A vantagem do layout para sua cozinha!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Os projetos de layouts de cozinha levam em consideração como ela é usada no dia a dia e qual a instalação dos armários, aparelhos e áreas de trabalho que funcionarão de forma eficiente, mas, claro, que independente de ser um modelo novo ou uma remodelação de cozinha, o layout será a fundação para todos os demais elementos que ficarão no ambiente.

Os layouts de cozinha normalmente pertencem a uma das seguintes categorias: Cozinha de uma parede, ou seja, os aparelhos e armários ficam ao longo de uma única parede; Cozinha Galley, a popular cozinha de corredor — aparelhos e armários ficam ao longo de duas paredes, uma de frente para a outra; Cozinha em forma de L — armários e aparelhos de parede formam um L; Cozinha em forma de U — armários e aparelhos de parede formam um U; Cozinha com ilha — uma cozinha em forma de L ou de U com a adição de uma Ilha; Cozinha com península — um armário de parede se abre para outro espaço. Agora, você poderá olhar para sua cozinha e descobrir qual é o seu formato.

As áreas de trabalho mais utilizadas em uma cozinha: a pia, o fogão e a geladeira. O conceito de um triângulo otimiza o fluxo entre estas áreas de trabalho para maior eficiência — elas não devem estar nem muito perto nem muito longe uma das outras, assim facilita o seu desempenho. Uma dica é desenhar o projeto em papel milimetrado, por exemplo, use as medidas dos fabricantes para garantir que você obtenha corretamente todas as medidas de seus aparelhos e armários. 

Uma dica – considere usar um programa de design de cozinha. Esses programas incluem modelos com designs básicos, e você poderá adicionar suas próprias ideias para criar a cozinha dos seus sonhos. Eles também checam por espaço livre e outros elementos essenciais de arquitetura e de construção. Confira!

A importância do layout

A importância do layout é fundamental, pois é a disposição física dos móveis e equipamentos em um determinado ambiente. O designer trabalha para conseguir o melhor resultado possível. Este é o  momento para se pensar sobre a circulação, uma vez que ela pode ser comprometida por uma abertura de porta ou gaveta. 

Com tudo isso em mente já é possível tratar do layout do espaço, vale ressaltar que a circulação, na maioria do tempo fica restrita a 3 pontos: geladeira, fogão e pia, por isso busque um layout que não afaste demais esses três pontos, evitando que se ande demais na cozinha.

Medidas ergonômicas

As medidas ergonômicas não são universais. Para saber quais as melhores medidas você precisa levar em conta o tamanho da pessoa que circula no ambiente, ou seja, quem realmente vai morar na casa. A cozinha foi projetada por Patrícia Azoni Arquitetura + Design, localizada em Curitiba. 

​Profundidade de armários

Profundidade de armários superiores não deve ser maior do que 30cm, enquanto que a profundidade dos armários inferiores não deve ser muito maior do que 60cm.

O alcance máximo, claro, sem esforço de uma pessoa mediana é de 190cm aproximadamente, por isso, prateleiras e puxadores não devem ficar acima dessa altura. No caso de existirem móveis baixos sob a prateleira ou porta sua altura baixa para 180cm. A altura dos olhos é de 160cm aproximadamente.

Você ainda pode usar uma ilha de cozinha

Escolher uma cozinha em ilha, pode ser uma boa solução para aproveitar bem o espaço da cozinha. Com tal é muito importante compreender o triângulo da zona de trabalho da cozinha e a disposição básica dos elementos que a constituem.

Para que não haja dificuldades em relação a mobilidade, recomenda-se uma distância mínima de 90 centímetros entre a bancada principal e a ilha, o uso destas medidas permite aumentar a eficiência da cozinha contribuindo para que as portas dos armários e dos eletrodomésticos abram livremente.

Contras: não inclui assentos cozinha

Apesar das várias vantagens, existem também alguns contras em se ter uma cozinha com “ilha”. Esse tipo de cozinha acaba por pedir um planejamento maior e uma infra-estrutura diferenciada para suportar a “ilha”. 

Normalmente a ilha possui uma torneira, mas pode também ter um fogão, forno e até depurador. Obviamente, quanto mais eletrodomésticos maior a necessidade de planejamento, afinal, as tubulações de água, esgoto e luz precisam chegar à “ilha” para que tudo funcione corretamente, além disso, às vezes, a ilha não proporciona acrescentar assentos, pois é comum o uso de fogão. 

Altura da bancada

A altura de uma bancada para refeições rápidas – essas medidas não servem para mesas de jantar, é de 105cm – 110cm.

Se houver a necessidade de armários sobre essa bancada, esses devem estar a uma altura mínima de 75cm, assim como luminárias pendentes. A área de ocupação para cada pessoa em uma bancada – largura é de 75 cm.

Informações técnicas: ziho

E aí? Gostou do artigo sobre layout para sua cozinha? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!