Transforme a sua cozinha num estilo retrô!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O visual retrô marca uma época passada que varia desde aspectos da moda até tendências na decoração, o estilo é relembrado nos dias de hoje como uma maneira de dar charme à sua casa sem que esta pareça um loja de utensílios velhos, pelo contrário, são alguns detalhes com características dos anos 50, 60 e 70 que ao serem unidos com um visual contemporâneo criam uma atmosfera interessante em determinados cômodos da sua casa.

Ao pensarmos em cozinha, o estilo transforma o ambiente além de simpático muito mais acolhedor, em que é possível sentir o cheiro de bolo saindo do forno. Com a mescla de pequenos detalhes, a sua cozinha ganha um cenário mais kistch, seja tanto com ajuda de jogo de toalhas, como com utensílios domésticos e quadros na parede. Mas se o intuito é repaginar a cozinha, abuse no equilíbrio entre papéis de parede e cores complementares, móveis com linhas retas e azulejos com padrões atraentes. 

O visual retrô garante que a sua cozinha não se torne apenas um cômodo qualquer. Peças com referências no estilo como mesas de ponta, cadeiras arredondadas e luminárias industriais são encontradas não apenas em lojas de antiguidades, mas muitos designers combinam referências e criam um mobiliário sofisticados e funcional.

O homify sugere nesta matéria algumas referências essenciais que te ajudarão a criar  um estilo vintage para a sua cozinha.

Cortinas

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Fallowfield | Traditional English Country Kitchen

Davonport

Cortinas estampadas são imprescindíveis para uma cozinha com ar campestre ou vintage, com diferentes materiais e modelos, as cortinas podem ter estampas minimalistas, serem listradas ou com bolinhas e até mesmo florais. Prefira cortinas mais curtas de materiais que sejam de fácil manejo e de fácil limpeza .

Escolha um mobiliário vintage

A cozinha é um ambiente que deve nos estimular a comer e a cozinhar, por isso nada mais justo, que o ambiente tenha um mobiliário inspirador. Por isso aposte em bancadas, mesas e cadeiras de madeira de madeira com curvas acentuadas. Além do mobiliário, detalhes como louças decoradas na parede, quadros e objetos como taças e xícaras rebuscadas podem trazer aquele ar de tempos antigos.

Revestindo com tons pasteis e papéis de parede

A paleta de cores para uma cozinha retrô mantém tons que se complementam e de preferência suaves para equilibrar com o mobiliário e utensílios coloridos. As cores mais populares para este estilo nos anos 40, eram verde, bege, azul claro, branco e vermelho. Tons amarelos e alaranjados entram com tudo nos anos 60 e 70, assim como o papel de parede e azulejos com detalhes geométrico também foi utilizado na mesma época. A arquiteta Isabela Bethônico revestiu as paredes da cozinha com detalhes, em que tanto o azulejo quanto a estante com livros de receitas e pequenos objetos com um design retrô se destacam.

Chão preto e branco

Cozinhas coloniais por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Caprice Black, Provence, Corner/Border Provence 20x20

Equipe Ceramicas

O chão da cozinha não deve ser totalmente branco, pois a sujeira constante fica mais evidente e pode deixar marcas. Os ladrilhos hidráulicos, ressurgem dos anos 50 com diferentes padrões e cores, em alguns modelos rebuscados e florais e outros com formas geométricas que remetem a um modelo industrial. Os azulejos podem ser explorados tanto no piso, quanto revestindo paredes, além deste material, o estilo retrô abarca o uso intenso da madeira que pode também ser colocada no piso.

Escolha lâmpadas com design industrial

Salas de jantar modernas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Evolution Blanco Brillo 7,5x15 / Hexawood Natural 17,5x20

Equipe Ceramicas

Lustres industriais são ótimos para compor salas de jantar, cozinhas americanas, salas de estar, em conjunto com os outros materiais que compõe o espaço, ele agregam um valor descontraído e moderno ao ambiente. Com diferentes modelos, pode ser revestidos completamente por ferro ou apenas possuir a estrutura à mostra, existem modelos em vidro e metal cromado. 

Eletromésticos com design retrô

Cozinha e jantar: Cozinhas rústicas por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Cozinha e jantar

Cabana Arquitetos

Hoje em dia, você não precisa recorrer a lojas de antiguidade para  conseguir eletrodomésticos sofisticados com aparência retrô. Algumas indústrias atualizaram modelos de geladeiras, frigobares, liquidificadores, batedeiras e até mesmo fogões que possuem uma estética antiga, inclusive com cores vintages, como o amarelo claro, o azul e o vermelho. 

Invista em bancos e cadeiras

Bancos e cadeiras de metal, acrílico ou madeira podem ser o ponto chave da decoração na sua cozinha vintage. Para que elas sejam o destaque que traduz tal estilo, busque cores fortes e sólidas como vermelho, laranja e verde, formatos com pés finos ou pontudos e encostos arredondados. Se você busca um estilo romântico,vale a pena testar até mesmo almofadas para os assentos, abuse de formas geométricas ou padrões florais.

Voltou no tempo? Mande suas sugestões sobre o estilo retrô!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!