Projeto de Renovação de Centro de Artes no Rio de Janeiro

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Projeto de Renovação de Centro de Artes no Rio de Janeiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Escolas ecléticas por homify Eclético
Loading admin actions …

Como levar jovialidade, modernidade e descontração a um ambiente artístico em que a criatividade é a essência do espaço? Este projeto de renovação do Centro de Artes Nós da Dança, no Rio de Janeiro. foi um desafio bem sucedido do escritório Maria Helena Torres Arquitetura e Design, sediado na mesma cidade.

A empresa já tinha sido responsável pelo projeto original do centro de artes e agora era preciso experiência e talento na decoração, que se revelaram em um ambiente em amarelo e preto, com mobiliário sustentável em pallets e madeira de demolição e soluções inteligentes para oferecer conforto e originalidade em espaços como a recepção, o corredor principal e os banheiros. Confira!

A empresa e o projeto

Recepção descolada Escolas ecléticas por homify Eclético
homify

Recepção descolada

homify

O projeto de renovação do Centro de Artes Nós da Dança, no Rio de Janeiro, foi desenvolvido pelo escritório Maria Helena Torres Arquitetura e Design, também sediado no Rio de Janeiro e que atende presencialmente no estado e como consultoria em todo o país via internet.

A empresa é comandada pela arquiteta Maria Helena Torres, que tem larga experiência em arquitetura de interiores residenciais e corporativos, design e detalhamento de mobiliário, além de atuar também em comunicação visual, produção gráfica, gerenciamento de projetos e design no ponto de venda. 

Com a grande demanda de projetos de reforma, revitalização e renovação de apartamentos e ambientes, a empresa estabeleceu que todo o trabalho deve interferir positivamente na qualidade de vida dos clientes e atender aos seus desejos e necessidades a partir de um briefing cuidadoso. Da mesma forma, a flexibilidade no atendimento e a diversidade de propostas possíveis procura oferecer diversas opções financeiras a cada cliente.

O projeto que apresentamos neste livro de ideias é especialmente interessante porque o escritório Maria Helena Torres Arquitetura e Design foi responsável pelo projeto original do espaço, que na época foi selecionado para o Prêmio de Arquitetura Corporativa, em São Paulo.

Renovar, 12 anos depois, um ambiente que o escritório já tinha projetado anteriormente colocava novos desafios que envolviam o reposicionamento da marca CAND, agora sob nova direção. O briefing atual propunha um espaço jovem, urbano e sustentável, em que as cores preto e amarelo fossem destaque.

O desafio que o projeto tinha pela frente era realizá-lo com a pouca verba disponível e durante as curtas férias da escola. A solução foi criar uma modulação cromática dinâmica e durável com a pintura preta das portas mais propensas ao desgaste e à sujeira. Por sua vez, a madeira foi o material escolhido para dar um toque natural nas paredes do banheiro e no mobiliário sustentável, feito de pallets, pneus velhos e latões. 

Recepção da escola de dança

Recepção da Escola de Dança Escolas ecléticas por homify Eclético
homify

Recepção da Escola de Dança

homify

A recepção da escola de dança é um espaço aberto para o atendimento, que apresenta uma grande área mesmo com a presença de um sofá em frente a outro. O clima descolado é garantido com móveis de madeira e pallet, que une o reaproveitamento de materiais ao conforto.

Um destaque do mobiliário é o sofá de costas para a escada, feito de pallet, tendo ao lado um latão em cinza e madeira. Já o balcão é feito com madeira de demolição, atrás do qual uma TV transmite eventos importantes relacionados à escola. Por fim, a recepção conta com um rebaixo para melhor distribuição da iluminação.

Entrada

Entrada com catraca com mureta corrediça Escolas ecléticas por homify Eclético
homify

Entrada com catraca com mureta corrediça

homify

Na imagem acima, vemos a entrada do centro de artes, no qual predominam as cores preta e amarela que conferem o ar moderno, jovem e descontraído. Merecem destaque as aplicações em preto na parede da frente e na parte superior da parede do corredor ao fundo.

A mureta feita em MDF branco normalmente fica encostada na catraca, cuja entrada se faz por meio de acesso digital. Na frente da parede amarela ao lado da catraca, criada para valorizar a marca CAND, encontra-se um sofá que combina um banco em madeira clara com um painel tipo deck.

Corredor principal

Corredor principal Escolas ecléticas por homify Eclético
homify

Corredor principal

homify

O corredor principal do espaço integra todas as salas e os banheiros. Mais uma vez, a paleta de cores tem como base o preto e o amarelo, mas agora acrescenta notas de cinza, branco e madeira.

Neste ambiente foram dispostos bancos amarelos com estrutura em pallet, que fica ao lado de um sofá preto, em uma combinação que alia o toque vibrante do amarelo à modernidade sofisticada do preto.

Atrás da mureta, estão ainda dois banquinhos redondos em preto e amarelo. O preto também é a cor do piso e de parte das paredes do corredor. Já, ao fundo, temos cadeiras brancas para contrastar. E, por fim, a caixa em que o ar condicionado é distribuído foi pintada de amarelo.

Final do corredor

Final do corredor Escolas ecléticas por homify Eclético
homify

Final do corredor

homify

Para terminar, mostramos o final do corredor, cuja parede pintada de preto contrasta com a madeira e o amarelo presentes no ambiente. A parede cinza, por sua vez, serve de fundo para um painel com fotos da companhia de dança, enquanto as mesas usadas em um dos seus espetáculos, dispostas, no espaço, convidam a conversas criativas.

Gostou deste projeto do escritório Maria Helena Torres Arquitetura e Design? Pois então conhece outros mais no perfil da empresa aqui na homify!

Gostou do projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!