12 Lindas ideias de azulejos decorativos para sua casa | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

12 Lindas ideias de azulejos decorativos para sua casa

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Área Gourmet Planejada Banheiros clássicos por Fark Arquitetura e Design Clássico
Loading admin actions …

Os azulejos estão entre os mais utilizados revestimentos para todo tipo de construção. Feitos principalmente de cerâmica, são um material frio, resistente, impermeável, que pode revestir tanto pisos quanto paredes internas e externas. Além do mais, a variedade de modelos e formatos é praticamente infinita, embora essa peça seja caracterizada por seu formato pequeno e quadrado. Por fim, a relação custo-benefício é o fator determinante para que muitas pessoas escolham o azulejo na hora da compra.

Mas, hoje em dia as opções vão além. Existem também os azulejos decorativos para casa, que muitas vezes nem são feitos de cerâmica. São materiais como papel de parede ou ladrilho hidráulico que imitam os formatos e desenhos de azulejos, por isso são chamados do mesmo jeito na hora de falar sobre o assunto. Então, se você está pesquisando por opções de azulejos decorativos para revestir uma parte da sua casa ou apartamento, veja algumas lindas ideias propostas pelos arquitetos e designers cadastrados na homify para ajudar na sua decisão. 

1. Azulejos decorativos em verde, bege e branco

Banheiro de apartamento Banheiros ecléticos por C2HA Arquitetos Eclético
C2HA Arquitetos

Banheiro de apartamento

C2HA Arquitetos

Os azulejos são mais comuns nos banheiros, já que são ideais para áreas molhadas. Então, como vai usar esse tipo de revestimento de qualquer modo, aproveite para encontrar um modelo decorativo que harmonize com o estilo de decoração da sua casa. Esse modelo, por exemplo, fez uma combinação entre os acessórios modernos com um revestimento mais retrô.  

2. Faixa de azulejos estilo pastilhas

As pastilhas são placas de materiais variados que têm esse formato de quadradinhos bem pequenos, como se fossem instalados um a um. Mas existem muitos modelos de peças de azulejo que imitam esse visual das pastilhas. Quando quer apenas um detalhe decorativo, fica lindo instalá-las apenas em uma faixa no ambiente. 

3. Azulejo português em azul e branco

Foram os portugueses que trouxeram para o Brasil a cultura dos azulejos decorativos, pois essa ideia chegou em terras lusitanas trazida pelos árabes no mesmo século (a partir do ano 1.500). Essas peças em específico costumavam ser pintadas à mão e formavam murais com grandes pinturas que remontavam algum acontecimento histórico. Hoje em dia ainda se vê muito azulejo português nas fachadas e interiores, mas os modelos mais modernos são esses com estampa em azul e branco, por vezes com amarelo. Fica um charme! 

4. Azulejo português em azul, branco e amarelo

Aqui está mais um lindo modelo de azulejo decorativo estilo português, mas dessa vez com o amarelo enriquecendo o desenho o visual de cada peça. Veja que, para não ficar exagerado, o ideal é equilibrar o uso das estampas em apenas uma das paredes, dependendo do tamanho do cômodo.  

5. Painéis decorativos com azulejos coloridos

Lá ao fundo, na parede do espaço gourmet, é possível notar dois painéis decorativos com azulejos coloridos contrastando com a parede escura. Esse modelo de decoração com azulejos está em alta, especialmente quando deseja trazer um toque de vivacidade com personalidade aos ambientes sociais.  

6. Azulejos tradicionais pequenos

Geralmente as peças mais comuns de azulejo têm medida de 15 x 15 ou 10 x 10. Nesse banheiro as peças são bem pequenas e a escolha de cores foi feita para uma linguagem inspirada no estilo industrial, com cores sóbrias. Veja que não é preciso ser colorido para ser considerado azulejo decorativo.  

7. Revestimento de azulejo imitando pedra ou tijolo

MOOD- Apartamento Vila Prudente por Estúdio MOOD Rústico
Estúdio MOOD

MOOD- Apartamento Vila Prudente

Estúdio MOOD

Para quem deseja decorar um espaço com visual rústico, mas não quer investir em pedras naturais ou tijolos, a dica é revestir as paredes com algum modelo de azulejo decorativo que simule esses materiais. Fica até mais fácil de limpar e fazer manutenção.  

8. Azulejos decorativos na cozinha

Na parede da bancada de serviços dessa cozinha, uma combinação agradável de cores feita com azulejos retangulares trouxe muita leveza ao ambiente, em especial porque foram complementados com uma iluminação indireta acolhedora.   

9. Azulejos brancos hexagonais

Nem só de quadrados e retângulos são feitos os azulejos decorativos. Nessa cozinha a escolha foi por um revestimento em formato hexagonal e todo branco, harmonizando com a bancada de madeira para criar um espaço sóbrio e clean, com uma sensação de casa moderna, mas remetendo às cozinhas de 3 ou 4 décadas atrás. 

10. Azulejo de metrô preto

Os azulejos de metrô são esse modelo retangular, geralmente em branco, azul-claro ou preto, que atualmente está sendo bastante utilizado em projetos com estilo industrial, como esse espaço gourmet. É uma ótima opção decorativa atemporal para investir sem enjoar em poucos anos.  

11. Azulejo imitando ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico original é uma peça feita de cimento e pintada à mão, mais resistente e mais grossa do que o azulejo, e por isso também é mais cara e demorada para instalar. Se você gosta muito desse visual mais rústico, mas prefere uma opção mais prática, escolha um modelo de azulejo decorativo que imite o ladrilho hidráulico.  

12. Azulejos coloridos na rodabanca

Living integrado - sala de estar e cozinha Cozinhas ecléticas por PANORAMA Arquitetura & Interiores Eclético
PANORAMA Arquitetura & Interiores

Living integrado – sala de estar e cozinha

PANORAMA Arquitetura & Interiores

Essa é uma ideia para quem ama o efeito dos azulejos coloridos, mas não quer fazer obra em casa. A dica é escolher um modelo de papel de parede que simule esses azulejos. Como esse modelo de revestimento está muito popular, é bem fácil de encontrar nas lojas de decoração, e você pode instalar sozinho, sem ter de contratar profissionais para o serviço.  

Qual estilo de azulejo decorativo ficaria melhor na sua casa? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!