Casas em forma de U que precisa de ver antes de planear a sua casa de sonho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Casas familiares
Loading admin actions …

As nossas casas podem ter o formato que nós quisermos, que nos for mais conveniente e prático, mas todos sabemos que há algumas formas mais comuns do que outras.

Das casas em paralelepípedo simples, tão associadas ao estilo moderno, às casas mais arrojadas, com ângulos impossíveis. Casas de um só piso ou casas com dois ou três andares, casas com grandes varandas ou todas envidraçadas, e casas com todas as combinações possíveis… Na arquitectura a forma é sempre um meio para chegar a um fim, e esta é muitas vezes condicionada pelo próprio terreno de implementação!

Ventos dominantes pouco favoráveis e vizinhos em abundância são exemplos de condicionantes do terreno que pedem casas mais resguardadas, e é aqui que aparecem as casas em forma de U!

Esta configuração não é nova, remetendo-nos inclusivamente para as antigas casas de quinta, com o seu pátio interior onde se desenvolvia muita da vida da casa, mas actualmente é menos vulgar porque exige alguma área disponível.

Se está em processo de planear a casa dos seus sonhos, e a configuração em U é uma hipótese, não perca as propostas deste artigo. Já sabe que pode sempre contar com a homify para as melhores ideias e profissionais para a sua casa! 

1 – Projecto Casa da Venda

Começamos com uma proposta do gabinete MIGUEL ZARCOS PALMA.

O seu carácter moderno é adoçado e personalizado com madeira e pedra, ganhando um tom muito mais campestre para se inserir harmoniosamente na envolvente.

O formato em U é conseguido de um lado pela casa e do outro pela inclusão de uma ampla pérgula que dá sombra a um belo deck de madeira, usada para servir de apoio à piscina. Aqui não houve pressões climatéricas ou necessidade de privacidade, esta forma foi apenas a que melhor se apresentou para obter toda a funcionalidade e beleza do edifício projectado!

Se procura uma casa em U que consiga unir os fundamentos da estética moderna ao estilo rústico, este projecto oferece-lhe um manancial de inspiração! 

2 – Projecto CASA MS1 – Moradia no Belas Clube de Campo

Esta é uma proposta imponente e súper moderna, da autoria da TRAÇADO REGULADOR. LDA.

Neste caso as condicionantes de localização ditaram a forma da construção: – era preciso aproveitar a vista para o campo de golfe a sul e a exposição solar a sul. Assim nasceu este projecto em U, com alguns volumes extra que lhe dão uma forma dinâmica, como se fosse uma peça de um famoso jogo de consola.

A casa abre-se para o espaço central de lazer, que aproveita a exposição solar, sem descurar a vista sobre o campo de golfe, apreciada da sala e da zona de estar exterior sob a pala.

3 – Projecto CASA PF1 – Moradia na Herdade da Aroeira

Mais uma fabulosa casa em U da TRAÇADO REGULADOR LDA!

Nesta moradia a zona mais protegida do pátio exterior formado pela casa foi usada para instalar uma belíssima sala de estar exterior, abrigada dos ventos e perfeita para usufruir em qualquer estação do ano.

A volumetria é simples, mas requintada, com cheios e vazios que originam interessantes jogos de sombra e luz. Os revestimentos em pedra ajudam à perfeita inserção da construção no espaço natural envolvente.

4 – Projecto Entre dois Muros Brancos

Este é um maravilhoso exemplo de como uma configuração em U pode resolver os seus problemas de privacidade em relação aos vizinhos do lado!

Na realidade as duas paredes laterais, brancas e lisas, quase anulam o contacto visual com os lotes contíguos. A casa abre-se assim para o espaço central, marcado por formas e volumes diversos que criam uma imagem e uma vivência dinâmica para o espaço.

Na parte mais profunda do U, uma maravilhosa piscina lança-se sobre a paisagem, mantendo a sua privacidade e exclusividade.

Uma casa diferente, com uma arquitectura absolutamente apaixonante!

5 – Projecto Casa Covas Lima

Neste projecto do GRUPO NORMA temos uma casa que na sua modernidade se insere perfeitamente na arquitectura regional alentejana.

Aqui a forma de U fecha-se sem se fechar através da maravilhosa piscina, que se funde com a casa para criar um pátio fechado ao ar livre, a que se acede a partir do interior da moradia.


6 – Projecto Coronado House

pátio - zona de convívio homify Casas familiares

Terminamos com a Coronado House, outro exemplo conciso da importância da forma na manutenção da privacidade.

O terreno de implantação insere-se num meio fortemente urbanizado, com vários edifícios a toda a volta. Obviamente isto coloca a casa no alvo de olhares indiscretos, mesmo que não intencionais.

A solução encontrada foi desenhar a casa em U, mas com uma forma mais alongada, que permite a criação de uma área exterior, com piscina, mais protegida pelas extremidades da forma. Isto acabou também por condicionar a distribuição interior, que se divide em duas grandes áreas, uma social e a outra privada. O cilindro afigura-se como o elemento de transição entre essas áreas e o acesso à casa é feito por ele.

Este projecto prova que, quando os profissionais são bons, há sempre uma boa solução, mesmo para os casos mais complicados!

Quer ver mais ideias para casas modernas portuguesas? Leia também o artigo ’15 casas portuguesas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista