Reforma total transforma apê em lar espaçoso e moderno

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Os tempos mudam e a arquitetura acompanha todas essas transformações e o mais maravilhoso é que, muitas vezes, dentro dessas renovações nós queremos virar tudo de cabeça para baixo e fazer uma grande reforma – na vida e junto com ela, também em nossa casa.  É o caso deste projeto, que leva Homify até a cidade espanhola de Bilbao, e mostra a modernização que o escritório de arquitetura Garmendia Cordero Architects realizou nesta antiga moradia.  

A habitação, que era excessivamente compartimentada com um corredor de 11 metros, precisava ser adaptada às necessidades de um jovem casal. Nela, foi feita uma reforma abrangente que conseguiu melhorar a utilização da propriedade tornando-a contemporânea e atualizada com os tempos modernos. Quando o projeto começou, as outras solicitações dos proprietários eram uma maior sensação de espaço, a redução do corredor para evitar a perda de superfície e um local muito luminoso. 

No final, foi concebido um apartamento moderno, brilhante e espaçoso. Você pode conferir o passo a passo da transformação neste livro de ideias.

O começo: destruir para construir

Uma reforma completa necessita da destruição integral do espaço. Por isso, as paredes, os revestimentos, o teto e o piso foram quebrados. Nesta foto, não dá para saber exatamente como era este espaço antes, mas se você olhar para o teto, verá perfeitamente a delimitação de espaços. O que vemos era o equivalente a dois quartos separados.

Um tanto de espaço

O espaço que vemos na foto acima tornou-se agora uma sala luminosa e espaçosa. Na reforma, optou-se por separar a casa em duas áreas: uma para o dia e outra para a noite. Este ambiente é a parte principal da área usada durante o dia e hospeda vários ambientes em um. A modernização da casa não implica na ruptura completa com a moradia antes e há alguns itens que foram recuperados, incluindo a impressionante viga de madeira que dá personalidade a esta sala.

Hora do jantar

Ao olhar para o lado oposto da sala de estar, mas no mesmo espaço, está localizada a sala de jantar. Ela se conecta com a cozinha, mas não completamente já que metade do ambiente é isolado por uma porta de madeira deslizante. A sala de jantar segue um design escandinavo, onde se destacam as cadeiras Ray Eames na cor preta.

Perda de espaço

Como dissemos no início do artigo, a antiga casa está estruturada em torno de um corredor alongado de 11 metros. Ao decidir separar as duas áreas da casa, a passagem assume um papel diferente e merece uma reforma profunda. Ele continuará a existir, mas o seu aspecto vai mudar completamente.

Não sabe como deixar o corredor de sua casa mais atraente? Veja ideias aqui.

Mais estilo

O que permanece é um corredor ligeiramente menor e, acima de tudo, com muito mais estilo. Para resolver alguns problemas de instalação, a área da sala foi elevada por dois degraus. A madeira com o metal deixa o espaço mais atraente. Há também uma pequena parte em que um dos revestimentos é pintado de preto para reduzir visualmente o tamanho do corredor.

Antes: papel de parede

Nós olhamos para o aspecto de um dos quartos neste apartamento de 90 metros quadrados. A grande janela desempenha um papel fundamental, mas o quarto é pequeno e o papel de parede das paredes não ajuda a aumentar a sensação de espaço. Vamos ver como ele fica após a mudança!

Agora: branco e simplicidade

A transformação é completa. Agora o branco é a cor base, o que garante a este quarto com linhas simples mais luminosidade do que antes. Na cabeceira da cama uma prateleira mantém um amplo espaço de armazenamento. Nesta suíte, o banheiro é acessado através de uma porta de madeira deslizante, que se encaixa no conceito de modernidade. Sem dúvida, a reforma tem alcançou seu objetivo.

Ideais inteligentes para espaços pequenos!

O que você achou da reforma deste apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!