10 maneiras super criativas de separar a sala de jantar da cozinha | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 maneiras super criativas de separar a sala de jantar da cozinha

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
You New Style - Itajaí Salas de estar escandinavas por Plurale Arquitetura Escandinavo
Loading admin actions …

A cozinha integrada com a sala de jantar se tornou um modelo de planta muito cobiçado para casas e apartamentos. Hoje em dia os ambientes em conceito aberto estão em alta, trazendo para dentro de casa aquela gostosa atmosfera de cozinhar na companhia dos convidados, aproveitando muito melhor os momentos juntos. Mas, isso não quer dizer que as separações de ambientes estejam excluídas. É perfeitamente possível pensar em formas criativas de separar a sala de jantar da cozinha, sem usar paredes totalmente fechadas ou fixas. Confira essas lindas ideias sugeridas pelos arquitetos de interiores cadastrados na homify. 

1. Painel com transparência

Cozinha e Living integrado Salas de estar escandinavas por Plurale Arquitetura Escandinavo
Plurale Arquitetura

Cozinha e Living integrado

Plurale Arquitetura

Para ambientes pequenos, a ideia de utilizar uma divisória total ou parcialmente transparente é incrível. Assim, permite-se manter a passagem de luz para a cozinha, o que torna o pequeno espaço mais arejado e agradável. Nesse projeto a ideia foi utilizar a divisória entre a cozinha e as salas de estar e jantar como um painel para a televisão.  

2. Separar a sala de jantar da cozinha com balcão

| SALA DE JANTAR INTEGRADA COM A COZINHA E A SALA DE ESTAR | Salas de jantar modernas por Stúdio Horizon.te | Arquitetura e Urbanismo Moderno Madeira Efeito de madeira
Stúdio Horizon.te | Arquitetura e Urbanismo

| SALA DE JANTAR INTEGRADA COM A COZINHA E A SALA DE ESTAR |

Stúdio Horizon.te | Arquitetura e Urbanismo

Essa é uma das ideias mais comuns para fazer uma separação sutil entre a cozinha e a sala de jantar. O próprio balcão da cozinha serve como divisória, além de ser uma peça funcional que também serve para armazenamento de louças, como buffet e como espaço para lanches rápidos.  

3. Cozinha com escada para o piso inferior

Sala de Jantar - Copa - Cozinha por RC|a+d Arquitetura Moderno
RC|a+d Arquitetura

Sala de Jantar – Copa – Cozinha

RC|a+d Arquitetura

Essa é uma ideia semelhante à anterior, mas o modelo da planta é diferente. Nesse projeto a cozinha e a sala de jantar ficam no piso superior, pois a intenção era transformá-las em um bom ambiente para festas e jantares. Então, aproveitou-se o vão da escada para fazer um balcão que teca que forma uma copa entre os dois ambientes.   

4. Separação de ambientes através do revestimento da parede

LF ALPHACAMPUS Salas de jantar ecléticas por W4 ARQUITETURA Eclético
W4 ARQUITETURA

LF ALPHACAMPUS

W4 ARQUITETURA

Outra forma interessante de separar a sala de jantar da cozinha é colocando um tipo de revestimento de parede diferente em cada espaço. Claro, como vão ficar um ao lado do outro, é importante pensar na harmonia entre eles. Nesse projeto a sala de jantar ganhou um papel de parede neutro, porém com profundidade, complementado por um grande espelho e um lustre que demarca o centro da mesa.  

5. Parede de cimento com grande abertura

Nesse apartamento, criado para um artista, a ideia foi de que a cozinha deveria ficar mais integrada, porém de forma conceitual. Portanto, a forma de integrar foi tratar a cozinha como mais um dos espaços sociais. Para isso, ela ganhou uma divisória de cimento com a sala de jantar, mas com uma passagem de abertura maior. Também, em seu interior, ganhou ares de bistrô com poucos equipamentos à mostra.  

6. Balcão de apoio para divisória entre ambientes

Balcão de Apoio divisórios entre Cozinha e Sala de Estar por LAVRADIO DESIGN Moderno
LAVRADIO DESIGN

Balcão de Apoio divisórios entre Cozinha e Sala de Estar

LAVRADIO DESIGN

Nesse projeto, a sala de jantar é a própria divisória entre a cozinha e a sala de estar. O lindo balcão serve como mesa, e como tem um grande armário lateral, acaba por se criar um ambiente independente, porém integrado.   

7. Como separar a sala de jantar da cozinha com porta de correr

Porta de correr de 2.50m divisória sala estar e cozinha Cozinhas modernas por Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores Moderno MDF
Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

Porta de correr de 2.50m divisória sala estar e cozinha

Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

Essa não é uma simples porta de correr, mas sim, uma grande porta para que se possa escolher uma integração total ou um fechamento total, dependendo da ocasião. Como é uma peça imponente, o cuidado com seu design é muito importante para que a porta também se integre, tanto na parte interna da cozinha quanto na sala.  

8. Divisória de vidro colorido

Copa Equipe Médica | Design de Clínica Clínicas modernas por np Moderno Ferro/Aço
np

Copa Equipe Médica | Design de Clínica

np
np
np

Esse é um projeto criado para a copa de uma clínica médica, mas pode ser perfeitamente adaptado para um loft residencial. Veja quanto bom gosto envolvido, mesmo com pouco espaço para se trabalhar. Para separar a cozinha da copa foi utilizada uma divisória de vidro colorido que permite ver o que está ao lado, mas cria uma atmosfera mais intimista, especialmente complementada pela incrível iluminação.  

9. Divisória com tijolos de vidro

Essa é uma ideia que já está bastante comum, mas continua sendo interessante. Os tijolos de vidro são bem grossos, então permitem a passagem de luz, mas ajudam a bloquear os ruídos e também impedem que se veja com nitidez o que está acontecendo no ambiente ao lado. É uma linda opção para fazer em uma faixa estreita da parede, mas que também funciona para uma parede maior.  

10. Cobogó de PVC

Ambiente integrado Salas de estar industriais por Plano A Studio Industrial
Plano A Studio

Ambiente integrado

Plano A Studio

Nesse espaço a divisória simbólica entre a sala de jantar e a de estar é um cobogó feito com canos de PVC. Essa ideia pode ser adaptada para separar a cozinha da sala de jantar também. Veja que é uma sugestão simples, apenas para criar uma sensação de divisão nos ambientes, mas sem perder a iluminação, a ventilação e a integração de modo geral.   

Qual modelo combinaria mais com a sua residência?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!