A casa container mais espetacular

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Entre tantas mudanças em andamento no campo na arquitetura está a busca cada vez mais priorizada por soluções sustentáveis, seja através de casas compactas, do uso de materiais recicláveis ou de baixo impacto ambiental ou de soluções tecnológicas que minimizam o consumo de energia e o desempenho térmico da edificação. O uso de container não é uma novidade, você provavelmente já deve ter visto alguns modelos de casas construídas através do reaproveitamento de containers, mas certamente jamais viu algo semelhante a esta casa.  

Homify viaja hoje para a Irlanda do Norte, para apresentar a casa container mais espetacular do mundo. Localizada em meio a uma paisagem campestre sensacional, a Grillagh Water House, projetada pelo estúdio Patrick Bradley Arquitetos, reaproveitou quatro containers para dar forma e vida a um lar contemporâneo e sofisticado.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa contemporânea e sofisticada que comprova que é totalmente possível construir uma casa moderna e luxuosa com um orçamento enxuto e ainda desfrutar de uma paisagem campestre estonteante.

Sobreposição de volumes

De acordo com o arquiteto, o projeto foi inspirado na famosa Casa da Cascata do arquiteto Frank Lloyd Wright que se ergue sobre uma queda d’água. Apesar da casa não estar implantada sobre uma cachoeira, como a obra prima do mestre Frank Lloyd Wright, a casa está situada próxima a cachoeira Grillagh, daí o nome de Casa da Cascata Grillagh, em português. As semelhanças são sutis. Ambas residências estão inseridas em meio à natureza, marcada por quedas d’água. Além disto, ambos edifícios exibem balanços avantajados e ousados, ou seja, estruturas planas que se projetam para a paisagem sem apoios. E, ambas as casas se abrem para o exterior em busca das vistas para a paisagem natural circundante. Aqui, é possível, entre tantas atrações, apreciar o gado das propriedades vizinhas pastando.

Que paisagem é esta?

Não há como não se sentir atraído pela imagem marcante deste edifício, revestido de chapas metálicas, contrastando com a paisagem natural exuberante do norte da Irlanda da Irlanda do Norte. Você poderá percorrer todo a região agrícola do país e não encontrará nenhuma casa com esta. A casa é uma mudança no panorama da arquitetura do interior do país e anuncia a chegada do século XXI ao campo. Parte do que restou da floresta de Drumlamph, que antigamente cobria todo o país, forma o cenário pitoresco e deslumbrante onde esta casa foi erguida. Como a casa é o resultado do reaproveitamento de quatro containers, a casa foi quase inteiramente construída em um galpão e transportada por caminhões até este local estonteante.

Materialidade

A casa é composta de dois volumes sobrepostos. Cada volume foi construído com a transformação de dois containers. Portanto, a largura de cada volume corresponde a dois containers. Os dois blocos possuem revestimentos distintos, mas igualmente marcantes. O bloco inferior, situado na parte mais baixa do terreno, é inteiramente revestida de aço corten com pátina de ferrugem, enquanto o bloco superior é inteiramente revestido de superfícies de aço permeáveis, de cor cinza. O bloco inferior se apoia sobre as rochas do terreno, tornando o contraste com a paisagem ainda mais expressivo. Além do aço, os blocos exibem amplos planos de vidro temperado, de modo a explorar as vistas deslumbrantes para a paisagem natural circundante.

Entrada principal

O acesso para a residência se dá através de um caminho pavimentado com pedrinhas e ladeado pelo muro de pedras extraídas do próprio terreno. A casa está organizada em dois blocos, tirando proveito da topografia natural do terreno. Portanto, o bloco superior, no mesmo nível do acesso principal, abriga os ambientes sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, enquanto o bloco inferior abriga os dormitórios.

Living room

O interior da residência expressa o estilo de vida contemporâneo com espaços integrados e compactos, mas otimizados e funcionais. Contrastando com as superfícies externas revestidas de aço, no interior do living room predominam as cores neutras, como as paredes brancas e o piso de cerâmico de cor cinza. O mobiliário faz uso de peças de design simples e contemporâneo, que priorizam a funcionalidade e a discrição. Além disto, o living room se abre inteiramente para a paisagem natural circundante, tirando proveito da luz natural e das vistas deslumbrantes.

A sala de estar é composta de um sofá de cor verde de design despojado, de uma luminária de chão e de uma lareira de estilo rústico. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira com estrutura metálica, de dois bancos alongados e de uma luminária despojada com diversas lâmpadas pendentes, que dão um toque mais jovial e descolado ao living room.

Banho do casal

As áreas íntimas estão situadas no pavimento inferior, com destaque para o banho da suíte do casal e sua aposta no preto e branco. O banho é composto de paredes pintadas de preto e revestimentos cerâmicos na cor preta que contrastam com os sanitários e louças de cor branca. Quem assume o protagonismo do ambiente é a banheira com sua forma graciosa e sensual, que remete as nossas tradicionais redes de deitar. A banheira Vessel, produzida pela Splinter Works, é feita em fibra de carbono e fica suspensa pelas laterais pelos suportes de inox instaladas nas colunas do ambiente. A Vessel possui ainda uma espuma isolante interna, que evita a perda de temperatura da água, tornando o banho mais prazeroso. Aqui ela realça a elegância e dá um toque de luxo ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

A paisagem rural

O detalhe mais curioso deste tipo de construção, casas feitas de containers, é que estas estruturas móveis podem ser transportadas para lugares diversos, estabelecendo neste caso uma relação de nomadismo. Talvez você visite o interior da Irlanda do Norte e não encontre mais esta casa em seu lugar atual. Quem adquire uma casa container pode leva-la para onde for e assim mudar de ambiente, de entorno, mas preservar sua moradia.

Se você deseja apreciar mais uma casa itinerante que o acompanha aonde você for, leia este artigo.

Você trocaria sua casa convencional por uma casa container?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!