A casa que liga o passado ao presente

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você pudesse construir um novo lar onde, nele, haveria uma ponte para o passado, você seguiria com essa ideia? Pois, foi com este criativo e incrível conceito que os profissionais Filipe Pina + Maria Inês Costa, de Portugal, construíram a Casa Ja. 

Localizada na periferia de Guarda, cidade portuguesa, a construção estabelece uma ligação incrível entre passado e arquitetura contemporânea. Dividida entre dois volumes, um feito de pedras e outro com a presença do betão, as características da construção somam o novo ao velho, a rusticidade ao modernismo, tudo muito bem separado no interior da casa, que aproveitou o pátio perfeito na entrada do lar para criar as divisões entre os acabamentos visuais que ligam uma antiga construção com a atual renovação necessária.

A modernidade e beleza segue degrau a degrau nas escadas de acabamento visual moderno e perfeito. As paredes nas laterais das escadarias, sempre em vidro, proporcionam a beleza de uma iluminação natural bem aproveitada e que invade facilmente o lar de paredes em cor branca. 

A divisão do lar segue em dois pisos: no térreo, cozinha e garagem; no primeiro piso, quartos e sala de estar; no segundo piso, o quarto principal localizado em local privilegiado: no centro da antiga construção, mantendo a maior proximidade possível com o passado da antiga casa.

Para que você possa conferir ainda mais as modificações desta construção incrível, que traz a presença da nova casa em meio ao antigo lar, convidamos você a visitar conosco os ambientes internos deste maravilhoso projeto português, que soma com talento a rusticidade e a modernidade em um espaço perfeitamente confortável e cercado de beleza em cada detalhe. 

Venha conosco para subir as escadas deste incrível lar e inspire-se em cada detalhe!

Passado e presente

Por exigência dos proprietários, todo o terreno disponível foi ocupado com a construção. A divisão do lar está configurada entre a construção em pedras aparentes, onde o pátio principal de uma antiga casa mantém-se intacto, deixando vivo o passado da construção. À direita, a nova construção em betão, onde a presença das linhas modernas traz o contraste visual perfeito com a proximidade dos pavimentos. No centro do lar, o corredor que poderia ser também chamado de ponte entre passado e futuro.

Corredor atemporal

Logo na entrada desta incrível construção, o corredor mostra uma beleza singular que está dividida entre os traços da parede lisa branca que mantém apoiada uma grade na cor preta, acompanhando os traços da porta principal, e a parede em pedras, onde um pequeno e delicado jardim vertical está abrigado, contrastando a rusticidade das pedras com a delicadeza das plantas. No piso, um caminho de placas de cimento sobre o pequeno gramado, leva à entrada do lar. 

O visual interno da escada aguça a curiosidade sobre os caminhos que parecem levar a uma viagem a destinos diferentes em um mesmo lar.

Elegância em cada passo

Já passando pela porta de vidro com batentes metálicos na cor preta, encontramos o corredor que traz portas para diferentes locais. Se à direita podemos passar pelas portas de madeira maciça presentes nas paredes de pedra, oferecendo a sensação de seguirmos ao passado da casa. Já, seguindo o caminho das escadas suspensas com cabos de aço, visualmente modernizadas no ambiente, podemos subir rumo ao interior contemporâneo do espaço. 

A sensação incrível que a arquitetura interior nos traz, é singular. Andar pela casa passa a ser um passeio em períodos diferentes do tempo.

Sala de estar: simplicidade que encanta

Subindo pelas modernas escadas, nos deparamos com uma sala de estar simples. Apenas com um sofá, a pequena mesa e um aquecedor central, o espaço traz apenas como detalhe o espaço social do lar. A amplitude branca valoriza perfeitamente a iluminação natural que chega pelas janelas. O piso de cimento queimado e o aquecedor na cor cinza oferecem um toque de estilo industrial ao ambiente. 

Cozinha: modernidade planejada

Chegando à cozinha, nos deparamos com um planejamento moderno do ambiente que conta com a presença ampla da cor branca, seja nas paredes ou nos armários. O cimento queimado contribui para a boa iluminação, já que seu acabamento favorece os reflexos no ambiente. No teto, o conjunto das lâmpadas distribuídas próximas à parede, reforçam a iluminação nos cantos do balcão, enquanto que presença das luminárias verticais dão um charme a mais à cozinha. Modernidade também presente no balcão em L perfeitamente projetado para a organização com os armários.

Corredor interno: cada quarto no seu tempo

Seguindo pelo corredor interno do lar, podemos notar a presença das diferentes portas que nos levam a ambientes modernos, mas que ainda cultivam as características da rusticidade presente na parede e pedras. Paredes brancas conectam a contemporaneidade, enquanto que, paredes rústicas levam ao coração da antiga construção, tudo isso em um caminho seguido sobre um confortável piso de madeira, iluminado pelas modernas luminárias ao longo do teto.

Quarto principal: o coração no passado

Redecorado com detalhes modernos entre as longas paredes brancas, o quarto também de piso em madeira abriga um longo guarda-roupa planejado e uma singela cama que traz os tecidos em cores vibrantes. Mais uma vez a presença da porta, desta vez, com uma pequena sacada, traz a iluminação natural sempre bem trabalhada em cada espaço da casa. 

Estar à vontade e feliz nesta casa rústica e plenamente confortável, é uma sensação que vale a pena em qualquer período da vida!

Qual é a parte desta casa da qual você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!