Antes e depois: uma reforma para iluminar!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O dia em que começamos a viver em uma casa nova é exatamente aquele onde iniciamos uma nova história. Mas o que acontece quando a casa ou apartamento já possuía antigos protagonistas? 

Comprar ou alugar uma casa antiga é algo totalmente comum em nosso país e no mundo todo. Dependendo do caso, as condições podem mudar bastante, mas na maioria das vezes, uma boa reforma pode ser o passo seguinte e a melhor escolha. Foi exatamente o que aconteceu neste apartamento localizado em Matosinhos, em Portugal. 

Passando de geração para geração, a neta e proprietária herdou o apartamento de sua avó. Nos interiores, embora as condições não fossem tão ruins, havia ancorado um passado distante, resultando em uma estética e funcionalidade impraticáveis. Ele precisava de uma nova abordagem na sua concepção, além de recuperar a sua vitalidade e se adaptar a um estilo de vida mais contemporâneo. Além disso, a reforma poderia resolver pequenos defeitos, tais como falta de iluminação e ventilação.

E foi assim que a arquiteta portuguesa Teresa Pinto Ribeiro tomou este desafio e desenvolveu um projeto de restauração completa, redesenhando a decoração de interiores, com um excelente resultado mostrado abaixo através da seguinte seleção de imagens.

Antes: um local escuro

Marcada por um estilo muito antigo, o destaque no apartamento antes da reforma era sem dúvida a falta de luz natural e artificial dos ambientes. Isto marcou os objetivos do projeto: precisava-se obter luminosidade a qualquer custo, além de renovar a atmosfera. O resultado vemos logo abaixo.

O resultado

Após a reforma, a área social tornou-se um espaço completamente diferente. Mudou-se sua forma, as suas cores, seu design e, finalmente, alcançou-se muita mais luz e calor. Entre os detalhes, podemos ver como o piso antigo foi substituído por um pavimento com acabamento em madeira. Além disso, o telhado foi reformado e se juntou a um perímetro envidraçado e a uma iluminação artificial formada por muitos spots embutidos. As grandes janelas puderam aumentar o ambiente, trazer muita luz e visão para o exterior. 

De outra perspectiva

Contemplamos a  sala de estar de uma outra perspectiva. No interior, podemos ver como o ambiente estava perdido entre as divisórias, que causava uma sensação de claustrofobia. Conforto e fluidez não eram qualidades deste apartamento. A grande área permitiu acomodar diferentes ambientes, mas faltava ordem e critério estético.

Peças personalizadas

Após a intervenção, foi alcançado um espaço que acolhe diferentes formas e funções simultaneamente. Os detalhes foram concebidos sob medida, como esta peça que cobre uma parede e que possui lareira integrada, uma estante de livros e televisão. Este ambiente foi mobiliado e decorado com cuidado e atenção, procurando por móveis devidamente dimensionados e funcionais.

Uma distribuição diferente

Na maioria das vezes, recorria-se à divisórias pesadas para separar ambientes e usos. Esta forma de organizar a casa provou provou ser demasiado compartimentada, onde a propagação da luz ou fluidez estava sempre comprometida.

Através desta imagem, vemos que outros recursos foram considerados, oferecendo certa privacidade em perfeito acordo com o contexto em que eles são utilizados. Neste caso, procurou-se criar um elemento de separação, em que montantes de bambu dividem duas áreas funcionalmente distintas.

A cozinha

O tamanho da cozinha clamavam por recursos estilísticos para ganhar amplitude, principalmente visualmente. Para isto, peças brancas brilhantes, que refletem a luz em suas superfícies, foram introduzidas. Além disso, toques de cor verde equilibram o ambiente, quebrando a homogeneidade. O piso de madeira, também usado em outros ambientes, completa esta cozinha. Vamos ver como ficou o banheiro?

O banheiro

O verde foi também a cor tema escolhido para o banheiro, tentando dar continuidade a todo o design interior da casa. Além disso, o banheiro ganhou superfícies brilhantes, pastilhas e muita luz artificial, compondo uma atmosfera fresca e clean.

Se você aproveitou este passeio pelo Antes e Depois, recomendamos mais um: 

Antes e depois: uma transformação milagrosa!

Gostou do resultado? Então conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!