Casa de madeira mais do que linda

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O que uma casa construída em uma encosta de inclinação acentuada nos lembra? No Brasil estamos acostumados com tragédias como os desabamentos de casas situadas em encostas. Todos os anos durante o período de chuvas somos confrontados com a repetição das mesmas tragédias, que além de vitimarem pessoas vulneráveis e inocentes, produzem ideias distorcidas da ocupação do solo. Podemos dizer que a principal causa destas tragédias é a negligência, pois a essência de qualquer encosta é ruir, se considerarmos válida a lei da gravidade. Se em cada projeto fosse aplicado todo o conhecimento técnico disponível, no caso das encostas, análises de engenheiros geotécnicos, estas construções poderiam ser evitadas ou construídas com a tecnologia adequada. Portanto, o problema não é construir em áreas de risco. O problema é negligenciar o conhecimento científico. Se respaldado por um geotécnico, a casa em uma encosta pode oferecer segurança e não riscos. 

Homify apresenta hoje uma casa de madeira mais do que linda, situada no alto de uma encosta. Denominada Maison Cardaillac, localizada na França, a residência é composta de dois volumes retangulares que repousam sobre o terreno de forte inclinação, desafiando a gravidade e a nossa intuição. O projeto é de autoria do estúdio Hugues Tournier Arquitetura que concebeu o edifício considerando variáveis fundamentais como o enquadramento das vistas para a paisagem, a trajetória do sol, o diálogo com as construções vizinhas e, claro, as condições naturais do terreno. 

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa de madeira super moderna e prática? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de madeira incrível, que se adapta às condições adversas do terreno e proporciona aos moradores ambientes intimistas, práticos e vistas mais do que privilegiadas.

Implantação no terreno irregular

A princípio, a inclinação deste terreno nos causa uma certa apreensão, que foi dissipada por um profissional qualificado. Partindo do princípio primordial da segurança, antes de comprar um terreno, principalmente situado em uma encosta, consulte um profissional técnico habilitado para analisar a viabilidade de uma construção neste terreno. Pois todos sabem dos riscos das construções irregulares e sem acompanhamento de profissionais capacitados.

A residência é composta de duas caixas, revestidas de ripas de madeira verticais. A caixa inferior está encravada no terreno e serve de apoio para a caixa superior, que é caracterizada pelas superfícies opacas, de modo a proteger a privacidade dos moradores e bloquear os ruídos vindos da estrada que passa bem diante da casa.

Fachada posterior

A imagem da fachada posterior evidencia a preocupação com a orientação e a prioridade dada para as vistas ao sul. Todos os ambientes da casa, os espaços sociais, abrigados no volume superior, e os espaços íntimos, situados no bloco inferior, estão voltados para o lado sul, de modo a tirar proveito da luz natural, menos intensa, e das vistas privilegiadas da paisagem. Com a implantação da casa em uma cota mais baixa em relação ao nível da rua, a residência acabou contribuindo também para que as casas situadas no outro lado da encosta desfrutassem das mesmas vistas privilegiadas. A área de lazer e a piscina estão protegidas dos olhares externos pelo bloco superior.

Living room

Vale ressaltar que a forma da edificação, marcada por traços simples e legíveis tem por objetivo contrastar com as vilas vizinhas de geometria heterogênea e telhados de inclinação acentuada.

O living room abriga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, espaços amplos e integrados que se abrem para o terraço e para a paisagem circundante. Um dos destaques do ambiente é a lareira a lenha de ferro, na cor preta, que dá um toque rústico ao ambiente e aquece o ambiente nos dias de frio.

Sala de jantar e estar

Com exceção da cozinha, os demais espaços de convivência são delimitados pelo mobiliário, já que não há divisórias entre os ambientes. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar redonda e de cadeiras feitas de ferro, que podem migrar para o terraço nos dias de festa, agregando versatilidade ao projeto. A sala de estar é composta de um sofá em forma de L de cor bege e de uma mesa de centro com tampo de vidro. O mobiliário de design simples e as cores neutras visam a destacar a vista para a paisagem natural circundante.

Cozinha

A casa é um dos destaques do projeto de interiores. A aposta na combinação de cores preto e branco é uma receita infalível. A cozinha conta com armários planejados de madeira embutidos, na cor preta, e uma bancada de madeira que se estende para formar uma mesa de apoio, cujas cadeiras de estrutura metálica e assentos de policarbonato, na cor azul, dão um toque de sofisticação ao ambiente. Três pendentes transparentes com luzes de LED complementam o décor da cozinha, que combina funcionalidade e elegância.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Dormitório

Os dormitórios estão situados no bloco inferior. No bloco inferior as janelas são mais horizontais de modo a enquadras as vistas da paisagem natural existente na parte sul do terreno. A área íntima ganhou piso de madeira de modo a realçar a sensação de aconchego e cores personalizadas para dar a cada ambiente uma personalidade própria. Neste dormitório, a cor azul traz calma e tranquilidade e um toque jovial ao ambiente. Os móveis de madeira com acabamento em laca branca agregam funcionalidade e elegância ao ambiente.

Área externa

Além de garantir um arranjo mais estável para a implantação do edifício, a composição volumétrica com dois blocos sobrepostos, sendo o bloco superior menor, resultou na criação de um amplo terraço, que desfruta de uma atmosfera privativa e de vistas privilegiadas para o entorno. Além de um espaço ao ar livre, o terraço é a área de lazer da casa, onde os moradores podem receber amigos e familiares ou simplesmente desfrutar de um belo dia ensolarado.

Piscina

No amplo terraço foi possível a criação de uma piscina, a grande atração da área de lazer. A piscina foi construída no nível do living room e em um nível mais elevado em relação ao terraço. Desfrutando da melhor orientação, lado sul, a piscina recebe sol durante todo o ano.

Para você que aprecia casas de madeira, selecionamos mais uma casa de madeira simplesmente deslumbrante. Para apreciar, clique aqui.

Você construiria uma casa em uma encosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!