12 Tipos de revestimentos de parede para renovar sua cozinha

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

12 Tipos de revestimentos de parede para renovar sua cozinha

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa Horto OBM 79: Cozinhas pequenas  por Maria Claudia Faro,Rústico
Loading admin actions …

Atualmente a cozinha é vista como mais um dos ambientes sociais da casa, principalmente porque os projetos de arquitetura modernos (no sentido de atuais) trazem a cozinha integrada com as salas de estar e de jantar. Então, esse cômodo da casa também passou a receber mais cuidado quanto ao mobiliário, à iluminação e aos revestimentos das paredes.

Com isso, surgiram no mercado diversos tipos de revestimentos de parede para cozinha que também podem ser aplicados em outros cômodos da casa, deixando tudo em perfeita harmonia e com a facilidade de encontrar o modelo perfeito para o estilo de vida e a personalidade de cada pessoa.

Se você está em busca de inspirações, seja porque está construindo ou apenas renovando sua cozinha, veja 12 lindas ideias propostas pelos arquitetos de interiores cadastrados na homify antes de fazer esse investimento.  

1. Pastilhas de vidro

APARTAMENTO EM COPACABANA - RUA DOMINGOS FERREIRA: Cozinhas  por Maria Helena Torres Arquitetura e Design,Moderno
Maria Helena Torres Arquitetura e Design

APARTAMENTO EM COPACABANA – RUA DOMINGOS FERREIRA

Maria Helena Torres Arquitetura e Design

As pastilhas de vidro são especialmente recomendadas para áreas molhadas como banheiros, lavanderias e áreas de festa com piscina. Mas na cozinha, principalmente na rodabanca da pia que também molha, as pastilhas são muito bem-vindas. Você pode escolher entre diversas cores e não vai gastar muito porque elas ficam mais interessantes como um detalhe, não para revestir a parede inteira.  

2. Azulejos coloridos

_IN Panamby: Cozinhas  por ARQ_IN ,Moderno
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

Os azulejos são placas de cerâmica que certamente você conhece, pois são muito antigas e usadas como um dos principais revestimentos nas residências, tanto nas paredes quanto nos pisos. Mas a renovação dos modelos de azulejos no mercado é constante para acompanhar as tendências que vão surgindo. Atualmente, fazer uma parede com azulejos coloridos ou em formas geométricas está em alta. Veja nessa imagem como os azulejos em branco, azul e amarelo deixaram a cozinha graciosa e acolhedora.  

3. Parede lousa

A parede lousa também é uma tendência incrível que milhares de pessoas estão aderindo quando a ideia é fazer uma decoração de cozinha mais despojada e leve. Você pode tanto comprar uma tinta própria para escrever com giz quanto um papel de parede com essa mesma finalidade. Nessa parede as pessoas da casa podem interagir deixando recados e desenhos. Mas se quiser um modelo pronto, pode comprar um papel que já venha estampado imitando a risca de giz.  

4. Pedras naturais rústicas

COZINHA ÁREA DE LAZER: Cozinhas pequenas  por Maria Claudia Faro,Rústico Tijolo
Maria Claudia Faro

COZINHA ÁREA DE LAZER

Maria Claudia Faro

As pedras naturais rústicas ficam lindas para cozinhas nesse estilo campestre ou mesmo para mesclar o rústico com o moderno. Muitas vezes a estrutura de uma casa mais antiga é de pedras, então fica mais fácil aproveitá-la na renovação. Mas se não for o caso, a parede pode ganhar um revestimento que simula as pedras rústicas para ser bem prático e mais barato, sem necessidade de reforma.  

5. Pastilhas em aço inox

Somente com um passar de olhos é difícil distinguir as pastilhas de vidro dos modelos de aço inox. Aliás, existem diversos materiais de pastilhas, como cerâmica, variações nos tipos de vidro, as de pedra, de aço inox, alumínio, de cobre, madrepérola e tantas outras. Elas se diferenciam em aspectos que vão desde a resistência até o efeito estético, sendo que de inox são mais resistentes do que as de vidro, nesse caso. Logo, também são mais caras.  

6. Tijolos aparentes

Os tijolos aparentes são usados basicamente com a mesma finalidade estética das paredes de pedras naturais, conferindo um aspecto rústico ao ambiente. Atualmente os tijolinhos à vista fazem parte dos projetos em estilo industrial juntamente com o cimento queimado, a madeira e tubulações aparentes. Também é possível obter esse efeito usando papel de parede na cozinha.  

7. Ripado de madeira

Os ripados de madeira são bem interessantes para decorar algumas paredes da cozinha e até para fazer divisórias vazadas, criando uma separação sutil entre a cozinha e a sala quando elas são integradas. Aliás, é uma opção funcional porque mantém a circulação de ar entre ambientes e não bloqueia a passagem de luz, seja natural ou artificial.  

8. Placas de gesso 3D

Essas placas são peças com um bom custo-benefício e deixam a cozinha cheia de personalidade. Aliás, ficam lindas em qualquer cômodo. A maioria é branca, mas você encontra lindos modelos com tons pastéis em degradê para criar desenhos na parede. São peças leves e que podem ser instaladas sem ajuda profissional, basta pegar o jeito de aplicar a cola própria.    

9. Papel de parede

Cozinhas  por homify , Moderno

O papel de parede também chegou ao mercado brasileiro com a proposta de facilitar as renovações de ambientes com praticidade e baixo custo. Os modelos de materiais e estampas são incontáveis e os tipos autoadesivos permitem que você os instale rapidamente, sem sujeira e sem precisar contratar um serviço especializado, caso não queira.  

10. Lambri de madeira

Lambri é painel em francês. A madeira é uma das matérias-primas para esse elemento que serve principalmente para preencher partes específicas da parede, como da metade para baixo. Sua principal função quando foi criado era de ser um revestimento extra para melhorar a proteção térmica nas regiões geladas da Europa. O efeito estético traz um ar de sofisticação bem interessante.  

11. Ladrilho hidráulico

Estímulo Urbano: Cozinhas  por Studio Ideação,Clássico
Studio Ideação

Estímulo Urbano

Studio Ideação

Parecido com o revestimento de placa cerâmica em um primeiro olhar, o ladrilho hidráulico é feito de cimento e pintado de forma artesanal, o que faz dele um material mais resistente e, consequentemente, com um valor agregado um pouco elevado. Ele não é tão prático de instalar, mas o resultado é duradouro e fica lindo em diversos estilos de cozinhas.  

12. Azulejo de metrô

Por fim, os azulejos de metrô são peças cerâmicas em formato retangular, geralmente brancos, pretos ou azuis, que trazem um visual retrô para a cozinha. Aliás, é nesse ambiente que ele fica mais bonito e, como é uma peça lisa e discreta, é uma opção para quando quiser manter um revestimento duradouro e atemporal, podendo modificar a decoração várias vezes sem se preocupar com as paredes.   

Qual desses revestimentos você colocaria na sua cozinha?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!