4 Casas de campo com um toque moderno

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
My Cottage for a Horse, SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS Salas de estar campestres
Loading admin actions …

Como não sonhar com uma bonita casa de campo?! Seja temporária ou não. São habitações repletas de charme e com características tão típicas. Mas saiba que, hoje em dia, é possível trazer um toque moderno às casas de campo, se este for o seu gosto. Esse toque moderno pode ser idealizado no exterior, interior ou ambos.

Se quiser construir ou reabilitar uma casa de campo, dando um estilo mais atual, recomendamos que descubra este artigo. Aqui, reunimos 4 casas de campo portuguesas. São todas maravilhosas, de fora para dentro. Ficamos completamente rendidos e, só por isso, gostaríamos de viver numa casa assim, com serenidade e tranquilidade. Sem pressas do tempo e em perfeita conexão com tudo o que a evolve.

Vamos descobri-las!

1# Moradia de luxo na Aldeia de Juzo, Cascais

Esta moradia é luxuosa, tanto por dentro como por fora. E estas fotografias captadas pela empresa ImofoCCo – Serviço de fotografia de Imobiliária, conseguem mostrar-nos todos os detalhes da melhor forma. Nada melhor do que fotografias de qualidade para nos fazer viver mais a casa!

Esta casa encontra-se na Aldeia de Juzo, em Cascais. A cor negra das fachadas é contrastada com o verde do jardim, mas também com a madeira que proporciona calor e conforto. Há detalhes mais rústicos, como a porta de entrada, que quebram outros pormenores modernos. O projeto está bastante harmonioso e diferente também.

Os interiores são, de facto, soberbos. Há aqui uma mistura de detalhes, entre o moderno, o campestre e o rústico. Sem falar das peças inusitadas que criam um ambiente cheio de charme e com personalidade.

A madeira é um material muito presente em casas campestres, porque confere ambientes quentes e calorosos.

Adoramos esta mistura de elementos, como esta mesa de centro muito artesanal, com uma lareira ultra moderna.

A lenha deixada assim a nu, cria um ambiente bem campestre e familiar. Além de ser prática, insere-se perfeitamente no decor.

O quarto é amplo, mas não está sobrecarregado de detalhes. Mais uma vez, a mistura de estilos foi usada neste design de interiores.

Se quiser descobrir os restantes espaços desta maravilhosa moradia, não hesite em clicar aqui.

2# My cottage for a horse

Esta casa foi restaurada e remodelada pela equipa profissional SAARANHA & VASCONCELOS, com o intuito de receber a família aos fins de semana e nas férias. Esta casa de campo também tem cavalos, uma vez que a dona da casa e a filha entram nas competições de Dressage – modalidade que praticam há vários anos.

O processo de restauro e remodelação da casa foi seguido de perto pela proprietária. Todos os materiais escolhidos são Portugueses e seguem a traça da arquitetura tradicional.

O estúdio SA&V teve sempre presente a vivência desta casa e o facto de aqui serem recebidos muitos amigos e convidados ligados ao mundo equestre.

Toda a casa transmite este ambiente familiar e confortável. A cozinha azul claro e o grande fogão fazem-nos lembrar aqueles filmes antigos, onde as personagens cozinhavam deliciosos pratos e doces divinais.

Gostamos deste espírito, que fica tantas vezes esquecido nas correrias do dia-a-dia.

A sala de estar e de jantar também apelam ao bem-estar, tanto pelas cores, como materiais usados. Há aqui uma mistura de estilos tão bonita.

O teto em madeira traz mesmo aquele toque campestre, mas os sofás simples e brancos já dão mais asas ao moderno.

3# Casa Caseiros

Os profissionais da SAMF ARQUITECTOS mostram-nos que a simplicidade e a leveza também se unem ao estilo campestre.

A Casa dos Caseiros da Qtª da Boavista substitui uma construção de apoio agrícola existente no local, reinterpretando a sua tipologia de dois volumes de duas águas, posicionados perpendicularmente em relação ao socalco.

No interior, os profissionais procuraram criar espaços que coincidissem com a forma exterior, com uma divisão simples, sem espaços de circulação e transição. Os materiais usados são os existentes na quinta: reboco branco, telha cerâmica, muros em xisto, portadas em reixa e restantes carpintarias em madeira pintada de azul. Cores mais vibrantes, que dão vida e modernidade à Casa dos Caseiros da Qtª da Boavista.

O azul contrastou lindamente com a telha verde água.

A bancada e a parede backsplash tipo mármore também reforçaram o lado moderno e contemporâneo nesta cozinha.

Veja mais: Tão bela e especial esta casa no Douro!


4# Casa na aldeia: a comunhão entre o passado e o presente

Por fim, mas não menos importante, a última das quatro moradias campestres levada a cabo pelo ESTÚDIO AMATAM. Esta casa encontra-se na família há 3 gerações. Assim, foi necessário identificar as mais-valias espaciais e materiais existentes a preservar, bem como entender quais as memórias e os afetos que esta casa produz na família que a quer continuar a habitar.

Esta casa apresentava uma clara separação entre o piso térreo, denominado de “Loja”, e o piso superior, o espaço de habitar. Outrota, a “Loja” era destinada ao apoio da prática agrícola, e perante o abandono das práticas agrícolas, o seu estado de conservação foi sendo negligenciado. O piso superior continuava a ter como função a habitação, onde predomina uma lógica de compartimentação do espaço com usos a corredores e divisões interiores, sem iluminação natural direta.

Assim, a intervenção da equipa profissional passou pela clarificação dos percursos interiores da casa ao nível do piso superior, hierarquizando os espaços, dando-lhes uma sequência que se adeque às rotinas familiares, e retirando compartimentos de modo a criar áreas mais generosas para usufruto do aglomerado familiar.Foi também proposto a reformulação da ligação ao piso inferior, dotando essa escada da diginidade necessária para que a área inferior da casa pudesse fazer parte da rotina do habitar, com um programa destinado essencialmente ao lazer.

A casa modernizou-se mas manteve esta essência antiga, ligada ao campo. A cozinha é prova disso mesmo. O chão em xadrez – preto e branco , a pintura azul clara ou o estilo antigo dos móveis criaram um ambiente atual, mas que preserva a memória do passado.

Um trabalho fantástico que foi realizado pelos Arquitetos da ESTÚDIO AMATAM.

A simplicidade mantém-se. As peças de mobiliário de madeira, simples, envolvidas neste ambiente refrescado só podem ter agradado esta família, que preserva as memórias, mas que vive para o futuro.


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista