Conjunto habitacional de 120 apartamentos com materiais ecológicos (França)

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Housing development Kerautret - Du Camp, OGGOstudioarchitects, unipessoal lda OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

A empresa de Arquitetura Oggo tem sede em Vila Nova Famalicão (muito em breve abrirá um novo escritório na cidade do Porto). Contudo, realizam obras em todo o continente, como também em França, tal como este projeto que foi realizado em Romainville. Os arquitetos da Oggo detêm um portfólio distinto na área, dentro do qual destacamos alguns projetos de habitação coletiva de grande escala em França, como o Projeto de Jean Jaurès ou o Projeto de Carnot. Em Portugal destacam-se a construção de moradias no Algarve realizadas em 2017/2018, em Guimarães em 2018 e os projetos de reabilitação no Porto em 2017. Enfim, pode espreitar as várias obras a partir deste link: aqui.

Este complexo habitacional Kerautret-Du Camp é um conjunto habitacional de 120 apartamentos, onde houve a preocupação de integrar materiais ecológicos, como a cortiça e o ripado de madeira. Sem dúvida características importantíssimas, uma vez que as questões de sustentabilidade estão na ordem do dia.

Se for investidor terá, com toda a certeza, curiosidade em ver mais detalhes desta construção. Caso seja uma pessoa particular, venha também descobrir o fantástico trabalho dos talentosos arquitetos da Oggo, porque a sua moradia irá ser muito mais do que alguma vez sonhou…

Acompanhe-nos!

Praça central do projeto de habitação colectiva Kerautret-Ducamp

Toda a linguagem arquitetónica procura integrar-se de forma coerente e contemporânea numa envolvente construída pouco uniforme, onde coexistem casas típicas francesas com rígidos blocos de habitação coletiva. Por isso, era importante criar um projeto harmonioso e que fluísse no horizonte. Os Arquitetos da Oggo pretenderam ser arrojados e inovadores sem, no entanto, entrar em conflito com as linguagens arquitetónicas vizinhas.

Os 120 apartamentos contam com uma grande praça central de uso comum. O desenho da praça é marcado pelo jogo de diferentes pavimentos, criando uma dinâmica visual incrível ao espaço. Os profissionais criaram ainda várias zonas de estar e espaços verdes com algumas árvores, de forma a proporcionar todo o conforto aos seus moradores.

Esta imagem do projeto mostra-nos o encontro da Rua Du Camp com a Avenida Pierre Kerautret. Pode verificar como o prédio se enquadra nesta vila. Houve uma grande preocupação para uniformizar esta nova arquitetura com tudo o que a envolve.



Passagem pedonal na praça interior com zonas de estar e espaços verdes.

Os vários apartamentos têm o privilégio de ter uma pequena praça interior, que permite criar um ambiente tranquilo e de bem-estar aos seus moradores. Além disso, cria naturalidade e luz aos espaços interiores.

Natureza

Os revestimentos e tonalidades são próximos da terra e natureza, por isso, usaram cores como o castanho, verde ou cinzento. Além disso, integraram materiais ecológicos como a cortiça e o ripado de madeira, que criam uma obra muito natural e mais amiga do ambiente.

O uso da madeira e da vegetação nas varandas permitem criar um ritmo ao longo de toda a fachada. Todo este conjunto habitacional fica muito mais natural dentro da vila, não causando aquele choque de bloco frio e impessoal.


A equipa da Oggo conseguiu criar um edifício com um enquadramento geométrico e dinâmico impressionante. Os vários recortes que desenham as varandas são suavizados pelos ripados de madeira e vidro, criando uma leveza incrível a estes prédios.

Além disso, pode aqui verificar a integração de elementos vegetais em coberturas, varandas ou paredes verticais. Elementos amigos do ambiente e que criam um ambiente muito mais agradável aos seus habitantes.


Dinâmica

Para a Oggo é importante criar projetos arrebatadores, que se distinguem dos demais, por isso, cada pormenor faz toda a diferença no resultado final. Assim, para este projeto, os Arquitetos optaram por criar fachadas ritmadas, que estão organizadas em torno da praça central.



Entrada no conjunto habitacional.

Passagens sob os volumes para acesso à praça.

Piscina

Este projeto pretende valorizar os espaços verdes e utiliza a vegetação em proximidade com o construído.

Se pensa ter visto tudo, ainda falta a melhor parte! De facto, até foi criada uma piscina e um espaço de bem-estar de uso comum, no edifício mais alto.



Varanda com vegetação

Os apartamentos possuem amplos espaços exteriores, onde a luz e a vegetação se aproximam dos espaços de habitação. Aqui, ninguém tem a sensação de viver em plena cidade, na região da Ilha de França.



📌 Se ficou interessado com o conceito do atelier OGGO, então não hesite em entrar em contacto com a empresa:

  • 233 Rua do bairro |4775-444 Nine |Vila nova de Famalicão
  • [PT] +351 965 090 494 – [FR] +33 6 71 47 08 29
  • contact@oggostudio.com

Planta de coberturas

Terminamos com a planta de coberturas deste complexo habitacional, no qual pode ver detalhadamente os espaços verdes e os respetivos edifícios.

Recomendado: Projecto de arquitectura de prédio minimalista com a natureza em redor (V. N. de Famalicão).



Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista