generosas, mas estas situam-se no nível superior, de modo a proteger a privacidade da família.

Fachada posterior

O programa de necessidades foi organizado em dois pavimentos, sendo que o pavimento térreo abriga os espaços sociais e o pavimento superior abriga os espaços íntimos, além de uma sala especial dedicada aos filhos do casal. A residência foi implantada em forma de L. Esta solução criou um pátio com deck de madeira, para qual os espaços de convivência se abrem. Além disto, com este gesto, o projeto conseguir manter a árvore existente no terreno intacta, evitando, portanto, a sua derrubada. O terraço a céu aberto serve como área de lazer, e possui uma churrasqueira revestida de tijolinhos à vista, permitindo aos moradores receber amigos e desfrutar da atmosfera tranquila e serena da mata circundante.

Jardim japonês

Duas coisas não podem faltar em uma casa típica japonesa, a sala de chá, espaço cerimonial com suas medidas baseadas no tatame japonês, e o jardim zen japonês, um jardim que representa com o mínimo de elementos toda a complexidade do universo. Esta casa contém estas duas estruturas, que não por acaso estão conectadas, já que a sala do chá se abre para o jardim, onde não faltam pedras, plantas locais e o tradicional farol.

Para saber mais sobre o simbolismo do jardim zen japonês e quem sabe construir um jardim zen na sua casa, leia este artigo.

Living room

O interior da residência é marcado pelo pé-direito duplo do living room e pela presença marcante da luz natural e das superfícies de madeira, cujas texturas são realçadas pela luz que invade o ambiente. O living room abriga a sala de estar, sala de jantar e cozinha, cuja simplicidade expressa o estilo minimalista japonês. A cozinha ao fundo é composta de armários de madeira aparente embutidos e de uma bancada em forma de ilha, junto da qual a mesa de jantar está posicionada. As cadeiras de madeira de design arrojado dão um toque de sofisticação ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Sala de estar

A sala de estar se destaca pelas amplas aberturas de vidro, a janela superior e a porta-janela de vidro, que permitem a entrada de luz natural abundante e promovem a integração do ambiente com o terraço, proporcionando vistas agradáveis para o exterior. O ambiente conta com mobiliário de design contemporâneo e minimalista, com destaque para os elementos em madeira feitos sob medida, como o rack built-in, que dialogam com o piso e com o forro de madeira, realçando a sensação de aconchego do ambiente.

Salão principal I

No pavimento superior estão situados os dormitórios e uma sala especial, dedicada as crianças. Neste espaço as crianças encontram um espaço calmo e com luminosidade controlada e ideal para fazer as lições de casa e ter aulas de reforço. O espaço conta inclusive com um quadro negro.  

Salão principal II

O piso e o forro de madeira trazem uma sensação maior de acolhimento e dialogam com o mobiliário built-in, como a bancada de estudos e a estante com nichos, que serve para armazenar livros e objetos. É claro que nos dias chuvosos e nos dias mais frios, o espaço se converte em área de recreação, onde as crianças encontram diversas brincadeiras e formas de se divertir.

Suíte master

O quarto de casal é marcado pela simplicidade, praticidade e pela sensação de privacidade. Situado no mezanino, a suíte se conecta com o living room. O guarda-corpo serve também como cabeceira. O destaque fica por conta dos armários de madeira aparente embutidos, que realçam o estilo minimalista e a presença marcante da madeira, que é o material exaltado em cada detalhe neste projeto.

Você gostaria de ter um jardim zen japonês em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!