Projeto de Reforma de Edícula em Casa de São Paulo

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto de Reforma de Edicula em Casa de São Paulo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Spa moderno por Mirá Arquitetura Moderno
Loading admin actions …

Quem tem filhos sabe que a casa se transforma à medida que eles crescem. No projeto de reforma de edícula de uma casa em São Paulo, o escritório Mirá Arquitetura deu vida nova à antiga brinquedoteca da infância das gêmeas do casal de clientes, renovando o espaço como uma sala multifuncional para as agora adolescentes e seus amigos.

O projeto de decoração, por exemplo, optou por cores e tons claros e neutros contrastados com a descontração mais vibrante da parede de tijolinho. O espaço, que se divide em área de estar com TV e área de refeições, estudo ou jogos, utiliza a horizontalidade do mobiliário para aumentar a profundidade e a circularidade em peças como mesa e luminária para criar leveza e aconchego. Confira!

A empresa e o projeto

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Spa moderno por Mirá Arquitetura Moderno Tijolo
Mirá Arquitetura

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE

Mirá Arquitetura

As crianças crescem e as coisas mudam. No projeto de reforma da edícula de uma casa em São Paulo, concebido e desenvolvido pelo escritório Mirá Arquitetura, o espaço que antes era uma brinquedoteca – mais conhecido como “quarto da bagunça” – das filhas gêmeas do casal de clientes foi, 10 anos depois, transformado em uma sala multifuncional para que as agora adolescentes pudessem receber os amigos.

Sediado na capital paulista e atuante há 17 anos nas áreas de arquitetura, design de interiores e consultoria para clientes residenciais e corporativos, o escritório Mirá Arquitetura conta com a larga experiência profissional de suas duas sócias em escritórios renomados, assim como com uma formação especializada que inclui passagem pelo Politecnico di Milano, na Itália. A empresa atende presencialmente os clientes da Grande São Paulo e via online aqueles de outros lugares.

O nome escolhido para o escritório diz muito sobre a filosofia que o orienta: Mirá é uma palavra que vem do tupi-guarani e significa “gente”. Ou seja, para as sócias, a arquitetura só funciona quando voltada às pessoas, valorizando a experiência cotidiana delas em casa e no trabalho com ambientes leves, confortáveis e funcionais, propícios a momentos especiais. Para tanto, o escritório, além de realizar o projeto, também faz o acompanhamento da obra com equipe própria e fornecedores de confiança.   


Na imagem acima, o espaço de 40 m² apresenta diversos ambientes, como sala de estar com TV, com um grande e confortável sofá em L em tom cinza-azulado, e sala de jantar, cuja mesa pode ser utilizada tanto para refeições, quanto para jogos ou para fazer trabalhos escolares em grupo.

A parede de tijolinho vermelho confere um ar rústico e, ao mesmo tempo, cria um contraste agradável com a marcenaria horizontal e leve na cor branca, sem no entanto competir com os demais ambientes da sala multifuncional.

Entrada

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Salas de estar modernas por Mirá Arquitetura Moderno Tijolo
Mirá Arquitetura

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE

Mirá Arquitetura

A entrada da edícula da casa foi alterada com uma porta de correr com quatro folhas por dentro do ambiente, de modo a obter maior amplitude do espaço e, ainda, a integração com a área social externa da residência. Aqui, novamente, a escolha de cores recaiu em tons neutros que enfatizam a leveza e a luminosidade, além de realçar a profundidade do espaço. Aliás, cores e revestimentos também foram escolhidos com a intenção de tornar os ambientes mais descontraídos, divertidos e confortáveis.  


Horizontalidade

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Salas de estar modernas por Mirá Arquitetura Moderno Tijolo
Mirá Arquitetura

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE

Mirá Arquitetura

Como já foi dito, a opção foi pela marcenaria horizontal branca contrastada com a parede de tijolinho, o que permitiu criar uma sensação de alongamento em um espaço pequeno. E nunca é demais enfatizar a harmoniosa e agradável complementaridade entre cores neutras, como branco e tons de cinza, e o vermelho vivo do tijolinho, o que quebra totalmente a monotonia cromática e deixa o espaço bem descontraído.

Outro destaque que trabalha a horizontalidade é o projeto de iluminação, que cria um ambiente moderno com trilhos e spots na cor branca. Esses trilhos com spots são dirigidos tanto ao sofá, quanto à parede de tijolinho e ao aparador branco na parte inferior.

Design circular

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Salas de jantar modernas por Mirá Arquitetura Moderno Madeira maciça Multi colorido
Mirá Arquitetura

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE

Mirá Arquitetura

Se a horizontalidade estabelece o olhar que se lança ao espaço, o design circular marca a decoração da sala, tornando harmoniosa e agradável a área de refeições.

A mesa redonda, que na verdade é multifuncional, é complementada perfeitamente pela luminária de teto, um pendente híbrido com arandela, no mesmo formato. Essa solução leva em conta a ausência de gesso no espaço.

O tom aconchegante da madeira da mesa ganha leveza com a luminária branca e um ar descontraído com as cadeiras de linhas arredondadas em um tom azul claro que confere pureza ao ambiente.


Área de estar

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE Salas de estar modernas por Mirá Arquitetura Moderno Tijolo
Mirá Arquitetura

SALA MULTIFUNCIONAL MODERNA E ACONCHEGANTE

Mirá Arquitetura

Voltamos à área de estar para chamar a atenção ao sofá. Os clientes queriam um sofá que acomodassem o maior número de pessoas possível para que as filhas e seus amigos pudessem conversar ou assistir à TV com conforto.

A opção pelo formato em L garante a otimização do ambiente, mas por ser em elemento de grandes dimensões em um espaço pequeno não poderia ser um modelo com encosto muito alto, o que faria com que a peça se destacasse demais na sala.

Gostou deste projeto? Então, confira outros projetos do escritório Mirá Arquitetura no perfil da empresa aqui na homify!


Gostou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!