Como decorar de maneira versátil sua compacta sala de estar?!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Cada vez mais a indústria imobiliária tende construir apartamentos pequenos, que muitas vezes acomodam apenas uma pessoa ou um casal. Com isso, muitas vezes pode parecer difícil utilizar o seu apartamento do melhor jeito possível. Em contrapartida os pontos positivos de espaços compactos unidos às diversas facilidades da contemporaneidade podem ser inúmeros, como a limpeza e a organização.  

Em apartamentos com cômodos pequenos pode parecer desafiador decorar de forma prática e elegante saindo do convencional. São momentos como reuniões, jantares ou festas que você deve pensar como otimizar da melhor maneira a sua sala de estar, afinal é esta parte da casa que agregará o maior número de pessoas e que provavelmente você utilizará com frequência no seu dia a dia para ler um livro, ver um filme ou tomar um drink.

Para a sua sala de estar ter um design e uma decoração inspiradora e consequentemente otimizar este espaço, traremos algumas dicas que não requerem grandes mudanças, mas apenas uma reorganização de mobiliário ou a colocação de alguns objetos diferentes. Todas estas dicas farão a diferença, vamos conferir? 

Decore os cantos

CASA COR - LOFT MULHER MODERNA: Salas de estar modernas por Isabela Bethônico Arquitetura
Isabela Bethônico Arquitetura

CASA COR – LOFT MULHER MODERNA

Isabela Bethônico Arquitetura

Sua sala de estar pode ser pequena, mas uma coisa é certa, existem cantos e paredes suficientes para que você possa utilizar com máximo aproveitamento do solo ao teto. Por isso, coloque poltronas ou bancos de madeira de fácil mobilidade, abajures verticais e vasos apoiados no chão. Aproveite as paredes e seus cantos com estantes e quadros que formem um conjunto interessante, você pode preencher uma das paredes com quadros e deixar uma parede neutra para equilibrar o ambiente.

Escolha um mobiliário pequeno

Salas de estar minimalistas por Polygon arch&des
Polygon arch&des

APARTMENT “VERBI”

Polygon arch&des

O mobiliário como o sofá e a mesa de centro devem ser muito bem estudados, afinal muitas vezes sofá grandes ocupam todo o espaço disponível, por isso se você quer conforto, escolha móveis menores e agregue pequenos detalhes como almofadas, mesas ou aparadores mais delicados que não chamem atenção.

Plantas sempre

Apto. João: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Plantas são sempre ótimos complementos para deixar a sua casa mais vibrante e com vida. Existem plantas que são mais propícias do que outras para apartamentos, porque ajudam na filtração e oxigenação do ar por isso vale a penas investir e preencher os espaços com diferentes espécies de plantas e flores e assim como vasos bonitos, transforme sua sala de estar em uma pequena selva.

Armários e estantes

nichos e vigas aparentes: Salas de estar modernas por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

nichos e vigas aparentes

omnibus arquitetura

Um espaço compacto requer uma organização maior, você não precisa esconder seus pequenos objetos e livros só porque não tem espaço. A idéia original do escritório Omnibus Arquitetura foi criar estantes modulares de madeira, com um design geométrico bem interessante. As estantes ao serem colocadas no alto da parede, quase no teto, são ótimas soluções para economizar espaços e ajudar na circulação.

Espelhos e papéis de parede

Espelhos são mais do que funcionais, eles também podem ajudar a dar a impressão do espaço ser mais amplo, pense em molduras que combinem com o espaço, busque um canto da parede e coloque o espalho apoiado num móvel ou diretamente na parede. Do mesmo modo, papéis de paredes podem ajudar a criar um contraste em sua pequena sala, escolha uma ou duas faces, mantendo sempre tons claros que ajudam à dar a impressão de um espaço maior.

Mude o layout

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages
Sandra Dages

Appartement paris 11 ème

Sandra Dages

Salas de estar pequenas seguem muitas vezes o lema menos é mais, por isso por mais que você opte por pouco mobiliário, existe sempre a opção de mudar o layout do ambiente, ou seja, o sofá vai para um outro canto, assim como as mesas de cento, adicione ou retire quadros e troque pequenos detalhes como tapetes e vasos.

Cadeiras baixas perto da lareira

Cadeiras e poltronas baixas são ótimas opções para optar ao invés de um sofá à frente da lareira. Em espaços compactos, elas auxiliam na economia do espaço por serem menores, além disso são fáceis de se transportar e por isso você pode mudar o layout do cômodo com mais facilidade.

Quais destas mudanças você pode fazer em sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!