26 Ideias para Um Living Room Pequeno

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

26 Ideias para Um Living Room Pequeno

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apto. João Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos Minimalista
Loading admin actions …

O seu living room é tão pequeno que parece não ter solução? Pois você vai descobrir neste livro de ideias 26 maneiras de explorar e aproveitar ao máximo as reduzidas dimensões do seu espaço, seja na área de estar ou na de jantar. E lembre-se que, se você quiser um projeto feito especialmente para o seu living room, a melhor ideia é contratar um arquiteto ou um designer de interiores profissional. Enquanto isso, inspire-se!

1. Integração de ambientes

Apto. João Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos Minimalista
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

A primeira ideia que se tem diante de um living room pequeno é adotar uma medida já bem conhecida: promover a integração dos ambientes, porque assim os diferentes ambientes serão bem delimitados dentro do espaço existente, mas de uma forma que crie a sensação de continuidade entre esses ambientes. Por exemplo, um mesmo material ou cor para o piso de todo o espaço permite a integração desejada, assim como a total desobstrução entre os diferentes ambientes, o que permite uma visualização imediata de todo o conjunto.

2. Banquinhos de centro

MM apartment Salas de estar industriais por Studio ro+ca Industrial
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Em um living room pequeno e estreito, como o que vemos na imagem acima, a decoração pede criatividade na hora de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Os banquinhos utilizados como mesa de centro têm a vantagem de ser usados individualmente na presença de vários visitantes.

A prateleira no alto da parede, por sua vez, abre espaço não apenas para objetos decorativos, mas também para livros e outros itens que não precisam estar sempre à mão. Outra boa ideia é o armário embutido em metal na área de jantar, perfeito para as louças, copos e demais acessórios – ou mesmo bebidas se o armário for usado como bar.

3. Sofá em L

Apartamento Vila Nova Conceição Salas de estar modernas por Marcella Loeb Moderno
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

O living room pequeno pode ser bem aproveitado com um sofá em L, pois ocupa os ângulos das paredes, que geralmente são negligenciados pela decoração não planejada.

4. Prateleira suspensa para plantas

Sala de estar com inspiração brasileira com parede de tijolinho branco Salas de estar modernas por ZOMA Arquitetura Moderno
ZOMA Arquitetura

Sala de estar com inspiração brasileira com parede de tijolinho branco

ZOMA Arquitetura

Esta ideia é ótima! Quem tem um living room pequeno, mas não abre mão de incluir plantas na decoração, uma boa dica é utilizar prateleiras suspensas instaladas diretamente no teto, com ambos os lados abertos – e, logicamente, junto às janelas, para garantir a luz natural.

5. Prateleira no alto da parede

Salas de estar modernas por homify Moderno

A prateleira no alto da parede pode ser uma ótima maneira de ganhar espaço no living room pequeno, podendo se estender por todas as paredes do ambiente, como vemos na imagem acima.

Muita coisa pode ser colocada nessas prateleiras, de objetos de decoração a livros, caixas e cestos para guardar itens que não se quer ter à mostra, mas que precisam ser armazenados em algum lugar.

E, como aparece nesta imagem, a parte inferior das paredes é perfeita para um rack de madeira sob medida, que também ganhe duas ou mais paredes. Nesta imagem, a altura do rack é baixa e ele tem nichos abertos. Junto com a prateleira alta, o móvel ajuda a criar uma moldura para a TV.

6. Estante cobrindo uma parede

Sala de estar - estante Salas de estar modernas por ARK2 ARQUITETURA Moderno Madeira Efeito de madeira
ARK2 ARQUITETURA

Sala de estar – estante

ARK2 ARQUITETURA

Estantes são uma ótima ideia para ganhar espaço em um living room pequeno. Neste exemplo, o móvel cobre a parede de alto a baixo, com armários com portas na parte inferior e nichos abertos na parte superior. E lembre-se que estantes em madeira clara, com ou sem detalhes em branco, não pesam no ambiente e até o suavizam.

7. Estante atravessando ambientes

Neste exemplo, a estante não chega a cobrir uma parede inteira, mas vai de um ambiente a outro, o que ajuda a integrar as áreas de estar e jantar. Mas precisa ser uma estante leve, com uma estrutura bem vazada como a da imagem.

8. Estante em torno da TV

Apartamento Leopoldo Salas de estar modernas por Sacada Moderno
Sacada

Apartamento Leopoldo

Sacada

Nesta imagem, temos uma ideia muito criativa: a estante de madeira clara não tem o formato tradicional; muito pelo contrário, as diferentes partes dela são pensadas para diferentes tipos de uso e objetos, de modo que são assimétricas e com tamanhos diferentes. O mais interessante é que a estante prevê uma moldura para a TV bem no meio do móvel, mas não com aquela cara convencional que vemos por aí.

9. Espelho no armário

Sala de Estar Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de Estar

homify

Todo mundo sabe que espelho é um elemento que ajuda a aumentar de forma ilusória a amplitude de um ambiente. Além disso, é elegante e tem cara de moderno. Esse material pode ser usado em um living room em portas de armário ou cristaleira ou, ainda, para cobrir uma parede inteira, no caso da área de jantar.

10. Painel de TV em madeira

Quer dar um toque acolhedor no seu living room pequeno? Use madeira como revestimento da parede em que está a TV, como uma moldura para o aparelho.

11. Nicho embutido e iluminado

Salas de estar modernas por homify Moderno

Embutir nichos em uma parede de gesso aumenta o espaço disponível para objetos decorativos. Fica melhor ainda com luz de destaque.

12. Nicho destacado em gesso

Loft contemporâneo Salas de estar industriais por M2T1 Industrial
M2T1

Loft contemporâneo

M2T1

Ou então, use gesso para criar nichos destacados na parede, sempre com iluminação para valorizar as coisas bonitas que você quer expor.

13. Nicho assimétrico com vidro

Living clássico m verde esmeralda Salas de estar clássicas por marli lima designer de interiores Clássico
marli lima designer de interiores

Living clássico m verde esmeralda

marli lima designer de interiores

Os nichos de parede não precisam ser certinhos. Eles podem se apresentar em formatos diferentes e assimétricos. Usar prateleiras internas em vidro traz leveza aos nichos e também cria um ar mais sofisticado e moderno. Aproveite para observar a parede espelhada da área de jantar. Muita classe!

14. Estante para gatos

Sete Gatos em 50m² Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sete Gatos em 50m²

homify

Os apaixonados por gatos que têm um living room pequeno e enfrentam a falta de alternativa para distrair e exercitar os seus bichinhos podem usar uma das paredes para instalar uma espécie de árvore em madeira ou outro material.

Os bichanos vão poder não apenas se divertir subindo e descendo pelas prateleiras, como também vão poder tirar algumas boas sonequinhas. E o living room vai ficar, no mínimo, simpático e original. Sem falar que também dá para colocar alguns objetos de decoração nessas prateleiras.

15. Móvel que separa ambientes

Não é porque o living room de pequenas dimensões precisa integrar ambientes que não se possa fazer aqui e ali algumas sutis separações para delimitar esses ambientes. Um móvel baixo e estreito pode servir para delimitar a área de estar ao ser colocado atrás do sofá.

16. Banco para mesa de jantar

Apartamento Bela Vista Salas de estar modernas por STUDIO LN Moderno
STUDIO LN

Apartamento Bela Vista

STUDIO LN

Na área de jantar, uma maneira de ganhar espaço é criar um banco estofado junto à parede. Desse modo, a mesa pode ser tirada do centro do cômodo e instalada diante do banco, diminuindo assim a área destinada a ela e às cadeiras.

17. Pufes de centro

Se o espaço do living room é mesmo apertado, que tal trocar a mesa de centro por dois belos pufes? Assim, quando for preciso acomodar mais pessoas, é só tirar os enfeites de cima!

18. Estante com banquinhos

Outra ideia de banquinhos salvadores é a desta estante com nichos para colocar essas peças quando não estão sendo usadas.

19. Bar de canto

E não é preciso desistir do bar no living room pequeno. Basta aproveitar um dos lados do sofá: em vez da mesinha de canto, instale um pequeno móvel para colocar as bebidas e demais utensílios.

20. Lareira personalizada

Decora Líder Belo Horizonte - Living da Lareira Salas de estar modernas por Lider Interiores Moderno
Lider Interiores

Decora Líder Belo Horizonte – Living da Lareira

Lider Interiores

Outra coisa da qual não é preciso desistir em um living room de pequenas dimensões é a lareira. Hoje em dia, existe uma grande diversidade de modelos e, com certeza, é possível encontrar o melhor para o seu espaço, inclusive personalizado.

21. Cores neutras

Apartamento Tutóia Salas de estar modernas por Alvorada Arquitetos Moderno
Alvorada Arquitetos

Apartamento Tutóia

Alvorada Arquitetos

No be-a-bá da decoração é fato que as cores neutras ajudam a suavizar ambientes de todos os tamanhos. Nos pequenos, isso é ainda mais verdadeiro. Mas prefira cores claras como branco, bege, creme e cinza claro.

Uma ideia interessante é usar a mesma cor na maioria dos elementos como móveis e tapetes e jogar pontos de cor mais vibrante em detalhes como quadros e almofadas.

22. Cores vivas

Salas de Estar e Jantar Salas de estar ecléticas por Arquinovação Eclético Madeira Efeito de madeira
Arquinovação

Salas de Estar e Jantar

Arquinovação

Mas quem gosta de cores vibrantes não precisa passar vontade: pintar apenas uma parede em uma cor mais viva não vai pesar no ambiente e vai ainda torná-lo mais alegre.

23. Cores frias

Renovação de ambiente Salas de estar modernas por Politi Matteo Arquitetura Moderno
Politi Matteo Arquitetura

Renovação de ambiente

Politi Matteo Arquitetura

Mais um exemplo de uma única parede pintada em cor diferente: a cor mais fria fica perfeita para quem quer destacar uma composição de quadros ou fotografias e até mesmo um móvel disposto diante da mesma parede.

24. Parede de tijolinho

E se o objetivo é dar um toque mais rústico ao living room, pode apostar sem medo em uma parede revestida com tijolinho, seja ele vermelho ou branco. Esse material é bem versátil, vai bem desde a decoração rústica ou campestre até a industrial. Sem falar que pode servir de moldura para os elementos mais diversos como vemos na imagem acima.

25. Tapete descolado

Um living room pequeno pode ganhar elegância ou ousadia com um tapete descolado ou original. Só não escolha cores vibrantes ou estampas muito grandes. E leve em consideração o estilo da decoração do espaço e a paleta de cores utilizada nele.

26. Living sob medida

Pocket House Salas de estar rústicas por homify Rústico
homify

Pocket House

homify

Por fim, se o problema é fazer um living room caber em uma área pequena, não hesite em procurar um profissional competente para resolvê-lo da melhor maneira possível. Se conseguiram achar espaço para uma área de estar, uma área de jantar, uma cozinha e até uma hortinha nesse contêiner, eles conseguem qualquer coisa!

Gostou deste artigo? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!