10 Ideias de cores para as paredes da sala de estar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 Ideias de cores para as paredes da sala de estar

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento Santa Efigênia: Salas de estar  por Daniel Carvalho Arquiteto,Escandinavo
Loading admin actions …

Na hora de planejar o design de interiores de sala de estar é importante pensar em todos os pontos macro para depois pensar nos detalhes. Esses pontos macro são os que vão servir como base para a decoração, como as cores para as paredes da sala de estar, cor do piso e iluminação. A partir dessa definição fica mais fácil escolher modelos e cores de móveis, quadros, luminárias e afins. Então, para lhe ajudar nessa tarefa, confira ideias lindas de cores para as paredes da sala de estar seguindo as dicas dos arquitetos de interiores cadastrados na homify. 

Cores tintas paredes internas mais usadas

Sala de Estar Moderna Integrada Apartamento Pequeno de Jovem Casal: Salas de estar  por Mirá Arquitetura,Moderno Tijolo
Mirá Arquitetura

Sala de Estar Moderna Integrada Apartamento Pequeno de Jovem Casal

Mirá Arquitetura

Quando não se sabe bem quais cores escolher, seja porque gosta de muitas e tem dificuldade de selecionar só uma ou porque quer combinar com determinados móveis e um estilo de decoração, a dica que vale para todos é a seguinte: escolha tons neutros.

É preferível ter uma parede branca, bege ou cinza-claro, sem nenhum detalhe, do que escolher uma cor bem vibrante e estampada que não vai combinar com o mobiliário depois.

A parede branca e a bege não têm erro, pois elas combinam com qualquer estilo de decoração e fica muito mais fácil até mesmo para fazer renovações posteriores, quando já tiver enjoado da decoração atual. Então, na dúvida, opte pelo mais seguro e vá de neutro.

Isso não quer dizer que a parede branca ou bege precise ser lisa. Como pode ver na imagem, é possível adicionar texturas e estampas bem discretas ou mesmo usar materiais diferenciados como tijolinhos e pedras para dar uma incrementada no visual, mantendo a leveza e a neutralidade. 

Cores para as paredes em tons vibrantes funciona?

Já se a ideia for realmente renovar a sala de estar que é neutra, a sugestão de pintar parede da sala de uma cor vibrante vem a calhar. O que precisa ter em atenção é a quantidade de paredes vibrantes. Se você quiser ter uma sala verde, por exemplo, a dica é que pinte apenas uma das paredes de verde e mantenha as demais em tons neutros para evitar o excesso de informação visual, o que pode deixar o ambiente desagradável.

O mesmo vale para o caso de querer usar um revestimento estampado. Atualmente há diversas opções de papel de parede autocolante no mercado que nem é preciso contratar um profissional para fazer a instalação. Então, no impulso é comum comprar um papel que acha maravilhoso, mas que poderá ficar exagerado na sala de estar.

Antes de comprar o papel é recomendado pensar se ele vai combinar com a mobília e se não ficará muito carregado no caso de ter uma sala de estar pequena. Se for o caso é preferível utilizar apenas algumas tiras do papel para fazer detalhes decorativos ao invés de revestir uma ou mais paredes inteiras. Agora, veja lindas inspirações de projetos de sala de estar feitos pelos profissionais cadastrados na homify e inspire-se para fazer a sua.  

1. Cores para paredes estilo industrial

Manoel Guedes: Salas de estar  por PM Arquitetura,Industrial
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

O estilo industrial está em alta e sua paleta de cores para sala de estar é neutra, especialmente com o uso de cinza, tanto claro quando escuro, preto, branco e cor de tijolo, já que a ideia é deixar o visual mais rústico com partes de concreto e de tijolinhos aparentes. Veja como nesse projeto a combinação entre cinza, branco, cor de madeira e roxo ficou muito agradável e impactante.  

2. Cores paredes sala em tijolinhos

Projeto de Decoração: Salas de estar  por Arquiteta Joana Monteiro,Rústico
Arquiteta Joana Monteiro

Projeto de Decoração

Arquiteta Joana Monteiro

Mais uma ideia para utilizar os tijolinhos, mesmo que a sua sala de estar não seja industrial nem rústica. Os tijolinhos aparentes já são impactantes, então pedem uma mobília neutra. Se não quiser fazer uma obra, existem modelos de papel de parede com essa estampa, deixando sua renovação muito mais prática.  

3. Paredes coloridas na sala de estar

Sala de estar colorida: Salas de estar  por Revisite,Moderno MDF
Revisite

Sala de estar colorida

Revisite

Bem diferente de todas as outras ideias, essa parede colorida foi feita com um painel de MDF revestido com tecidos coloridos. É uma ideia perfeita para pessoas que trabalham com criatividade e gostam de artesanato, deixando a sala cheia de personalidade.  

4. Parede sala de estar estampada

Você também pode escolher uma estampa para a sua sala de estar que pode ser impressa e adesivada. Nesse caso, para um desenho mais detalhado como esse dragão da imagem, é necessário que contrate um profissional no assunto para garantir um bom resultado.  

5. Parede de pedra preta

Quer ter uma sala de estar requintada? O uso de um revestimento de pedra natural é uma boa escolha ou então de porcelanato imitando mármore. Veja nesse projeto como as pedras se destacam, mesmo sendo pretas e ocupando apenas uma parte da grande parede com pé-direito duplo.  

6. Parede roxa para sala de estar

Apartamento Santa Efigênia: Salas de estar  por Daniel Carvalho Arquiteto,Escandinavo
Daniel Carvalho Arquiteto

Apartamento Santa Efigênia

Daniel Carvalho Arquiteto

Essa parede roxa para sala de estar é mais um bom exemplo de como as cores vibrantes precisam ser equilibradas. Note que apenas uma parede foi pintada nessa cor e as demais permaneceram brancas para evitar o desconforto visual e para manter a sensação de amplitude.  

7. Cor de parede sala de estar amarela

O amarelo-canário é uma cor bem viva, então a dica é a mesma da parede roxa: equilíbrio. Nesse projeto o amarelo também ocupa parte do teto, mas perceba como há um grande equilíbrio no uso das demais cores e elementos.  

8. Parede verde-acinzentado

SALA DE MÚSICA: Salas de estar  por Mazorra Studio,Moderno
Mazorra Studio

SALA DE MÚSICA

Mazorra Studio

As cores com tom acinzentado também são uma das grandes tendências da decoração. Elas deixam o ambiente colorido com mais suavidade, seguindo a mesma lógica dos tons pastéis que são mais serenos, porém alegres. Pode utilizar em especial o azul e o verde com essa tonalidade mais fechada. 

9. Parede salmão para salas de estar e jantar

Salas de Estar e Jantar: Salas de estar  por Arquinovação ,Eclético Madeira Efeito de madeira
Arquinovação

Salas de Estar e Jantar

Arquinovação

Quem tem salas de estar e jantar integradas precisa pensar no conjunto da obra, pois a cor de um ambiente também vai participar do outro. Nesse projeto cheio de cor e alegria, a cor de uma das paredes é o salmão que harmoniza com os detalhes em azul, tudo com a base branca para equilibrar.  

10. Parede azul para sala de estar clássica

Essa é uma sala com bastante informação visual porque tem um estilo clássico, remetendo às salas antigas. Mesmo com tantos elementos e paredes azuis, note que todas as cores são mais neutras e o tom do azul é mais suave.  

De qual cor você gostaria de pintar sua sala de estar?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!