Construa seus próprios mini jardins e estimule sua criatividade!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Imagine ter um jardim que que você pudesse transportar com facilidade para onde quisesse? Terrário, mini jardim, jardim em capsulas são alguns dos nomes possíveis para esta idéia que consiste em criar um ecossitema dentro de um pequeno recipiente de vidro. Além de versáteis, bonitos e fáceis de se manter, o mini jardim é um ótimo presente e alternativa para quem gostaria de ter plantas em casa mas não tem tempo e espaço para cuidar delas.

A idéia de cultivar um pequeno jardim, surge diferentemente do conceito de bonsai (técnica inventada no Japão de poda de árvore). No século XIX com Nathaniel Ward, com o intuito de observar borboletas criou uma pequena atmosfera num recipiente de vidro, deste modo, simultaneamente ele percebeu o surgimento de variadas espécies de plantas que sobreviviam naquelas condições de um sistema fechado. 

Os terrários costumam ser muito delicados, ora fechado em capsulas de vidro, ora expostos com diferentes espécies num único recipiente. São enfeites exóticos para manter em seu escritório, sala de estar ou até mesmo quarto, por este motivo, vamos ensinar a montar terrários bonitos que estimulem a sua criatividade e tragam um toque diferente à sua decoração. Vamos colocar as mão à obra então?!

O que é um terrário?

Paisagismo de interior  por homify
homify

Флорариум Орхидея

homify

Um terrário é uma técnica paisagística que consiste num recipiente feito de vidro, acrílico, madeira, normalmente transparente. Em que diferentes espécies de plantas se reproduzem através de condições propícias criadas com pedras, areia, plantas, condições de temperatura alta e sempre com ambiente umedecido, assimilando-se à uma micro estufa.

Terrários: o poder dos mini jardins!

Corredores e halls de entrada  por Dïst Dutch Design
Dïst Dutch Design

Dïst Groeilamp Large

Dïst Dutch Design

Terrários parecem pequenos objetos de alquimia que sairam de um filme de experiência cientifiica, eles não apenas embelezam o espaço, mas estimulam a criarmos vínculos com a natureza, percebermos como está funciona, e assim, nos ajudam a estimular a criatividade e cultivar a calma no dia a dia. Você pode coloca-los em diferentes cômodos de sua residência e criar um ambiente mais harmônico mesmo em pequenos espaços. 

O que você precisa: materiais

Para começar a construir seu mini jardim você precisará de um recipiente de vidro ou acrílico, podem ser potes de vidro, aquários ou até mesmo vasos rasos de cerâmica como este feito pela artista Flavia Soares. Busque plantas como suculentas, flores e musgos; carvão; cascalhos; pedras ou areia; terra vegetal; pá de jardinagem.

Primeiro escolha um recipiente

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Escolha recipientes que estimulem a atenção visual, quando transparentes a idéia fica mais interessante porque é possível perceber tanto as distintas camadas quanto o próprio solo. Você pode buscar objetos em sua casa como aquários, frascos e potes de vidro No entanto, existem recipientes feitos justamente para terrários, como estufas fechadas ou cupulares que auxiliam na produção de umidade, possuem formatos geométricos variados e modernos.

Próximo passo: camada de drenagem e carvão

Paisagismo de interior  por homify
homify

Флорариум Тропический лес

homify

Com ajuda da pá, adicione uma camada de terra propícia para jardinagem no fundo do recipiente, posteriormente coloque uma camada de pedras pequenas primeiramente, agregue pedaços de carvão ativado, este material manterá o solo arejado, adicione o cascalho, pois além de auxiliar na drenagem da água, também deixa o jardim com uma aparência mais elaborada. 

Escolha o solo e as plantas corretas

Paisagismo de interior  por homify
homify

Флорариум Солнечный день

homify

Para os iniciantes desta técnica, é recomendável prioriar as plantas pequenas e baratas, pois assim você adquire conhecimento e pode tentar construir terrários maiores consequentemente. Opte por plantas que gostem de sombra, caso não haja uma incidência de sol frequente no local que o mini jardim ficará localizado. Como a umidade é alta, pense também em plantas que gostam de água como plantas de bosques ou florestas tropicais.

Regando e limpando o terrário

Antes de construir o terrário, plante devidamente o recipiente. Após a colocação de todos os materiais, tenha sempre o cuidado devido com o mini jardim, ou seja, é importante rega-lo e podar as plantinhas regularmente, elimine fungos, plantas secas e pontas amareladas. Suculentas e cactos podem ser regados apenas uma vez ao mês. Se o terrário for um recipiente fechado, deixe-o respirar às vezes, o ar fresco é sempre um fator positivo.

E aí,gostou das dicas? Envie suas sugestões sobre terrários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!