O encanto singular de uma pequena casa nas montanhas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

E se você morasse em uma casa fosse presencial um espetáculo a cada nascer do sol? Subindo entre montanhas onde o cultivo da uva protagoniza um cenário espetacular, o sol traz os traços de suas cores laranjas acompanhados do avermelhado que aos poucos ganha espaço entre as nuvens. Os raios chegam com leveza em sua janela e aos poucos aquecem o interior do seu lar. Você, em uma posição debruçada na janela, saboreia um café fresquinho, que ainda mantém seu aroma gostoso entre os móveis de madeira maciça, e aprecia cada segundo no interior do cenário incrível visto do interior de uma pequena casinha.

Toda essa descrição certamente cabe bem no projeto que iremos apresentar hoje. Desenhado pelo escritório SAMF Arquitectos, de Lisboa, Portugal, a pequena Casa dos Caseiros, promove uma sorte absoluta na vida leve de quem a habita. Disponibilizada em meio a um vinhedo no alto de uma montanha, a casinha com desenho colonial traz a simplicidade de quem não exige muito da vida, a não ser sentir o clima perfeito que a natureza traz todos os dias. 

Perfeitamente inserida no cenário vinícola, a casinha traz uma composição simplista com ambientes integrados e cores alegres. Sua harmonia perfeita com as construções ao redor, traz toda a beleza da arquitetura colonial com elementos que fogem de qualquer rebuscamento. Simplicidade e perfeita utilização dos espaços são as combinações essenciais para que a vida corra sem pressa, mas feliz.

Para conferir as ideias que complementam esta pequena e deliciosa casinha, convidamos você a conferir conosco cada detalhe inserido neste delicioso lar. Temos a certeza de que, arrumar suas coisas e fugir para um berço delicioso em meio a montanha, será uma vontade comum a todos que visitarem esta casinha conosco.

Venha e inspire-se com este ótimo exemplo de casinha simples, mas totalmente encantadora.

Horizonte mágico

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Sem dúvidas, uma das condições que mais valorizam um imóvel, é sua localização. Ter a possibilidade de morar em um lar, ainda que pequeno, mas situado em meio a natureza, é uma condição rara nos dias atuais. Principalmente porque as necessidades de estar correndo contra o tempo nas grandes cidades, alimenta uma vida estressante para a maioria das pessoas. Logo, sonhar com toda a vastidão do horizonte quando se está no alto de uma montanha, parece uma ideia mágica.

Para quem irá morar nesta pequena casinha, o que é apenas sonho para alguns, presenciar a calma da natureza será uma condição habitual.

Olhar natural​

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Contrastando com o verde da natureza ao fundo, mas dialogando com o estilo arquitetônico da vizinhança, a casinha tem suas costas voltadas para o ar campestre que traz o som dos pássaros. A pequena janela solitária na fachada formada por duas linhas de triângulos que dão o desenho simples ao telhado. Coberta por telhas cerâmicas e de construção que segue a tipologia comum em residências coloniais de desenho português, a pequena casa se estende sobre o muro de pedras que dá um toque de rusticidade especial, reforçando uma simplicidade solidamente bonita. 

Simplicidade preciosa

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Juntos, seguimos para o quintal da pequena casa enquanto o vento fresco sopra a copa das árvores na montanha. Já sobre o piso de pedras no espaço externo, notamos ainda mais a beleza do espaço que agora deixa evidente uma pequena chaminé. Associar a construção à ideia dos desenhos criados com a doçura da infância é inevitável. A pequena janela azul que dá vida à grande parede externa na cor branca, ganha ainda a companhia das telhas cerâmicas de tom alaranjado. Com esta soma, a alegria na simplicidade nos convida a entrarmos para o doce lar atravessando a pequena e bem protegida varanda.

Recanto

Casas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Passar pela varanda da pequena casa e não notar o privilégio que a simplicidade traz, é impossível. Estruturada com uma pequena mureta de pedras e piso de cimento, o pequeno banquinho horizontal feito de madeira aproveita a cobertura firme e um horizonte calmo onde os vinhedos crescem. A presença do azul nas portas e janelas será uma constante em todos os ambientes, reforçando as simplicidade e unidade quanto a opção decorativa para o pequeno lar.

Integração na simplicidade

Corredores e halls de entrada  por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Já adentrando no lar, podemos nos encantar com a presença do piso de ladrilhos no tom verde e branco, o que nos remete à imagem natural que cerca todo o cenário externo da montanha. A preferência por um ambiente integrado entre cozinha e sala de jantar – e que, em breve, ganhará os móveis da sala de estar, traz a ideia da boa utilização do espaço, onde tudo está em um só lugar. 

A ampla janela de vidro praticamente traz o cenário natural para dentro do lar, funcionando perfeitamente para que a iluminação natural seja aproveita com amplitude no interior do lar. A lareira e o fogão planejados, confundem modernidade e a rusticidade valorizada pelas portas e janelas azuis – cor também utilizada para a pintura dos rodapés do espaço.

Alegria na cozinha

Cozinhas campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

A cor azul nas peças de madeira que decoram a cozinha traz uma vibração perfeita ao espaço. Combinando com o piso em desenho geométrico com detalhes verdes, o cenário ficou ainda mais destacado com a presença da cor branca presente nas paredes do ambiente. O backsplah e a pia em mármore dão um toque de elegância em meio a simplicidade dos móveis, resultando em um ambiente perfeitamente organizado e voltado a um uso funcional da pequena cozinha.

Corredor para os cômodos

Banheiros campestres por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Complementando todo o espaço, o piso em ladrilho com desenho geométrico avança até a porta dos cômodos complementares simples, mas de ótimo espaço. Já avançando no banheiro à esquerda, o piso já cimentado todo verde com rodapés em mármore e os azulejos brancos nas paredes, dão o acolhimento perfeito ao ambiente que também conta com porta, batentes e janelas na cor azul. O resultado é de uma simplicidade perfeita. 

Tranquilidade no quarto

Quartos  por SAMF Arquitectos
SAMF Arquitectos

Caseiros House

SAMF Arquitectos

Como um complemento perfeito a tudo o que cerca a pequena casinha, o quarto traz a calma e harmonia da cor azul contornando a porta, rodapé e janela do ambiente. Amplitude com a cor do branco, boa ventilação com a presença da janela – que oferece um cenário formidável -, e a excelente iluminação natural fazem deste quarto o recanto perfeito para o descanso em meio ao dia a dia especial de quem aprecia o lindo cenário local.

Se a simplicidade é o grau mais alto da sofisticação, como bem disse Leonardo da Vinci, este lar é o local certo para apreciar a certeza desta frase. 

E você, gostaria de morar em uma casinha como esta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!