10 estantes geniais para a sala

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Livros, revistas, discos, filmes, lembranças de viagem, presentes recebidos, objetos de decoração. Todos estes elementos buscam um lugar comum para se alojar: uma estante na sala. Muitos dizem que a estante é o retrato da memória dos moradores. Difícil discordar.

Objetos dos mais versáteis dentro da decoração de uma residência, as estantes podem existir independente de outras peças do ambiente ou integradas à home-theaters, balcões ou painéis. Não importa. A estante tem uma função das mais importantes dentro de uma residência, e alinhar sua funcionalidade ao projeto de design proposto para sua sala de estar é um desafio dos mais saborosos.

Como não estamos aqui para mostrar projetos convencionais, o homify traz para você, neste artigo, alguns modelos de estantes realmente diferenciados e criativos, com propostas tão ousadas quanto sofisticadas. Fique de olho: seu livro pode ter um novo lugar para ser armazenado da próxima vez.

Nichos

Aqui temos mais uma estante moderna para sala que trabalha com elementos simples para criar uma peça inspiradora e elegante. O projeto em questão traz diversos nichos de madeira com revestimento branco distribuídos de forma quase aleatória pela parede. Mas não se engane. Esta suposta aleatoriedade esconde um projeto de design dos mais sofisticados, criando um ambiente que respira criatividade e cultura. Uma das grandes vantagens de se trabalhar com nichos é que, eventualmente, novos elementos podem ser adicionados à peça principal, de acordo com a necessidade do morador.

Modulares

Casa  por Ociohogar
Ociohogar

Estantería Joker de Cattelan Italia

Ociohogar

Estas estantes modulares para sala de estar tem na praticidade e na mobilidade seus principais diferenciais. A cor vermelha faz com que a peça seja naturalmente destacada em qualquer ambiente, mas seu design moderno e um tanto despojado oferecem uma experiência única em termos de solução de decoração. Os nichos que compõem a peça são dispostos em alternância. A distância e a posição de cada uma destas peças fica a critério do designer ou do cliente, o que permite as combinações mais interessantes no ambiente em que ela estiver disposta.

Inclinada

Mais um design ousado de uma estante para sala. Neste projeto do escritório Rodrigo Maria Arquitetura + Design, de Fortaleza – CE, a estante é formada a partir de painéis de madeira encaixados de forma a se estruturar em diversos ângulos irregulares, quase como um castelo de cartas de baralho. Reparem como algumas superfícies são francamente inclinadas, criando uma sensação de dinamismo e movimento poucas vezes vista numa peça como uma estante. Apesar de toda a inovação no formato, a estante trabalha com cores básicas, leves, de forma a não competir com sua estrutura tão ousada quanto sofisticada.

Na escada

Muitas vezes o projeto de decoração não encontra um espaço adequado para estabelecer uma estante para a sala. Nestes casos, a criatividade é o que deve falar mais alto. Neste caso, por exemplo, temos uma estante que se alojou logo abaixo do vão da escada. Nesteloft de inspiração moderna, os ângulos formados pelos degraus da escada criam uma espécie de moldura para a estante, que abriga não apenas livros, mas quadros, objetos de decoração e até uma mini adega. Com isso, os moradores ganham um espaço extra para guardar suas lembranças e ainda contam com uma peça das mais charmosas em sua residência.

Prateleiras

Aqui temos a prova de que não é preciso muito para criar um estante das mais diversificadas e interessantes – e ainda trazer para a casa um ar de sofisticação e estilo. Trabalhando com prateleiras pesadas de madeira, este projeto de design ocupa toda a parede de forma integral, mas sem perder o tom de leveza característico do ambiente. Com uma inspiração quase minimalista em sua estrutura, esta estante para sala é um colírio para os olhos e uma constante lembrança aos moradores de quão rica e diversificada a vida pode ser.

Biblioteca

A peça de madeira que compõe esta estante para sala é uma estrutura de composição simples, mas absolutamente prática e funcional em sua proposta. Localizada em uma sala de toque moderno e clean, a estante de madeira escura funciona como um contraste tão curioso quanto elegante. Algumas poucas prateleiras recebem livros, objetos de decoração e skates. O toque de charme dessa bela peça é a escada deslizante, capaz de alcançar os pontos mais altos da estante sem esforço dos moradores, quase como numa biblioteca de verdade.

Metal

Aqui temos uma estante para sala que tem sua inspiração vinda diretamente das bibliotecas de colégios, aquelas com estruturas de metal onde se guardavam as coleções que as crianças levavam todo dia para casa. A proposta aqui é justamente reinventar a funcionalidade desta peça, colocando-a como elemento fundamental da decoração da sala de estar. Ao trazer para a sala de estar uma peça que poderia ocupar uma biblioteca escolar, o projeto de design oferece uma revisão das mais intensas de nossos valores e memórias do passado.

Home Theater

Como dissemos, as estantes para sala podem ser peças únicas ou podem se integrar a outros elementos da decoração. Neste caso, temos a estante como parte do home theater desta sala tão simpática quanto acolhedora. Aqui não há meio termo. A estante é completamente ocupada com elementos de decoração, lembranças de viagem, bonecos e bonecas, livros, quadros e tudo mais que puder ficar neste local. Como dissemos, mais do que uma peça de design, a estante é o retrato da memória dos moradores. Nada mais justo que lotá-la com tudo aquilo que se ama.

Espiral

Este é um dos projetos mais ousados para estantes que temos aqui no homify. O formato espiralado parece inspirado nas memórias dos moradores, momentos que vêm desde lá do passado até os dias de hoje. Não é uma peça que propõe a ser simples, visto que as prateleiras também seguem uma linha curva, deixando toda a estante com a ilusão constante de movimento. Mesmo os livros ou revistas que sejam aqui colocadas também estarão em posição inclinada. Com tudo isso, essa estante em espiral é um desafio para os olhos e para o espírito, mas poder ficar perto dela é uma recompensa e tanto.

Painel

Sala de estar  por Komat

Finalizamos nosso passeio pelas estantes mais inusitadas com um projeto de concepção e montagem simples, mas absolutamente complexo em sua proposta. Aqui temos um painel de madeira no qual diversas mini prateleiras estão distribuídas ao longo de sua superfície. Posicionadas de forma estratégica, estas prateleiras permitem que os livros possam ser colocados da maneira que se achar mais conveniente, sejam em pé ou deitados. A composição é tão inteligente que algumas prateleiras funcionam como aparador, dando uma dupla funcionalidade a peças tão singelas.

O que você achou estas estantes? Mande para a gente a sua opinião ou sugestão de artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!