Projeto de Residência em Condomínio em SP

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto de Residência em Condomínio em SP

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência contemporânea A.F. por Daniela Ponsoni Arquitetura
Loading admin actions …

Casas deslumbrantes sempre estimulam a imaginação de quem adora arquitetura e design de interiores ou está em busca de ideias para a construção de sua pr´ópria casa. Esta residência térrea e contemporânea em um condomínio fechado, cujo projeto foi criado e desenvolvido pelo escritório Daniela Ponsoni Arquitetura, apresenta muitas soluções inteligentes para diversos desafios, entre eles a integração entre interiores e exteriores.

A concepção e integração de jardins interno e externo, assim como o aproveitamento máximo da luz natural e um projeto luminotécnico único tanto para as áreas internas quanto as externas, são essenciais no projeto e também ressaltam a sofisticação e a elegância da edificação. Confira!

A empresa e o projeto

 O projeto arquitetônico desta residência em estilo contemporâneo foi realizado e desenvolvido pelo escritório Daniela Ponsoni Arquitetura, que atua há cinco anos principalmente na cidade onde está sediado, em Itatiba, no estado de São Paulo, assim como na Região Metropolitana de Campinas.

Atendendo clientes residenciais e comerciais de médio e alto padrão, a empresa é especializada em projetos de arquitetura (inclusive arquitetura de interiores), iluminação e design de interiores, aos quais acompanha desde a concepção do projeto até a execução da obra, tanto no caso de novas construções quanto no de reformas.

A partir das necessidades e desejos de cada cliente, o escritório se dedica a aspectos como a estética e a funcionalidade dos ambientes com a elaboração de propostas arquitetônicas, luminotécnicas e de design de interiores de forma personalizada e exclusiva.

Buscando as melhores soluções em termos de custo-benefício para o cliente e de adoção das mais recentes tendências na sua área de atuação, o escritório Daniela Ponsoni Arquitetura conta, para garantir a execução do projeto à risca e sem desgastes entre as partes, com parcerias com profissionais competentes em todas as etapas do projeto, em especial os prestadores de serviços que compõem a mão de obra.

Quanto ao projeto que apresentamos neste livro de ideias, trata-se de uma residência com 325m² de área construída em um pavimento térreo, localizada dentro de um condomínio fechado. O principal desafio era criar uma casa térrea que aproveitasse a área verde do condomínio, de forma a integrar o interior com o exterior e, ao mesmo tempo, garantir a privacidade dos moradores.

Uma vez que a residência se encontra em um lote em uma posição de destaque no condomínio, foi necessário dar uma atenção especial às fachadas e às soluções possíveis para o duplo desafio posto pelo cliente.

Além disso, o cliente desejava que a residência tivesse um ar imponente, assim a casa foi implantada em uma cota mais alta do lote, deixando-o praticamente plano, com um talude para a lateral da área verde, que foi coberta por vegetação – no caso, costela-de-Adão.

Por sua vez, os beirais de madeira com policarbonato nas fachadas oferecem total luminosidade às aberturas e conferem um toque rústico que, combinado com o revestimento em pedra, cria uma sofisticação sutil. Já a pintura externa da casa, os frisos nas fachadas e a iluminação complementam o conjunto de forma harmoniosa.

Na imagem acima, temos a vista da fachada frontal da residência, cujo acesso de pedestres apresenta degraus flutuantes que conferem leveza a essa área. Já os diversos volumes da edificação garantem movimento, harmonia e proporção ao conjunto arquitetônico.

Mais uma vez, destacamos os beirais de madeira com cobertura de policarbonato, que não apenas aproveitam 100% da luz natural, como também protegem as aberturas das chuvas.

Fachada frontal com iluminação

Fachada frontal com iluminação por Daniela Ponsoni Arquitetura
Daniela Ponsoni Arquitetura

Fachada frontal com iluminação

Daniela Ponsoni Arquitetura

Nesta imagem, a fachada frontal que vimos na imagem anterior muda completamente ao entardecer com a iluminação externa, o que cria um cenário totalmente diferente daquele que se tem durante o dia. Um destaque está nas up lights colocadas junto às palmeiras as quais, além de demarcar o caminho e dão mais imponência à residência.

Vista panorâmica

Nesta imagem, podemos ver como os volumes se complementam e como os materiais – vidro, madeira, pedra e vegetação – se harmonizam com perfeição. Aliás, o volume formado pelo conjunto de costela-de-Adão ajuda a ocultar o talude e, ainda, a embelezar o espaço. Já a grande janela de canto oferece uma vista privilegiada a partir do escritório da casa, o qual também conta com um acesso para o exterior.

Área de lazer

Voltado para o pôr do sol, o espaço gourmet apresenta um grande piso externo descoberto e permite a integração total desse ambiente com a área verde do condomínio localizada logo depois do fim do lote. A vista privilegiada que se tem desde esse espaço favorece um ambiente de descanso e contemplação.

Suíte master

Privacidade sem perder a integração por Daniela Ponsoni Arquitetura
Daniela Ponsoni Arquitetura

Privacidade sem perder a integração

Daniela Ponsoni Arquitetura

Com destaque no projeto, a suíte master do casal se abre para uma grande varanda exterior, demarcada com frisos nas paredes externas. O telhado aparente se mescla com o telhado embutido, o que imprime mais movimento ao espaço.

Iluminação em destaque

A privacidade da varanda externa é garantida pela opção por uma iluminação baixa, com balizadores de piso, postes baixos e up lights nas árvores. O projeto não apresenta nenhuma luz direta, uma vez que a iluminação por reflexão foi a solução encontrada para propiciar privacidade e, ao mesmo tempo, criar um ambiente charmoso e elegante.

Fachada dos fundos

Um dos pontos mais importantes deste projeto é que todas as fachadas da casa são igualmente bonitas. É também o caso da fachada dos fundos, na qual geralmente se localiza todas as janelas e que muitas vezes não é pensada em detalhes. Nesta residência, o que acontece é exatamente o contrário: esta fachada também conta com revestimento madeirado no volume da caixa d'água, frisos nas paredes e um jardim privativo que se abre para a sala de jantar.

Jardim privativo

A porta de correr ao fundo dá acesso à sala de jantar, que é totalmente integrada ao jardim privativo: basta abrir as cortinas e a porta para estar em um amplo espaço destinado à contemplação. Por sua vez, a iluminação certa cria um ambiente aconchegante. Por fim, é importante ressaltar que, como este espaço está bem recuado das divisas do lote, pode-se aproveitar muito mais a luz natural.

Iluminação de destaque

Destaque para a vegetação iluminada por Daniela Ponsoni Arquitetura
Daniela Ponsoni Arquitetura

Destaque para a vegetação iluminada

Daniela Ponsoni Arquitetura

Ao lado da suíte master, encontra-se uma árvore frondosa com iluminação de destaque. Já no volume ao lado, onde se encontra um grande closet, foi usada uma fachada cega para destacar o revestimento em pedra.

Sala de jantar com jardim interno

Sala de jantar em meio aos jardins por Daniela Ponsoni Arquitetura
Daniela Ponsoni Arquitetura

Sala de jantar em meio aos jardins

Daniela Ponsoni Arquitetura

O grande jardim interno privativo é o elemento chave de todo o projeto. O corredor de acesso aos quartos abre diretamente para o jardim, que tem total aproveitamento da luz natural graças à escolha do beiral translúcido. A sala de jantar, por sua vez, tem visão para os dois jardins, o que cria uma atmosfera campestre dentro de casa.

Gostou deste projeto maravilhoso? Então, confira outros projetos tão interessantes quanto este no perfil do escritório Daniela Ponsoni Arquitetura aqui na homify!

O que você achou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!