!4 Ideias de Tipos de Paredes de Pedra para Decorar a Sua Casa

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

14 Ideias de Tipos de Paredes de Pedra para Decorar a sua Casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Soluções Únicas: Casas do campo e fazendas  por Simone Miranda Representante - Amplex Aberturas em PVC,Colonial
Loading admin actions …

Pedras decorativas são um recurso original e marcante na decoração de ambientes externos ou internos, como a fachada, a varanda, o espaço gourmet, o jardim, as salas de estar, jantar e TV, o escritório, a adega, o banheiro, o lavabo e até a cozinha. A variedade de tipos, texturas, formatos e cores de pedras decorativas para paredes é grande e elas têm como vantagens a beleza, a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção. O ideal é que um arquiteto, designer de interiores ou decorador seja consultado para descobrir as melhores opções para cada ambiente ou estilo. Confira!

1. Pedras decorativas como revestimento de paredes

Usar pedras decorativas como revestimento de paredes costuma ser um recurso bastante conhecido em decoração de fachadas, em especial em construções em estilo rústico. Mas a verdade é que as pedras são muito versáteis e podem ser aplicadas em paredes internas e externas em projetos dos mais diferentes estilos de arquitetura e decoração, do rústico ao contemporâneo, sempre lhes conferindo inequívoca personalidade e até mesmo sofisticação.

Lembre-se, porém, que é necessário encontrar a pedra mais adequada dentro da enorme variedade existente, saber harmonizá-la com os demais elementos do ambiente e também saber escolher o corte, que pode ser mais suave ou mais bruto, conforme o estilo do projeto arquitetônico ou de decoração. Aliás, a mistura de materiais e texturas, como a aspereza da pedra com a lisura do vidro ou o calor da madeira, é muito bem-vinda e pode criar ambientes surpreendentes.   

É fundamental ainda usar as pedras na proporção adequada para cada ambiente, pois isso faz muita diferença no resultado final, já que essa medida é a linha divisória entre um espaço aconchegante e outro pesado e desconfortável. Tendo isso em vista, é altamente recomendável que se contrate um arquiteto, decorador ou designer de interiores para ajudar o morador a traçar as melhores possibilidades para cada ambiente da casa.

A versatilidade das pedras também é bastante conhecida, uma vez que elas podem ser utilizadas em áreas externas, como fachadas, jardins, varandas e espaços gourmet, e em áreas internas, especialmente no caso da sala de estar, sala de estar, sala de TV, escritório, adega, cozinha, banheiro e lavabo.  

2. Vantagens das pedras decorativas para paredes

Apartamento, Maceió Al: Salas de estar  por Cris Nunes Arquiteta,Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

As pedras decorativas possibilitam um design exclusivo, pois cada pedra tem uma aparência única. Entre as suas vantagens mais evidentes estão a resistência, a durabilidade e a beleza, assim como a facilidade de manutenção.

Mas a versatilidade das pedras decorativas em termos de acabamento é um grande destaque desse material: elas podem ser apresentadas em diferentes tipos de cortes e recortes, como filete, serrada, mosaico, placa que lembra pastilha ou simplesmente em estado natural, além de muitas outras formas e padrões.

É preciso lembrar que a escolha do tipo de acabamento da pedra decorativa deve levar em conta a área a ser aplicada e a finalidade do espaço. Em termos de cor, geralmente são os tons claros que prevalecem em paredes, mas dependendo do projeto tons mais escuros podem ser usados.    

De forma geral, pode-se dizer que são quatro as vantagens das pedras decorativas para paredes. A primeira é a personalidade, uma vez que o uso de pedras em um projeto arquitetônico ou de decoração oferece a possibilidade de personalizar o ambiente em que são aplicados, agregando informação de qualidade em pouco espaço.

Já a segunda é a grande variedade do material disponível no mercado, o que amplia as opções para o morador ou o profissional contratado com formato, padrão e cor pensados para cada projeto e estilo.

A terceira, por sua vez, é a valorização que a utilização de pedras decorativas em fachadas e/ou interiores imprime ao imóvel, cujo valor aumenta no mercado imobiliário. Por fim, a relação custo/benefício também deve ser considerada, já que as pedras decorativas, que podem ter um custo elevado na hora da compra e instalação, acabam se revelando duradouras, resistentes e de fácil manutenção, além de dispensar gastos periódicos com pintura.  

3. Tipos de pedras decorativas para paredes

Salas multimídia  por homify , Tropical

No Brasil, as pedras decorativas mais comuns para aplicação em paredes internas ou externas são a ardósia, a pedra portuguesa, a pedra São Tomé e a pedra Goiás, mas estão longe de ser as únicas. Conheça as pedras decorativas mais utilizadas em arquitetura, design de interiores e decoração:

Ardósia – Resistente e de baixo custo, a ardósia é mais usada na cor cinza e combina muito bem com projetos ousados e contemporâneos, mas pode ser aplicada em outros estilo de projetos apenas na criação de detalhes. Em formato filetado, essa pedra evoca modernidade.

Pedra portuguesa – Tradicionalmente muito utilizada no revestimento de calçadas, esta pedra vem sendo usada atualmente em paredes de ambientes modernos e contemporâneos.

Pedra São Tomé – Originária de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, esta pedra decorativa – também chamada de canjiquinha – é a mais usada em paredes no Brasil e, justamente por ser brasileira, sai na frente quando o assunto é a relação custo/benefício. Trata-se de um quartzito antitérmico e de alta absorção e resistência, disponível em diversas cores. A cor amarela e os diferentes tons claros desta pedra com aspecto liso e regular costumam ser as mais empregadas em paredes de ambientes em estilo rústico. Também é bastante usada em forma de filetes encaixados em projetos mais modernos.  

Pedra Goiás – Com um grande impacto decorativo (e com a vantagem de ser um isolante térmico), esta pedra deve ser utilizada conforme o corte mais adequado para cada área ou ambiente. Em paredes externas, as pedras ideais são as maiores com relevo e cores fortes. Já em ambientes internos, que pedem material  mais suave e com pouco relevo, elas podem ser utilizadas em formato palito, mosaico ou filete, dependendo do projeto.

Pedra Miracema – Esta pedra é mais usada em calçadas, mas tem sido cada vez mais aplicada em paredes. Com grande resistência, durabilidade e beleza, a pedra Miracema costuma ser apresentada no padrão de tijolinho, ou seja, em peças intercaladas. É encontrada nas cores branca, amarela, rosa e cinza.

Pedra Madeira – Mais utilizada em ambientes rústicos, esta pedra lembra a madeira por causa de seus tons terrosos. Ela costuma ser aplicada de forma rústica e em formatos grandes e está disponível nas cores amarela, cinza e marrom. O resultado pode ficar muito elegante, mas se houver exagero na fachada o resultado pode ser exatamente o oposto, dando a ela uma aparência antiquada e ultrapassada.  

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Salas multimídia  por Olaa Arquitetos,Rústico
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Pedra Moledo – Por sua aparência natural, que cria uma atmosfera campestre e acolhedora, esta pedra é indicada para muros em projetos de paisagismo, mas deve ser aplicada de forma comedida em fachadas.

Pedra Ferro – Esta pedra, que tem esse nome por causa do processo ao qual é submetida para ficar com a aparência de enferrujada, é perfeita para ambientes em estilo rústico ou industrial.

Basalto Serrado – Com coloração muito semelhante ao da pedra São Tomé, esta pedra apresenta pontos de brilho como o granito, mas o seu efeito vai depender das cores escolhidas.

Mármore e granito – Estas duas pedras também podem ser utilizadas em paredes para conferir sofisticação ao ambiente. O granito é mais acessível em termos de preço. As peças podem ser placas inteiras ou menores, de acordo com o projeto e o ambiente.  

4. Ambientes mais indicados para paredes em pedra

Parede da sala de psicologia: Escritórios  por Rebello Pedras Decorativas,Rústico Pedra
Rebello Pedras Decorativas

Parede da sala de psicologia

Rebello Pedras Decorativas

Em termos de estilos, as pedras decorativas são suficientemente versáteis para permitir a sua aplicação em espaços rústicos ou modernos. Uma observação interessante é que este material é perfeito em ambientes integrados à natureza. Conheça os ambientes em cujas paredes as pedras decorativas podem fazer toda a diferença:

Fachada – A fachada é o local mais natural para a aplicação de pedras decorativas, inclusive misturando-as com outras pedras ou com tijolos aparentes, mas pede cortes maiores e tons mais atraentes. A pedra São Tomé ou canjiquinha costuma valorizar a fachada quando é utilizada em pequena quantidade, com cores claras e acabamento reto para projetos mais discretos, mas também pode ser usada em propostas rústicas.

Outra possibilidade com estilo moderno é associar filetes desta pedra com vidros, recortes no concreto e iluminação. Outra pedra que vai bem na fachada é a pedra Ferro (ou vulcânica), excelente para causar forte impacto. Sua aparência oxidada que lembra madeira precisa ser, no entanto, harmonizada com pintura em cores claras, de modo a evocar sofisticação na medida certa. Não é aconselhável combinar esta pedra com tons de tinta escuros, a não ser que o estilo seja moderno e com grandes aberturas de vidro.   

Casa Capitão do Mato: Salas de jantar  por Hermanny Arquitetura,Moderno
Hermanny Arquitetura

Casa Capitão do Mato

Hermanny Arquitetura

Nas áreas internas, o uso de pedras decorativas deve ser comedido para não carregar os ambientes. A pedra São Tomé vem sendo muito utilizada em interiores atualmente, em especial em formato de mosaico. Já a pedra portuguesa, com seus tons claros, combina com tudo e pode ser aplicada em paredes junto a escadas, lareiras, hall de entrada, painel de TV, lavabo, churrasqueira e sala de jantar. O mármore, por sua vez, é sinônimo de sofisticação e luxo e é atualmente uma das tendências do setor de arquitetura e decoração, principalmente o tipo Carrara. Vejamos as ideias para cada ambiente:

Sala de estar – Geralmente, o mais adequado é aplicar a pedra decorativa em penas uma parede porque é um elemento chamativo que também imprime uma certa frieza. Por outro lado, se o tipo de pedra for claro em filetes encaixados, ele pode ser usado em mais paredes sem problema. Em salas com painel de TV, uma parede de pedra pode substituir com muito charme um painel de madeira e servir de moldura para o aparelho.   

Sala de jantar – Se você está indeciso sobre qual cômodo instalar uma parede de pedra, a sala de jantar pode ser uma boa ideia. Por exemplo, pode-se usar pedra portuguesa neste ambiente e recorrer a um espelho ou móvel espelhado para refletir e destacar o revestimento. Ou então usar pedras mais brutas e combiná-las com vegetação leve, até mesmo criando um jardim de inverno.


Divisão de ambientes – As pedras decorativas podem ser aplicadas em paredes que separam ambientes e, nesse caso, devem ser escolhidas com muito cuidado, tanto para realçar a parede quanto para não atrair demais as atenções.  

Espaço gourmet – Esta área é ótima para aplicar revestimentos em pedra natural nas paredes, pois isso ajuda a valorizar os setores de convívio social. As áreas de churrasqueiras costumam estar em primeiro lugar na escolha de ambientes a receberem aplicação de pedras decorativas.


  1. Banheiro e lavabo – Usar pedras decorativas em paredes de banheiros e, especialmente, em lavabos é uma ideia impactante. Mas, como esses ambientes são geralmente menores e precisam também sugerir limpeza, deve-se escolher pedras em cores claras.  

5. Instalação e preço de pedras decorativas para paredes

A instalação de pedras decorativas em paredes pode ser feita pelo próprio morador, se ele preferir. No caso de filetes, as peças escolhidas devem ter a mesma altura e terem seu alinhamento conferido periodicamente. Os filetes dos cantos, porém, precisam ser cortados com uma máquina, o que exige cuidado e atenção para evitar acidentes. Por isso mesmo, é o caso de consultar um profissional para fazer esse trabalho.


   

No que diz respeito ao preço, este varia bastante de acordo com a pedra desejada e seu formato. Por exemplo, os mosaicos costumam custar mais do que os filetes. Mas a faixa de preço das pedras decorativas está entre R$ 40 o metro quadrado e R$ 130 o metro quadrado, sendo que a pedra São Tomé, a mais requisitada delas, custa R$ 60 o metro quadrado.

CASACOR Itapema 2018 - Ambiente Loft Gris: Escadas  por Solaris Decor,Moderno
Solaris Decor

CASACOR Itapema 2018 – Ambiente Loft Gris

Solaris Decor
De qual ambiente com pedra na decoração da parede você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!