Antes e depois – Grandes mudanças, pequenos ambientes

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Localizado em Madrid no térreo de um antigo edifício, o apartamento de 28m² encontrava-se em situação de abandono e com diversos problemas relacionados a umidade. Assim, o projeto de reforma em questão teve um duplo desafio: solucionar problemas técnicos e resolver a habitação em um espaço limitado. Disposta a encarar o desafio, a profissional Marta Espel do Decoycina foi em busca de soluções técnicas para o tratamento da umidade nas paredes, como placas ignifugas, e idéias criativas para desenvolver uma pequena, mas poderosa moradia. Selecionamos uma sequencia de fotos antes e depois da reforma capazes de ilustrar como é possível a transformação de pequenos ambientes em espaços úteis e acolhedores.

Antes: cozinha escura e estreita

Ambientes pequenos não carregam consigo necessariamente uma conotação negativa, apenas pedem por soluções práticas e inteligentes. Antes da intervenção realizada, a cozinha se encontrava em uma situação precária com pouca luminosidade e revestimentos antiquados e deteriorados, passando a impressão de um espaço verdadeiramente confinado. É verdade que o tamanho e orientação da janela existente não são vantajosos e por isso requerem uma atenção especial e certa dose de engenhosidade. 

Banheiro desconfortável e antigo

A realidade da cozinha se repetia no banheiro, onde parecia não caber todas as funções exigidas. Mais uma vez, a falta de iluminação natural mostra-se como um problema e a substituição de revestimentos, urgente.

Falta de iluminação e revestimentos deteriorados

O apartamento como um todo encontrava-se em condições inabitáveis, se apresentando como um longo e estreito corredor e ambientes encarcerados. Sequer a existência do terraço era devidamente valorizada na antiga situação, já que a antiga porta bloqueava a entrada de luz e circulação de ar.

Depois: cozinha prática e limpa

Devido a área limitada, faz-se necessário uma cozinha prática capaz de cumprir sua função. A combinação de alguns fatores tornaram possível a transformação da cozinha em um ambiente agradável, limpo e iluminado. A pequena janela existente foi ampliada, permitindo assim maior entrada de luz natural; os azulejos antigos foram substituídos por peças brancas e lisas, resultando em um ambiente clean; equipamentos modernos foram instalados, conferindo um ar contemporâneo ao apartamento. 

Dois em um: solução criativa

Os quartos localizados no fundo do apartamento foram unidos a fim de ganhar mais espaço e graças a demolição do antigo forro, o pé direito aumentou de 2,35 para 4 metros, tornando possível a criação de um loft que une sala de estar e quarto em diferentes níveis. A estrutura metálica aparente que sustenta o mezanino, proporciona à sala de estar um clima inovador e descontraído. Para ganhar ainda mais espaço, o mobiliário escolhido deve ser funcional: um sofá-cama para quando há visitas e o espelho horizontal é um truque óptico que ajuda a ampliar e iluminar pequenos espaços.

Quarto

O quarto encontra-se no mezanino, onde o piso de pinho, uma cama baixa e um guarda-corpo discreto são combinados e asseguram sensação de aconchego. O modelo de cama escolhida contém gaveteiros sob o colchão, o que permite armazenar roupas de cama e outras utilidades. Mobiliários 2 em 1 são cruciais em apartamentos pequenos, pois são peças chave para aproveitar melhor o espaço.

Acesso ao terraço

Por fim, o terraço foi valorizado através da substituição de sua antiga porta em madeira por uma nova porta em alumínio, que permite maior entrada de luz e ar. A mesa e cadeira retrátil possibilita o fácil manuseamento do mobiliário. Nesta imagem, nota-se que o vazio embaixo da escada é aproveitado para instalar armários baixos, um jeito criativo de preencher tais espaços.

O que achou das mudanças desse apartamento? Sua opinião é importante!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!