15 Modelos de pergolados para instalar no seu terraço ou quintal

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

15 Modelos de pergolados para instalar no seu terraço ou quintal

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa Camburi Casas tropicais por SET Arquitetura e Construções Tropical
Loading admin actions …

O pergolado é uma estrutura com pilares que sustentam vigas paralelas, utilizado para ambientar áreas externas, criando espaços de lazer e descanso que oferecem sombra, mas não impedem a passagem da luz solar e da ventilação. Essa estrutura também é frequentemente usada nas entradas de residências como suporte para plantas trepadeiras, o que resulta em um lindo caminho com sombra depois que elas crescem e se entrelaçam na estrutura. Mas os modelos selecionados para você se inspirar com esse artigo são de pergolados para instalar no seu terraço ou espaço de lazer térreo. Confira as ideias propostas pelos arquitetos e paisagistas cadastrados na homify e comece a planejar o seu pergolado. 

1. Varanda com pérgola

Nesse projeto, assinado pelo escritório Rafaela Dal’Maso Arquitetura, a varanda ganhou uma pérgola na intenção de ampliar o espaço gourmet, criando uma agradável e arejada área de convívio. Veja como fez toda a diferença a decoração com as samambaias no painel de madeira ao fundo.  

2. Área de lazer compacta em pergolado

O escritório Lozí Projeto e Obra realizou um pergolado gourmet na cor branca com a finalidade de abrigar um agradável ambiente para aproveitar os momentos de lazer. Veja que não é preciso construir um grande pergolado para realizar o desejo de uma área de festas coberta, porém arejada e iluminada.  

3. Pergolado no corredor lateral

Pergolado Residência Paineiras Jardins de inverno rústicos por Ambiento Arquitetura Rústico Madeira Efeito de madeira
Ambiento Arquitetura

Pergolado Residência Paineiras

Ambiento Arquitetura

Na hora de planejar um pergolado, a criatividade do profissional vai fazer a diferença, pois é possível transformar um pequeno corredor lateral em um gostoso jardim de inverno, como feito nesse projeto do escritório Ambiento Arquitetura. Foi utilizada uma estrutura de madeira natural com cobertura transparente para permitir a passagem de luz natural. 

4. Pergolado em meio à natureza

Veja como é preciso saber harmonizar o tipo de madeira do pergolado com o que tem ao entorno. Nesse maravilhoso projeto, assinado pelo escritório Set Arquitetura e Construções, a madeira com aspecto mais bruto harmonizou perfeitamente com a arquitetura da casa e a vegetação nativa ao redor no quintal. Um encanto aos olhos!

5. Pergolado para terraço com estrutura de pedra e metal

ÁREA DE LAZER por Maria Claudia Faro Rústico Pedra
Maria Claudia Faro

ÁREA DE LAZER

Maria Claudia Faro

Nesse projeto, a arquiteta Maria Claudia Faro apresenta uma proposta diferente das anteriores. O pergolado tem estrutura de pedras nos pilares e uma cobertura de metal com a marquise transparente. Além de elegante, é uma ótima opção para proteger da chuva e do calor intenso, sem abrir mão da iluminação natural.   

6. Varanda com pergolado de madeira

Nessa casa contemporânea, criada pela arquiteta Ana Lore Burliga Miranda, a área posterior da piscina ganhou um pergolado de madeira muito agradável para que a varanda ficasse mais iluminada e harmonizando com o espaço gramado e arborizado, trazendo leveza ao projeto.  

7. Pergolado para área de estar externa

Outra forma de utilizar o pergolado é criando uma verdadeira sala de estar a céu aberto. Veja que o ambiente, criado pela arquiteta Cíntia Schrimer, é mobiliado como se fosse interno, porém com a vantagem de poder observar o céu noturno e aproveitar a luz solar ao longo do dia.   

8. Pergolado rústico

Paisagismo com pedras Jardins rústicos por Bizzarri Pedras Rústico
Bizzarri Pedras

Paisagismo com pedras

Bizzarri Pedras

Para quem deseja um ambiente com visual bem rústico, esse modelo de pergolado é uma ótima ideia, totalmente natural. O projeto foi complementado com o trabalho da Bizzarri Pedras que utilizou um piso de pedrisco de rio, muro de dormentes, escada de pedra rústica, canteiro de russélia branca, manacá da serra e madressilva subindo os pilares.   

9. Terraço com pergolado coberto

Se quiser, a estrutura de pergolado pode ser coberta sem vista para o céu. Esse projeto, assinado por Célia Orlandi Por Ato em Arte, satisfez a necessidade dos clientes de criar uma área social no andar superior com uma estrutura de madeira tipo pergolado e fechamento em vidro, deixando o espaço fechado com ares de espaço aberto.  

10. Pequeno pergolado com deck

Essa é mais uma linda ideia para quem não tem uma grande área, mas deseja criar um gostoso redário. Esse pergolado, criado pelo escritório Vanessa Vosgrau Arquitetura, é todo em madeira, inclusive o piso, e na lateral harmoniza uma ducha externa com porcelanato que imita pedra Hijau.    

11. Pergolado decorativo em metal

Pergolado Decorativo em Metal Arte Jardins de inverno modernos por HS Precisão - Metal Design Moderno Ferro/Aço
HS Precisão – Metal Design

Pergolado Decorativo em Metal Arte

HS Precisão - Metal Design

Não precisa se restringir à madeira na hora de planejar o seu pergolado para terraço ou quintal. Nessa residência, os profissionais da HS Precisão criaram uma estrutura decorativa com chapas de metal desenhadas e pintura eletrostática preta. O resultado é surpreendente, bem moderno e com ares de industrial.   

12. Pergolado de concreto

PERGOLA - ABRIGO DE VEÍCULOS Casas modernas por SBARDELOTTO ARQUITETURA Moderno
SBARDELOTTO ARQUITETURA

PERGOLA – ABRIGO DE VEÍCULOS

SBARDELOTTO ARQUITETURA

O concreto também pode ser utilizado para criar um efeito de pergolado. Nesse projeto, assinado pelo escritório Sbardelotto Arquitetura, a pérgola de concreto tem a função de abrigar os veículos, mas é possível aplicar essa mesma ideia para uma varanda ou terraço, com ou sem cobertura.  

13. Pergolado com banco baú

Outra linda ideia para um pequeno pergolado é essa, criada pela Bernal Projetos. Foi feito um novo deck para a área da piscina, complementado com um pergolado de madeira com um banco de assento móvel para organizar os equipamentos de limpeza da piscina. Assim é possível ter uma sombra, sem ocupar muito espaço e garantindo a beleza do ambiente.  

14. Pérgola branca no terraço

Pérgola terraço Varandas, alpendres e terraços tropicais por House in Rio Tropical
House in Rio

Pérgola terraço

House in Rio

Esse pergolado pintado de branco traz mais leveza ao ambiente do terraço com piscina, harmonizando lindamente com as plantas inseridas ao redor. O projeto, do escritório Hause in Rio, foi criado justamente para unir a leveza do elemento vazado com a imponência do concreto aparente, integrando a residência à paisagem.  

15. Pérgola de madeira com cortinas

Mais um projeto assinado pela arquiteta Cíntia Schrimer, traz toda a leveza do pergolado de madeira decorado com plantas, deck de madeira no piso e as cortinas de voil bem soltas e agradáveis. Impossível resistir a um momento de descanso nesse espaço.  

De qual dos modelos de pergolado você mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!