Igreja antiga convertida em casa moderna

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Imagina viajar para o interior para curtir a atmosfera rural e tranquila e do campo e se hospedar em uma capela? Isto mesmo, na cidade de Forest-in-Teesdale, no Reino Unido, encontramos esta simpática e linda igrejinha feita de tijolinhos, à beira de uma estrada rural, que foi completamente reformada e convertida em uma casa de férias luxuosa.

Homify apresenta a extraordinária The Chapel, ou a capela, em português, reformada e repaginada pelo estúdio Evolution Design. Localizada em uma área rural deslumbrante, a poucos passos da famosa cachoeira High Force, a capela foi reformulada para acomodar com todo conforto e requinte turistas em busca das atrações do eco turismo local, que inclui caminhadas, ciclismo, escalada e pesca. Mas o turista pode também simplesmente relaxar e curtir o conforto e o estilo único da capela e a atmosfera tranquila do seu entorno. Seja qual for a programação, hospedar-se nesta capela é uma experiência magnífica.   

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa de férias incrível? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Capela, vencedora do prêmio de melhor propriedade do Reino Unido de 2015. As imagens são de autoria de Chris Humphreys Fotografia.

Edifício histórico

Quem passa por esta estradinha rural na bela North Pennines não pode sequer imaginar que esta simpática igrejinha feita de pedras abriga uma hospedagem deslumbrante, que combina o seu tecido histórico com um projeto de interiores contemporâneo e luxuoso. É bastante comum encontrarmos no Reino Unido pequenas igrejas em estado de abandono. Estas igrejas atendiam as pequenas comunidades rurais que antigamente existam nestes locais. Esta capela estava vazia por muitos anos e em estado de abandono, até que foi adquirida com a ideia de ser reformada e convertida em uma hospedagem boutique. A propriedade tinha sofrido bastante com a entrada de água e umidade, que contribuíram para acelerar a degradação das paredes, dos acabamentos e da estrutura da cobertura. A instalação da rede de tratamento de esgoto foi uma das primeiras tarefas para trazer esta antiga capela de volta à vida e para permitir a conversão desse edifício histórico em um alojamento de férias.

Fachada principal

Antes da elaboração de qualquer desenho, o telhado foi substituído e portas e janelas foram instaladas para estancar o edifício. Após estas medidas, os trabalhos de repaginação tiveram início tendo em vista o desejo de converter a capela em uma hospedagem charmosa e estilosa para acomodar até sete pessoas. Uma das principais características do projeto é a preservação da essência do edifício histórico. A fachada foi inteiramente preservada, exibindo inclusive o desgaste do tempo em suas superfícies revestidas de pedras e as janelas de madeira, originais do século XIX, que passaram por reparos e ganharam uma nova cor, mais vibrante.

Living room

O interior da hospedagem é mais do que surpreendente. Além da surpresa de se entrar em uma igreja e encontrar uma casa totalmente equipada, o aspecto contemporâneo e despojado do interior salta aos olhos. A hospedagem conta com uma cozinha ampla, sala de estar, quatro dormitórios e uma casa de banho de luxo. Precisa mais, para umas férias inesquecíveis em um ambiente campestre bucólico e fascinante?

Cozinha e sala de estar estão integrados. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira e dois bancos alongados, com almofadas, que acomodam até oito pessoas. A cozinha é composta de armários planejados de madeira e uma bancada em forma de U, com tampo em madeira, que dialogam com a estrutura de madeira aparente do telhado e dão um toque rústico ao edifício. A parede revestida de azulejos com desenhos em preto e branco dão um toque colonial e personalidade ao ambiente.

Sala de estar

A ideia do projeto de interiores era criar um espaço moderno e com uma linguagem tradicional que contemplasse o caráter histórico da capela e capaz de atender a uma ampla gama de clientes. De acordo com o designer Paul King, a escolha dos móveis e materiais de acabamentos refletem esta ideia. O projeto, portanto, optou por materiais tradicionais para dialogar com a paisagem circundante e com o aspecto histórico do edifício. Além do piso de madeira, a sala de estar conta com móveis de madeira, duas poltronas de design clássico e dois sofás de design contemporâneo, que visam a criar uma atmosfera residencial de modo a deixar o ambiente mais aconchegante aos hóspedes.

Lareira

O entorno da capela reserva inúmeras atrações aos turistas e visitantes. Mas para quem curte apenas relaxar em um ambiente tranquilo e aconchegante, a capela oferece toda comodidade. Você pode ler um libro ao sabor do vinho e no calor da lareira de ferro ou contemplar as vistas da paisagem campestre circundante, emolduradas pelas janelas em arcos de estilo gótico. Ao invés dos vitrais coloridos, a luz natural invade o ambiente sem decomposição cromática.

Uma tela de cores fortes e saturadas, inspiradas na arte pop, dá um toque de personalidade e requinte ao ambiente.

Dormitório

Para otimizar o espaço e criar acomodação para sete pessoas, o projeto criou um mezanino, que abriga três dos quatro dormitórios, tirando proveito do pé-direito avantajado. Os arquitetos se certificaram antes de que a construção do mezanino não iria obstruir nenhuma janela. Com a criação dos quartos no mezanino, o telhado teve ganhar algumas janelas. O espaço não lembra o interior de uma capela, senão um ambiente compacto e confortável, com mobiliário embutido, built-in, com superfícies predominantemente brancas, que realçam seu estilo contemporâneo e sofisticado.

Banho luxuoso

O banho de luxo também conta com materiais tradicionais, como o revestimento em azulejos até meia parede. Mas também conta com toques modernos, como o papel de parede de aparência desgastada e com piso cerâmico que imita madeira. Mas o maior destaque do ambiente é a luxuosa e magnífica banheira clássica com suportes metálicos e brilhantes, que realçam o conforto e o requinte do ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Você reformaria uma igreja pra convertê-la em sua residência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!