O que um designer de interiores ou decorador pode fazer pela sua obra

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

O que um designer de interiores ou decorador pode fazer pela sua obra

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Closets  por Alpha Details , Moderno
Loading admin actions …

Ninguém gosta de gastar dinheiro em vão, nem mesmo quem tem muito para gastar!

Quem não tem muitos recursos pesa bem a contratação de cada profissional em qualquer área, cogitando da sua necessidade imperativa e sob que forma esse investimento vai compensar. Neste cenário o design de interiores e a decoração começa a corrida com alguma desvantagem, pois muitos se acham capazes de criar a imagem com que sonharam para as suas casas.

Mas será que isso é bem assim? Será que todos nascemos com uma costela de decorador e com a criatividade de um designer de interiores? Era muito bom, era! Mas então de onde vêm aquelas decorações sem nexo e aqueles desastres de design, que tornam, por exemplo, uma cozinha cheia de potencial num espaço onde é difícil cozinhar com conforto?

Esta não é uma área fácil e mesmo quem tem gosto e jeito recolhe enormes benefícios em procurar ajuda junto de quem tem a formação e a experiência necessárias para obter um trabalho de qualidade.

Por tudo isto, hoje na homify fala-se de designer de interiores e decoradores. Venha descobrir o estes profissionais podem fazer pelo seu projecto e quais as vantagens que deve priorizar sobre o mero investimento monetário!

Estética

A primeira coisa que nos ocorre quando pensamos em profissionais de decoração e design é estética, e na realidade esta é uma profissão muito vocacionada para esta vertente.

Há muitas pessoas que supõem na sua inocência conseguir a estética pretendida, e em alguns casos até pode ser verdade, mas não na maioria. Para obter uma imagem equilibrada e harmoniosa num qualquer espaço é preciso ter muita intuição, mas também muita informação, de que nem todos dispõem. Quando alguém decide construir ou renovar uma casa, contrata pedreiros e canalizadores, eventualmente engenheiros e arquitectos, mas frequentemente esquece-se de contemplar no seu orçamento designers e decoradores. É frequente esquecer-se que uma área é apenas um espaço vazio, sem qualquer atributo ou alma, se a estética não reflectir a sua personalidade.

Então em que facetas da estética estes profissionais podem ajudar na sua obra?

  • Vão ajudá-lo a escolher o mobiliário e os complementos decorativos, nas tendências do momento ou segundo os seus gostos pessoais.
  • Vão delinear uma imagem e construí-la com as mais modernas metodologias para que possa aprová-la executá-la as imagens tridimensionais geradas por computador são uma ferramenta que vão colocar ao seu dispor).
  • Se precisar podem assisti-lo no processo de escolha e compra dos elementos que vão compor a imagem da sua casa, percorrendo por si as lojas de decoração ou apresentando-lhe os melhores parceiros para obter o que pretende.
  • Têm a informação sobre as tendências estéticas e sabem que materiais utilizar para as concretizar.
  • Vão ajudá-lo a escolher os pavimentos, as portas interiores, as cores para as paredes, as almofadas decorativas, as mesas de apoio e muito muito mais, evitando que cometa erros estéticos e combinações terríveis só porque aprecia o design de determinada peça. Na realidade, apenas por evitar os erros que todos cometemos por desconhecimento, já vale a pena contratar um destes profissionais!

Funcionalidade

Este é outro ponto crucial do trabalho dos designers de interiores em particular, embora alguns decoradores também possam fazer trabalhos de design, layout e distribuição espacial. E é também neste ponto que os erros são mais graves para a vivência de qualquer habitação!

Uma má concepção do layout de um espaço pode pôr em causa a organização e a circulação nele, tornando mais difícil de utilizar com conforto. Poucas pessoas desconhecem os problemas que um design de interiores mal desenhado pode causar no dia-a-dia!

O trabalho de um designer de interiores é cada vez mais fundamental e é comum os arquitectos trabalharem com eles na busca dos espaços interiores perfeitos. Os decoradores surgem mais tarde, nas tarefas de concepção estética, que referimos no ponto anterior.

Quais são então as funções dos designers de interiores?

  • Criação de móveis à medida e de design exclusivo para a sua obra.
  • Desenho da distribuição espacial interior, em conformidade com os seus gostos e necessidades, seguindo as indicações técnicas mais contemporâneas.
  • Criação de peças de decoração exclusivas.
  • Desenho de cozinhas e casas de banho, não só na parte estética, mas sobretudo na parte funcional (sugerindo alternativas viáveis quando determinada solução não é possível).
  • Aconselhamento acerca das vias de circulação, posicionamento de tomadas e sistemas de organização.
  • Adaptação de espaços a necessidades individuais, nomeadamente para pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de movimentação.

Inovação

Salas de estar  por Casactiva Interiores , Moderno Madeira Efeito de madeira
Casactiva Interiores

O aconchego do espaço de lazer…

Casactiva Interiores

O mundo está em constante mudança. As modas sucedem-se e o materiais evoluem a cada dia que passa, oferecendo uma imensidão de possibilidades para a decoração de interiores. E se pensa que está a par pode estar enganado!

Um conhecimento actualizado das opções estéticas e dos materiais disponíveis pode efectivamente ajudá-lo a conseguir melhores e mais funcionais ambientes, gastando menos. Em última análise permite-lhe ter ambientes sempre dentro das tendências do momento, e isso implica normalmente profissionais dedicados à área, como os designer e os decoradores.

Quer um bom exemplo disto? Que tal esta lareira suspensa de um trabalho da CASACTIVA INTERIORES? Sabia que existiam lareiras assim?


Iluminação

Pavimentos  por Go4cork , Moderno Cortiça
Go4cork

Underlays

Go4cork

Uma casa mal iluminada dificilmente será agradável, mas uma boa iluminação também não significa uma iluminação muito forte ou demasiado brilhante.

Boa iluminação é aquela que permite execução de todas as tarefas com conforto e eficiência, sem gastos excessivos.

O posicionamento das fontes de luz é uma das tarefas mais importantes dos designers de interiores, que ainda lhe dão o bónus de o usar para destacar ou esbater elementos na decoração, tornando-a mais prazerosa ao olhar.

Um bom profissional pode inclusivamente ajudá-lo a obter efeitos visuais importantes para a imagem da sua casa, como aumentar visualmente a altura do pé direito através de focos verticais colocados no pavimento, ou conseguir ambientes mais acolhedores através do tom das luzes (a luzes amareladas dão um tom mais aconchegante aos espaços, sendo excelentes para quartos).


Poupança

Banheiros  por Magnific Home Lda , Moderno
Magnific Home Lda

Instalação sanitária principal

Magnific Home Lda

Deixámos para o fim o elemento surpresa nas vantagens que a contratação de um decorador ou de um designer de interiores pode trazer para o seu projecto – a poupança!

Apesar de muitas vezes ser vista como um simples capricho de pessoas endinheiradas ou como um investimento sem retorno, a verdade é que poder contar com estes profissionais pode efectivamente trazer-lhe poupanças significativas. Como?

Sabem fazer orçamentos detalhados, que ajudam a delimitar os custos com o trabalho. Normalmente sob a supervisão de um decorador ou de um designer de interior não existem derrapagens orçamentais que não tenha autorizado.

Execução do trabalho de forma planeada e conscientes até à sua finalização. Acabam-se os projectos deixados a meio, por falta de paciência ou dinheiro.

Conhecem as opções esteticamente válidas para substituir materiais desadequados ou demasiado caros.

Põem à sua disposição uma rede de contactos e parceiros especializados, que ajudam a baixar a probabilidade de erros durante a obra ou depois de ela ser entregue. Assim evitam-se aquelas contratações extemporâneas, sem grandes referências, que podem gerar prejuízos vultuosos no futuro.

Evitam erros de design, layout, caminhos de passagem ou falta de organização, que acabam por dar bastantes prejuízos e aceleram novo projecto de renovação (que provavelmente não contabilizou).

Poupam o seu tempo (e sabemos que tempo é dinheiro). Não precisará de inspeccionar ou acompanhar todos os passos da execução do projecto, nem de ir às lojas de decoração e bricolagem. Não precisará de controlar as equipas nem de estar em casa quando elas chegarem.

Poupam mesmo a sua paciência, o que por si só já é um grande incentivo à contratação!


Precisa de se inspirar em mais magníficos trabalhos de design de interiores e decoração? Não queremos que lhe falte nada! Leia já o artigo ’Design de interiores e decoração de quartos em Barcelos’.



Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!