Soluções para banheiros pequenos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A solução ideal para espaços pequenos, está na criatividade. Não importa em qual cômodo seja, é pesquisando os melhores projetos do mercado que você terá as melhores soluções para deixar o seu espaço do jeito que você quer e, claro, que as pessoas admirem. Temas, objetos, cores, papéis de parede, tudo tem a sua função e pode trabalhar de uma forma a, até mesmo, dar a sensação de espaço maior no ambiente. Contar com profissionais talentosos também é uma excelente dica. E, para isso, sempre consulte os projetos desenvolvidos pelos profissionais homify. Entre estas pesquisas você irá se surpreender nas formas mais talentosas possíveis para dar ao seu ambiente o destaque que ele merece.

No entanto, um cômodo da casa requer um pouco mais de criatividade do que os demais. Isto porque o tamanho pequeno dos banheiros fica ainda mais apertado quando temos em conta que as peças obrigatórias do espaço devem ter sua vez. A adaptação em torno do vaso, pia, box, deve ser a melhor possível. E para cada adaptação, sempre há um truque, uma dica, que você poderá encontrar entre os nossos conteúdos publicados. Seja qual for o formato e estilo que você procura no seu banheiro, uma ajuda criativa é sempre bem-vinda.  

Por isso, se você, como muitas pessoas precisa de excelentes dicas para que o seu banheiro pequeno, estas soluções cairão perfeitamente. Atente-se aos detalhes das imagens. Sempre existem coisas que às vezes podem passar despercebidas, mas que fazem uma diferença incrível. Então é hora de seguir conosco por mais este Livro de Ideias incríveis e ver como as melhores soluções estão nos detalhes – detalhes estes, que você irá amar e certamente ajudarão muito no seu lar. 

Nichos embutidos

Quando o espaço para a decoração é pequeno, saber utilizar as paredes deixa as possibilidades mais ricas. As formas de deixar o banheiro mais espaçoso são muitas. As saídas criativas, amplas. Para deixar o espaço nas paredes melhor trabalhados, aposte na adequação de nichos embutidos. Além de ficarem belos e práticos, você ganha espaço e evita a utilização de outros itens que ocupam grande espaço, como armários. Neste belo projeto, o banheiro pequeno ganhou ainda a decoração em madeira pelo ambiente. Lindo e elegante. 

Decoração com pedras

Quando os espaços são menores, a saída para acertar em cheio na decoração é apostar na combinação de revestimento pelo espaço. Você pode usar espaços pré determinados em formatos geométricos para que o enfeite com as pedras possa ser utilizado de forma rica e criativa no pequeno banheiro. E, claro, a aposta nos revestimentos não dependem apenas da utilização da mescla de cores em pedras, você pode utilizar, por exemplo, pastilhas para enfeitar o local. 

Porcelana colorida

Assim como o revestimento em pedras visto anteriormente neste artigo, o revestimento de paredes embeleza o ambiente pequeno e aproveita o charme do espaço. Com espaços ao longo das paredes revestidas, o banheiro em estilo rústico, com paredes em cimento queimado fica incrivelmente bonito e contrastado. Estea é uma ideia praticável em qualquer projeto, sendo fácil, econômica e muito útil. A ideia veio dos paulistanos da Casa100 Arquitetura

Flores

Além das estampas nas paredes, outra forma de ganhar espaço no banheiro pequeno, é através de nichos ou objetos transparentes. Além de transparecer as paredes do ambiente, com estes objetos suspensos é possível alocar elementos de decoração importantes, como flores para embelezar e perfumar o ambiente, além claro, de funcionarem como purificadores do ambiente. O projeto foi realizado pelo escritório paulistano, Sesso & Dalanezi. 

Papéis de Parede

A decoração com papel de parede é rica porque a variedade nas estampas para a decoração são amplas e trabalham de acordo com a temática do ambiente. Em espaços pequenos, como o banheiro, o papel de parede pode dar diversas experiências sensoriais, como amplitude. Neste projeto, a escolha foi por um papel de parede com fundo branco que mantém estampas simples que lembram elementos da natureza. Ao fazer esta escolha, o profissional optou também por lembrar de pequenas flores no balcão. A escolha por elementos brancos, como no vaso, facilitam a combinação com os quadros decorativos instalados no banheiro. 

Pedras e natureza

Nada deixa o banheiro com o ar mais purificado do que a utilização de plantas no ambiente. Além de deixar o ambiente com o ar renovado, a utilização de plantas pode ser de maneiras diferentes, enriquece a decoração do ambiente. Para este banheiro, a escolha foi por uma parede de pedras naturais que abriga um vaso de plantas que cai delicadamente pelo corredor. O projeto encantador é do Studio VTX, de Curitiba (PR). 

Rústico

O estilo rústico é belo pelas formas de decoração que envolve elementos em uma aparência quase bruta. O estilo ganha destaque quando a composição é feita com elementos como o reboco grosso pintado, madeiras de demolição e outros componentes que enriquecem este estilo no ambiente. Neste exemplo, vemos como esta foi a solução perfeita para o pequeno banheiro. Com cores forte nas paredes, a decoração simplista ganha destaque pela aparência clássica que emprega ao ambiente. Elementos tradicionais como a pia, o vaso com tampa de madeira e a descarga vertical, acentuam com elegância o estilo escolhido para o espaço. Uma ótima forma de trabalhar com muita personalidade.

Pedras como revestimento

Como dissemos, as pedras são um elemento poderoso para dar muita personalidade ao ambiente. E quando falamos em ambientes pequenos, há de se valorizar muito a personalidade empregadas nestes locais. Neste projeto, vemos a força do revestimento como elemento poderoso para dar mais poder ao pequeno banheiro. O projeto belíssimo da Sroola Mancini Arquitetura, de São Paulo (SP) aproveita ainda a decoração com elementos brancos no ambiente, dando maior sensação de iluminação ao local.

Geometria alongada

A utilização de nichos e prateleiras suspensos auxilia no ganho de espaço e faz da praticidade um item essencial nos pequenos banheiros. Como a necessidade é ganhar espaço e, geralmente o banheiro abriga itens de higiene e limpeza, acomodar estes objetos da melhor forma, funciona de uma forma ótima. Além deste uso, os nichos podem servir como acomodações para plantas e outros objetos decorativos para o local. Neste projeto do escritório de Florianópolis (SC), a beleza dos nichos suspensos conversa perfeitamente com a cuba retangular e a mescla de cores entre o branco e o marrom.

Otimização do espaço

Por fim, deixamos uma dica prática e perfeita para o seu banheiro: sempre aposte na otimização do ambiente. Neste projeto, as pias uma ao lado da outra, deixam espaço para a circulação, enquanto o vaso sem a caixa de descarga libera espaço para a área do chuveiro. Houve ainda uma abertura lateral para que a banheira ficasse muito bem acomodada.

E você, também tem banheiro pequeno? Qual a sua dica?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!