DIY: Ideias sustentáveis para viver bem!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Um ser humano não necessita de muito para viver bem. Muitas pessoas buscam maneiras para viver bem com a natureza a volta e reduzir seus gastos de orçamento e ainda economizar ou ganhar um dinheiro extra.

Em mundo onde a era do aquecimento global, e a questão ambiental deixou de ser somente noticia, hoje em dia é possível aplicar em casa soluções mais amigáveis ao meio ambiente. Muitas vezes uma ideia ecologicamente correta pode representar bem estar e economia no seu bolso.

Para viver bem, compartilhe e faça pequenas mudanças. Atos inteligentes lhe permitirão desfrutar de bons momentos em seu lar e viver uma vida mais leve e longa.

Neste artigo, você vai encontrar algumas ideias para novos projetos que você deve aplicar na sua casa e consequentemente na sua vida. Confira!

Crie seu prórpio jardim de hortaliças

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins modernos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

Possuir no quintal de casa uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças, além de uma atitude sustentável e fazer bem a saúde, é uma ideia bastante econômica. Organize na área externa da sua casa ou até mesmo na varanda do seu apartamento, as plantas e temperos favoritos para cultivar. Para manter uma horta bonita com alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa, basta produzir um composto feito de materiais descartados de cozinha e horta, produzindo o chamado adubo verde.

Esta área externa é um projetos desenvolvido por Línea Paisagismo. Cláudia Muñoz.

Energia solar

Use o benefício da natureza ao seu favor. Instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para o seu bolso e para o meio-ambiente. Instalar energia solar em uma residência ou empresa já é acessível

Os painéis fotovoltáticos são dispositivos que convertem a energia solar em energia elétrica. Quando aplicados no teto da casa, ajudam a coletar a luz do sol, gerando energia para o funcionamento dos eletrodomésticos como a geladeira,  a televisão, computador. Há ainda opções portáteis que funcionam com a energia solar, como carregadores para telefones móveis e outros aparelhos. Esta ideia oferece economia no consumo de energia da casa e ainda fazem bem ao meio ambiente. 

Pinte a sua casa

Renove o visual da sua casa. Pintar a sua própria casa, além de ser uma maneira econômica para o seu bolso, pode se tornar uma tarefa simples e também prazerosa. Organize com a sua vizinhança, um dia para que todos pintem suas casas, esta é uma maneira gostosa de permitir a integração entre os moradores das casas do bairro. 

As casas com pinturas em ricas é um projeto desenvolvido por GAAPE- Arquitectura, Planeamento e Engenharia LDA. 

Crie o mobiliário utilizando materiais recicláveis

Varanda, alpendre e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Das Sofa Hermann

palettenmoebel.at

Uma das formas de colocar em prática a sustentabilidade é fazendo móveis para a casa com materiais reciclados. Reaproveitar está na moda e peças DIY, ganham cada vez mais espaço na decoração moderna. Crie um ambiente aconchegante com peças criativas e que harmonizem com a decoração do seu lar.

Preserve a natureza ao seu redor

Umas das maneiras de cuidar do meio ambiente a nossa volta, é encontrar soluções para protege-lo. A busca por uma arquitetura mais verde e  maior proximidade com a natureza é o desejo de muitos moradores pelo mundo. Em algumas construções é possível ver que a construção se adapta a natureza de forma inteligente. Projetar a estrutura da casa ao redor de uma árvore, é uma maneira bonita de respeitar a natureza e um grande ato sustentável. 

Construa um muro verde ou painel vertical

Espaços comerciais  por Architettura & Servizi
Architettura & Servizi

vertical garden in office

Architettura & Servizi

O jardim vertical é uma excelente ideia para quem deseja suprir a falta de áreas verde, quando se vive nos grandes centros urbanos. Além de servir como uma maneira de neutralizar a temperaturas do ambiente, ainda se torna uma ótima alternativa para enfeitar ambientes como sala de estar ou as  áreas externas. Aplicar um painel modular simples do tipo faça você mesmo, permite que você componha o seu jardim com suas plantas favoritas e no formato que você desejar. 

Crie e venda sua própria arte

Jardim  por Dodeka
Dodeka

Dodeka Design

Dodeka

Que tal criar peças decorativas utilizando ideias simples e executando -as com delicadeza e carinho? Apostar em desenvolver acessórios feitos à mão, são uma maneira simples e prática para trazer utilidade e também enfeitar a casa. Se você é adepta dos trabalhos manuais, utilize seu talento  e compartilhe com o mundo suas ideias e ainda garantir um lucro no fim do mês. 

Estes belos vasos de plantas. são acessórios de jardinagem produzidos por Dodeka.  

Gostou das dicas para viver bem? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!