Projecto de arquitectura paisagista – Carvoeiro

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Jardíssimo - Villa Cesteiros, Carvoeiro, Jardíssimo Jardíssimo Jardins modernos
Loading admin actions …

Um jardim é muito mais do que árvores e plantas. Se fosse apenas isso, qualquer mata ou terreno baldio seria chamado de jardim!

Um jardim é uma criação humana que mistura áreas plantadas com áreas construídas para atingir um delicado equilíbrio, que almeja atingir a beleza e potenciar a vivência do espaço. É na realidade uma criação de arquitectura paisagista, mas o que pode parecer algo simples é na realidade uma actividade complexa.

Garantimos que escolher as plantas certas para que formem um conjunto coeso no espaço e juntá-las da forma mais eficaz ou seleccionar os elementos certos para embelezar o espaço, entre muitas outras actividades, é bem mais difícil do que aparenta. Não é à toa que a arte da jardinagem tem raízes tão profundas na história da humanidade.

Ter como parceiro um profissional ou uma empresa de jardinagem com experiência e qualidade é uma mais-valia inestimável para conseguir o jardim perfeito para si e mais além, para conseguir mantê-lo!

Na homify temos os melhores profissionais das várias áreas ligadas à habitação e o jardim é uma parte integrante e fundamental de uma vivência agradável da arquitectura, por isso também temos os melhores profissionais de jardinagem.

A JARDÍSSIMO é um destes exemplos que já nos habituou a projectos de excelência, e nós adoramos. Hoje trazemos-lhe mais um dos seus projectos e temos a certeza de que não vai querer perdê-lo, tenha ou não um jardim!


A empresa e o projecto

A JARDÍSSIMO é uma empresa algarvia que presta um serviço super completo no que ao paisagismo se refere. Contando com uma equipa multidisciplinar e abrangente, a empresa faz projectos de arquitectura paisagista, a construção que os complementa (instalação de sistemas de rega, construção de pérgulas e patamares… ), manutenção de jardins e tratamentos fitossanitários (na prevenção e combate à praga do Escaravelho Vermelho das palmeiras). Presta serviços sobretudo na região do Algarve, embora seja capaz de expandir esta abrangência.

Foi em Vale do Milho, na zona do Carvoeiro, no Algarve, que a JARDÍSSIMO criou este imponente jardim. O espaço divide-se em dois patamares e a proposta passou por diferenciar cada um dos patamares com características únicas e distintas, mas simultaneamente harmoniosas entre si.

A construção

A casa que serve de ponto de partida ao projecto de arquitectura paisagista é uma casa típica desta região, com telhados de telha portuguesa, terraços debruçados para o jardim e chaminés rendilhadas. Está inserida num aldeamento muito bem cuidado no seu todo a que este jardim trouxe ainda mais refinamento.

Patamar de linhas geométricas

Nesta foto e na seguinte podemos apreciar o patamar trabalhado em linhas geométricas. Há uma clara intenção de criar áreas e espécies de destaque, que acentuam o jogo preenchido/vazio, e para isso usou-se um esquema de plantio em linhas rectas e chulipas em madeira. O relvado simples é no fim de contas o ponto de partida perfeito para melhor apreciarmos a centenária oliveira (uma da muitas utilizadas) e os cedros altos, que dão um sentido de verticalidade, com mais tridimensionalidade, ao esquema geométrico.

Patamar de linhas curvas e orgânicas

O patamar de linhas curvas é mais complexo e elaborado, com caminhos em que se curvam e entre-cruzam em formas fluídas e orgânicas, fazendo quase lembrar carreiros de formigas no meio da vegetação. Esta estratégia cumpre com a intenção de criar espaços mais intimistas.

A vegetação escolhida é óptima para este tipo de espaços, com grande resistência às condições atmosféricas e às regas pouco abundantes mas é também interessante, exótica, com cores e formas diferentes para obter uma imagem dinâmica. A cobertura do solo nas áreas plantadas – casca de pinheiro – é uma opção excelente não só devido à sua estética mas também porque ajuda a reter a humidade no solo.

Quer muito um jardim como este? Nós confessamos que também queremos!

Contacte já a JARDÍSSIMO no Parque Empresarial do Algarve Edifício Paris, 1ºAndar, Bloco 1, nº6 Estrada Nacional 125, em Lagoa, pelo telefone 282342069 ou em www.jardissimo.pt!

Quer ideias para manter o seu jardim? Então não perca também o artigo ’Manutenção de jardim: 8 dicas simples e essenciais!


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista