Rústica por fora, moderna por dentro

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
D House, Rúben Ferreira | Arquitecto Rúben Ferreira | Arquitecto Casas modernas
Loading admin actions …

Apesar da homify 360º se dedicar a apresentar-lhe, maioritariamente, projetos de arquitectura já executados, atualmente existem excelentes ferramentas de visualização 3D que nos permitem ter uma visão bastante aproximada do que virá a ser a sua materialização.

É com base nestas ferramentas, que hoje lhe trazemos um estudo desenvolvido para uma habitação situada numa pequena cidade do interior central do nosso país. A partir de uma construção tradicional foi realizado um estudo de remodelação e modernização, possibilitando um ajuste às vivências da atualidade sem comprometer a sua identidade original.

Tanto o estudo como a modelação 3D foram desenvolvidos pelo arquitecto Ruben Ferreira, em parceria com a equipa do MASP – Arquitectura. Apesar de muito jovem, Ruben Ferreira tem trabalhado e estagiado com importantes profissionais ligados à arquitectura e urbanismo e desenvolver vários trabalhos interessantes.

Venha connosco e fique a conhecer mais um projeto 100% português a partir ferramentas verdadeiramente contemporâneas.

Contexto

Situada numa pequena freguesia do município de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, a região é envolvida por alguns pontos de interesse cultural e as típicas paisagens verdes e montanhosas do centro de Portugal. Apesar de desatualizada face às vivências dos dias de hoje, a construção apresentava uma tipologia arquitectónica modesta, em tijolo de pedra, digna de ser preservada.

Intervenção

Dadas as características mais tradicionais da construção, os arquitectos optaram por se focar na remodelação dos interiores, que acabou por se estender à transformação da fachada posterior. Deste modo, foi possível manter a fachada principal e tradicional da casa, criando uma varanda que permite que os espaços, muito fechados sobre si mesmos, respirem e se relacionem com a envolvente.

Interiores

Ao nível dos interiores os arquitectos procuraram libertar os espaços da atmosfera mais escura e pesada da construção tradicional, tornando-o mais leve. Apenas foi mantida a compartimentação estritamente necessária tornando os espaços mais amplos, que combinados com novos materiais mais claros, acabaram por alterar significativamente a luminosidade das divisões.

Sala de estar e cozinha

A zona da sala de estar e cozinha/kitchenette é marcada pela presença de duas grandes janelas de iluminam abundantemente os espaços. Apesar das bancadas e maioria dos revestimentos da zona de cozinha sejam em tons claros, o ambiente equilibrado pela integração de uma parede em madeira que atravessa os dois espaços e os torna mais acolhedores. O sofá introduzido na zona de estar segue a mesma lógica, materializando-se em preto, assume-se como elemento contrastante perante os tons claros dos revestimentos.

Quarto

O ambiente criado nos quartos não podia ser mais adequado à funcionalidade desta divisão. Optando-se por tons neutros e claros, foi possível criar um ambiente despojado e relaxante sem comprometer a atmosfera mais calorosa e acolhedora desta divisão. Assim, as paredes brancas, que prevalecem em todo o apartamento, são equilibradas com a introdução de uma madeira clara numa nota mais rústica.

Casa de banho

A casa de banho é, sem dúvida, a nossa divisão favorita. Luminosa e espaçosa, esta divisão enche as medidas à grande maioria dos portugueses. Os lavatórios ultra modernos apoiam-se numa bancada em madeira criando um conjunto verdadeiramente harmonioso. O espelho e paredes brancas acabam por multiplicar a iluminação proporcionada pela grande janela que acompanha o espaço.

Detalhe e transformação

Como acontece na maioria dos projetos que se debruçam sobre a remodelação dos interiores, foi a atenção aos detalhes que qualificou o projeto. Um esforço por modernizar uma habitação, que através de intervenções simples, transformou completamente o espaço.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista