Salas de estar modernas por Transition Interior Design

7 ideias para dividir ambientes em casa e ganhar aconchego

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

As divisórias de ambientes sempre foram uma excelente solução para delimitar um espaço sem a necessidade de construir uma parede ou um muro, adicionando estilo e charme, conforto e sem perder a privacidade. As divisórias são funcionais e estão com tudo na na decoração de ambientes, elas funcionam bem em espaços amplos como os lofts ou também casas e apartamentos com espaço mais reduzido.Os materiais e os formatos usados como divisórias, podem ser os mais diversos e harmonizarem com todos os estilos.  O importante é garantir um ambiente agradável, arejado e com a atmosfera ideial para o seu conforto. 

Neste artigo você vai ver, algumas ideias fantásticas para dividir ambientes, favorecendo a amplitude, aconchego e estilo da sua casa. Confira!

Divisórias vazadas

Os cobogós, ou divisórias vazadas, podem transformar completamente uma casa. Eles foram uma solução abraçada pelos arquitetos do modernismo brasileiro para criar ambientes contemporâneos, mas com um pé na tradição nacional. Nesta sala esplêndida, os cobogós criam uma área íntima e travam um diálogo muito interessante com o ambiente ao redor.  

Organização para dividir: estante de livros

Uma das formas simples para dividir os espaços da casa, é fazer a separação utilizando o próprio mobiliário da casa. A estante de livros, é uma ótima opção, que além de ajudar a separar os ambientes,elas são funcionais, podendo guardar e exibir livros, e objetos decorativos. O ideal é escolher modelos bem vazados, para aumentar a sensação de amplitude e não bloquear totalmente a visão de um ambiente integrado, proporcionando harmonia e mantendo o espaço amplo e luminoso. 

Natureza dentro de casa: plantas

Espaços integrados, arejados e com mais luz natural são tendência na arquitetura. Utilizar outros recursos naturais para fazer as divisões da casa, é uma opção criativa e elegante para garantir um ambiente iluminado, arejado e limpo.Vasos de plantas ou um jardim vertical podem proporcionar um ar mais fresco e natural ao ambiente.

 Nesta sala de estar, as plantas acrescentam leveza, ajudando a realçar uma decoração marcada por uma decoração de estilo minimalista, com móveis em tons frios em um ambiente sem muitos elementos decorativos.

Modernidade para o ambiente: divisão com vidro

CASA UM QUINTA DO GOLFE: Salas de estar modernas por STUDIO LUIZ VENEZIANO
STUDIO LUIZ VENEZIANO

CASA UM QUINTA DO GOLFE

STUDIO LUIZ VENEZIANO

O uso de painéis em vidro também é bastante utilizado na delimitação de espaço integrados. Eles podem ser transparentes, dando a sensação de amplitude ao espaço ou escuros, funcionando como uma parede falsa, protegendo e maximizando a privacidade entre os espaços. 

Este ambiente é um projeto assinado pelo Estúdio Luiz Veneziano.

Criando uma barreira: balcão da cozinha

copa e cozinha, com pequena sala de tv: Salas de estar modernas por acr arquitetura
acr arquitetura

copa e cozinha, com pequena sala de tv

acr arquitetura

Neste ambiente onde a sala de estar é integrada a cozinha. O balcão da cozinha faz a divisória dos espaços, criando uma barreira moderna e despojada para este cômodo. A decoração com móveis coloridos, contracenam com as cores da cozinha, criando um ambiente moderno e unificado.

Este ambiente é um projeto desenvolvido por ACR Arquitetura.

Cortinas: um toque de privacidade

Projeto La Lumiere - Athos Peruzzolo: Salas de estar clássicas por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto La Lumiere – Athos Peruzzolo

Ronald T. Pimentel Fotografia

Além de bloqueio visual, as cortinas, são uma opção versátil na hora de separar os espaços da casa, criando um efeito muito interessante na substituição das paredes da casa. Normalmente as mais usadas para separação de ambientes são a de tecidos leves e um pouco transparentes, oferecendo privacidade e mantendo o espaço arejado, há também as opções de tecidos com padronagens ou texturas e cores diferenciadas, que fazem a divisão dos cômodos com charme e delicadeza.

Divisão com estilo: biombos

CASA COR - LOFT MULHER MODERNA: Quartos  por Isabela Bethônico Arquitetura
Isabela Bethônico Arquitetura

CASA COR – LOFT MULHER MODERNA

Isabela Bethônico Arquitetura

Adicione privacidade e aconchego decorando com biombos. Os biombos são opções elegantes e clássicas para dividir e garantir mais privacidade. Eles funcionam bem em diversos locais da casa, como a sala de estar e claro, no quarto. Para espaços amplos e abertos, adicionar um biombo, garante mais proteção e intimidade. Os biombos decorativos adicionam estilo e podem ser encontrados em diversas cores e modelos. Neste ambiente projetado por Isabela Bethônico Arquitetura, o biombo de estilo clássico, feito em madeira e ráfia trançada, esta parcialmente dobrado formando uma linha imaginária que separa o quarto do banheiro integrado, dando a impressão de um ambiente divido, com mais conforto e privacidade para o morador.   

Qual divisória combina mais com a sua casa? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!