Relógios de parede modernos e elegantes

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O que é exatamente o tempo? Esta questão tem intrigado estudiosos e curiosos ao longo da história da humanidade. “O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte” dizia Albert Einstein. Todos nós temos uma idéia do que é, mas poucos conseguem dar uma definição em palavras. O tempo passou desde a primeira palavra escrita neste texto até este momento, no entanto, podemos dizer que a sua percepção varia de pessoa para pessoa. Para quem está entediado pode ter parecido muito longo; o mesmo pode acontecido com os impacientes; para os tranquilos terá passado na sua dimensão correcta; para os que estão se divertindo, sem dúvida, poderá ter parecido muito curto. É muito curioso o entendimento que cada um tem do tempo.

O homem se preocupa em controlar a evolução do tempo para organizar melhor a sua vida. Para medir o tempo usamos relógios e, assim como o próprio tempo, seu uso depende das oscilações do gosto e preferências individuais. Alguns nunca saem de casa sem um relógio, outros preferem simplesmente ignorar o mundo dos relógios e privar seus braços de objetos que fazem lembrar quão lento ou rápido o tempo passa. No entanto, não podemos viver sem uma clara dimensão do tempo, para acordar, trabalhar, assistir televisão, entre tantas atividades cotidianas, porque o nosso dia é geralmente espartilhado por horários fixos e datas inadiáveis. Quem não tem um relógio de pulso, ou recorre ao seu celular ou pergunta a um transeunte. Não entre em stress! Em casa, os relógios cumprem outros requisitos além da marcação de tempo: são acessórios de decoração. Colocado em uma parede em branco, um relógio pode converter-se em uma bela obra de arte, como cada um dos relógios que reunimos neste livro de ideias.

Cerâmica e cor

Com uma forma circular, em cinco cores diferentes, estes relógios marcam as horas, minutos e segundos em nossas casas, de maneira muito colorida. Em uma parede branca, qualquer um pode proporcionar o toque de cor necessário em um ambiente, para além do facto de serem muito úteis. A borda branca e circular em cerâmica, permite que se integre facilmente em qualquer ambiente.

A versão moderna de um relógio de pêndulo

Casa  por Muebles Lluesma
Muebles Lluesma

Reloj de pared Aika

Muebles Lluesma

Com a finalidade de criar métodos mais precisos para medir o tempo do que os relógios de roda, Galileu Galilei usou as oscilações de um pêndulo para calcular o tempo. Observando os enormes candelabros de bronze pendurados no interior de uma igreja enquanto assistia a uma missa, Galileu observou que as oscilações se tornavam cada vez menores à medida que diminuía o ritmo do movimento, apesar da amplitude ser menor, o tempo do vaivém mantinha-se constante. Galileu descobriu que o pêndulo mantém a mesma oscilação em movimentos longos ou curtos. Em 1656, Christiaan Huygens desenvolveu o mecanismo do primeiro relógio de pêndulo e se baseou em uma das mais importantes descobertas do cientista italiano Galileu Galilei, no século 16.

Apesar de hoje existirem relógios mais precisos, os relógios de pêndulo continuam a ser populares e muito decorativos. Além dos relógios de madeira, os relógios de pêndulo também podem se podem adaptar a um estilo minimalista. De linhas simples e cores modernas, este relógio de pêndulo moderniza um clássico.

Concreto e madeira

Casa  por _WertWerke_
_WertWerke_

graue runde Betonuhr

_WertWerke_

De forma circular e clássica, a novidade neste relógio de parede reside na escolha do material. Feito a partir de concreto, a escala de horas e minutos é apresentada por pequenas ranhuras criadas antes da solidificação completa deste material, podendo escolher esse modelo em três cores distintas: preto, branco e cinzento. Além disso, em contraste com a frieza desta peça, os ponteiros são feitos de madeira, com a possibilidade de escolher a sua forma e cor.

Minimalista

Casa  por Muebles Lluesma

Quem já teve a oportunidade de olhar para um mecanismo de relógio de forma mais detalhada, deve ter observado que este é composto por um conjunto de engrenagens que funciona com a máxima precisão. Tornou-se vulgar a expressão com a precisão de um relógio suíço. Com o avanço da tecnologia, tendem a simplificar-se,  são menores e mais leves, especialmente nos campos da eletrônica e tecnologia. Com os relógios o mesmo sucedeu: de ampulhetas a pequenas peças que são usadas no pulso. No modelo que mostramos aqui, o supérfluo foi eliminado, mantendo-se apenas dois grandes ponteiros. Um delicado e ligeiro perfil metálico cria o perímetro de um círculo, onde dois ponteiros desenhados marcam as horas com elegância e estilo.

Outra maneira de medir o tempo

Casa  por Sabrina Fossi Design
Sabrina Fossi Design

FreakishCLOCK – wall clock

Sabrina Fossi Design

O último exemplo que apresentamos é também um modelo simplificado de um relógio clássico, que optou por eliminar um dos seus elementos, o ponteiro das horas. E então, como é que funciona? Muito simples: um disco preto perfurado gira sobre outro. No que se situa por baixo estão marcadas as horas, de modo a surgir a indicação da hora através de uma ranhura em forma de cunha. O outro ponteiro, de forma mais tradicional, tem a cor vermelha e marca os minutos, os minutos são vermelhos. Uma forma original de medir o tempo.

Qual o modelo que acha mais interessante? Você tem um relógio de parede em casa? Nos deixe um comentário abaixo.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!