Terraço: planear um sonho!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Piscinas mediterrâneas
Loading admin actions …

É uma das obras de um jovem arquitecto cheio de talento que lhe trazemos hoje. A AD2, por Alexis Delineau, é o nome da sua agência situada no coração de Dijon. O arquitecto formou-se em arquitectura de interiores e a experiência veio enfatizar a paixão pelo design e pela arquitectura de interiores. Foi primeiro carpinteiro, mas perseguiu e prosseguiu os estudos na escola Cread de Lyon. Hoje em dia, pleno de ambição, põe as suas ideias ao serviço do design. A missão, diz, é criar espaços com alma, respeitando o orçamento disponível.

Neste livro de ideias, vamos ver uma grande mudança de um terraço com azulejos e respectiva área de piscina. A ampliação fez-se a partir de um sistema de pilotis de forma a obter-se uma área adicional de acordo com as expectativas do cliente. Foi também integrado um sistema de LEDs no chão para balizar este novo espaço.

Vamos ver.

Antes: um terraço aborrecido

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2

Com efeito, as cores fazem eco umas das outras e o espaço era melancólico e aborrecido. Repare que o tom da parede reproduz-se no piso em cerâmica, nas cadeiras, no toldo e até no telhado. Não há elementos contrastantes ou interessantes no conjunto. O objectivo era quebrar a monotonia, quase monocromática, repensando a base do terraço, redesenhando a vegetação e destacando a piscina. Veja o resultado.

Depois: uau!

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Casas mediterrâneas

Impressionante. Como mencionado, o terraço foi aumentado, de acordo com as expectativas dos clientes, graças a um sistema de pilotis. A madeira substituiu a cerâmica e traz naturalidade e fluidez ao projecto. Escusado será dizer que o elemento “madeira”, um material nobre por excelência, se funde perfeitamente na vegetação que rodeia a casa, oferecendo uma certa atmosfera de deserto pontuada, aqui e ali, com plantas.

Mobilar

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Casas mediterrâneas

Um luxo de terraço. O mobiliário é simples, funcional e resistente à humidade e às mudanças climáticas. Para além disso, é esteticamente apelativo, verdadeiramente adequado ao exterior. O guarda-sol deixa a zona sombreada e as almofadas brancas do sofá garantem conforto aos moradores. Um espaço muito agradável naquela que nos parece uma autêntica sala de estar no exterior.

Vista para a piscina

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Piscinas mediterrâneas

A zona que acabámos de conhecer fica a um nível superior em relação à piscina. O azul é acentuado pelo efeito preto da pedra de origem vulcânica e combina perfeitamente com os guarda-sóis amarelos e o mobiliário exterior. As sebes perfeitamente aparadas ornamentam o ambiente e afiançam privacidade.

Uma perspectiva diferente

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Casas mediterrâneas

Eis a vista do conjunto a partir da zona da piscina. O revestimento alaranjado da casa, que já estava a desbotar, foi substituído por um tom rosa pálido, muito comum no sul de França. O acesso à piscina, a partir do terraço, é feito através de escadas em madeira envernizadas que brilham com o sol a bater. É, também, muito perceptível as três áreas que foram criadas: a da piscina, a de estar com as cadeiras em vime e a de refeições directamente ligada à casa.

De noite

Terrasse et aménagement piscine, AD2 AD2 Casas mediterrâneas

Cai a noite e conseguimos, na última imagem, ver melhor o sistema de LEDs instalado no espaço, tornando-o confortável e funcional para quando não existe luz natural. A luz artificial torna o ambiente mais intimista e tem também a função de limitar os espaços. Assim acabamos esta brilhante transformação que deixou a área irreconhecível.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista