Casa neomoderna: como desenhar uma?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O design e a arquitetura neomoderna estão se tornando cada vez mais populares nos dias de hoje. Uma das principais razões talvez seja porque todos nós procuramos mais simplicidade em nossas rotinas por conta do estresse e do caos das cidades grandes. O neomodernismo é um estilo dominante de arquitetura nos séculos 20 e 21, especialmente em casas residenciais e escritórios corporativos. O novo estilo moderno rejeita ornamentação clássica, decorações e detalhes deliberados. Edifícios neomodernos, assim como os modernos, são projetados para ser em grande parte funcionais.

Na verdade, arquitetura neomoderna não é bem um estilo, mas sim uma expressão das necessidades temporais do agora. No entanto, quando a arquitetura moderna rompeu com a ornamentação clássica e sua formalidade de simetria foi uma mudança revolucionária na teoria, classificando-a como um movimento e, portanto, um estilo. Todas as tendências de design tornam-se mais claras e evidentes com o passar do tempo.

Para deixar claro o que é o estilo neomoderno e como você pode obtê-lo no projeto da sua casa, confira o nosso post por completo. Inspire-se!

Quadrados e linhas retas

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Vista trasera de una Casa Cube de 100 metros cuadrados con porche

Casas Cube

A primeira coisa a lembrar ao projetar uma casa ou construção neomoderna é mantê-la com um aspecto muito simples. O estilo neomoderno rejeita a complexidade do pós-modernismo, e busca uma maior simplicidade. Assim, desenhar com linhas retas e quadrados, e manter o design como minimalista possível.

Dobras

Uma vez que as linhas retas e quadrados estejam desenhados e previstos no projeto da sua casa neomoderna, é hora de começar a dobrar as linhas e deslizar parte delas. Esta é a parte de mistura do processo. Funciona como o jogo de ligar os pontos e formar uma figura. Como você pode imaginar, é quase impossível projetar todas as áreas de um edifício apenas com base em linhas retas ou formas quadradas. Desta maneira, então, você precisa começar a pensar em dobrar algumas das divisões para depois conectá-las. Assim, sua construção ficará mais completa e ainda mais funcional.

Ângulos em vez de curvas suaves

Quando se começar o processo de conectar as linhas retas ou completar os quadrados, procure sempre usar ângulos em vez de previsíveis e nada emocionantes curvas suaves. Tenha em mente que as curvas realmente não fazem sentido em um projeto de arquitetura neomoderna. No entanto, os ângulos são sempre utilizados, fazendo com que detalhe seja bem característico do estilo. Na verdade, o estilo arquitetônico neomoderno sempre apresenta ângulos ecléticos e inesperados.

Materias metálicos e ecológicos

A arquitetura neomoderna é tipicamente projetada com a mistura de materiais ecológicos, naturais ou até mesmo metálicos, bem como materiais compósitos. Esta combinação do material metálico e moderno com os materiais compósitos que possuem uma aparência natural proporciona um bom equilíbrio em termos de design de construção, mobiliário e decoração.

Cores

Não há regras rígidas ou obrigatórias quando se trata de arquitetura neomoderna. No entanto, algumas  medidas e orientações podem ser seguidas para seu projeto ficar com características mais marcantes deste estilo. Quando se trata do quesito cor, a arquitetura neomoderna pode ser extremamente versátil e flexível! Você pode optar por usar apenas uma cor em todo o exterior da sua casa ou tornar sua paleta mais colorida e variada. Tudo vai depender da sua personalidade e estilo pessoal. Neste projeto ao lado planejado pelo arquiteto Alexandre Senra conta com uma paleta cromática em duas cores e materiais ecológicos.

Formas e texturas que não podem ser projetadas em um PC

A última dica para a concepção de uma arquitetura neomoderna é adicionar formas que você não pode projetar em um PC. Pense em adicionar formas com um apelo geométrico e com um visual moderno, mas que tenham ainda sim, um toque mais artesanal ou orgânico. Nada como um desenho à mão em relação as formas arquitetônicas e ao design. Os detalhes que contam com um visual mais handmade deixam o ambiente mais pessoal e aconchegante. Para uma referência de design de interiores neomoderno, confira Loft ultra moderno e espetacular.

Você gostaria de morar em uma casa neomoderna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!