Como criar um jardim para cada estação?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Às vezes, o quintal é uma parte da residência que muitas pessoas não dão importância na hora de decorar, muito pelo contrário, normalmente o espaço é tratado como depósito de coisas inúteis. Porém ter a área externa arrumada valorizará o aspecto de sua casa, ainda mais com a ajuda de um belo jardim na frente.

Para se fazer um jardim bonito não é preciso gastar muito dinheiro e tão pouco contratar um paisagista, mas, claro, se você tiver condições contrate um profissional. Saiba escolher as espécies para ter um jardim colorido e cheio de flores durante todas as estações do ano. Existem espécies que produzem flores em qualquer época do ano e ajudam a manter seu jardim vistoso.

Agora, mesmo com mínimo de espaço é possível montar um jardim em casa, no apartamento ou no escritório utilizando algumas espécies de plantas. Claro, que é preciso conhecer algumas técnicas simples para quem quer um jardim bonito e bem cuidado. Algumas especies valorizam qualquer área externa, por exemplo, lanterninha-chinesa; alamanda; alamanda-rosa; camarão-vermelho; primavera; caliandra ou esponjinha; biri ou bananinha-de-jardim; boa-noite; brinco-de-princesa ou fúcsia; grevílea; e begônia, entre outras.

Confira algumas inspirações de diversos países, com opções para todos os gostos e estilos para montar o seu jardim em qualquer estação do ano. 

Antes de começar: planejamento

Em primeiro lugar você deve decidir como será o estilo de seu jardim e quais plantas irá utilizar. Não adianta querer plantas todos os tipos de flores e folhagens existentes, pois certamente não ficará convidativo ou agradável. O jardim não deve ser entupido de plantas, lembre-se que, às vezes, a simplicidade deixa as coisas melhores.

Uma vez planejado e delimitado a área do jardim você deve tratar a terra, pois geralmente será necessário adubar o solo para que as plantas cresçam mais saudáveis, bonitas e rapidamente. O projeto da foto foi idealizado por Elliane Freitas Design de Interiores, localizado no Rio de Janeiro.

A escolha do material para o tipo de jardim

Jardins clássicos por Miejskie Ziele
Miejskie Ziele

Ogród frontowy

Miejskie Ziele

Utilizar apenas pedras e gramado pode ser uma excelente opção para ter um jardim clean, bonito e fácil de manter. Basta escolher o tipo certo de grama, inserir algumas pedras fazendo um desenho, ou até mesmo um caminho, e acrescentar algumas plantas decorativas para ter um jardim maravilhoso.

O pingo de ouro, como mostra a foto, é uma planta bastante utilizada em jardins, seja como arte ou para para cercar, ou seja, criar caminhos, entre outras coisas. É uma planta facilmente encontrada em qualquer floricultura e o seu jardim ficará esplêndido em qualquer estação do ano.

Estação das flores

Na primavera, tudo são flores e fica muito mais fácil ter um jardim colorido, além de alegre. Em qualquer lugar que se vá, estão sendo vendidas lindas plantas e mudas de diversas espécies. Mas, para acertar em cheio, prefira por jasmim, alpínia, crino rosa, boca-de-leão, agapanto e hortênsia, que são as que mais florescem na primavera. Porém, vale ressaltar de que a estação mais florida do ano também precisa de cuidados especiais – na primavera, os dias vão se tornando mais longos, e a temperatura aumenta. 

Todos os vegetais iniciam atividades muito maiores na transformação de seus nutrientes e começam a perder mais água pelas folhas. Por isso, essa época exige regas frequentes. No entanto, você deve prestar atenção para não encharcar muito, regando gradativamente com maior quantidade de água. 

Verão, verão!

No Brasil, costuma ser muito quente, e as flores também sofrem com tanto calor. Por isso, essa estação, é fundamental aumentar bem as regas. As espécies mais indicadas são: lírio-do-brejo; girassol; ixora; e estrela-do-egito.  O seu jardim ficará incrível e aconchegante!

Além disso, para qualquer canto que se olhe, o jardim revela flores diferentes. São jasmins, gardênias, primaveras, minirrosas, clerodendros, glicínias e bulbines, que formam um visual colorido de dar gosto. Os arbustos são alternados pelas frutíferas aceroleira, pitangueira e romãzeira, que atraem aves de vários tipos. É importante se você tem espaço em sua casa investir também em árvores frutiferas. 

Outono – nada de cinza!

Jardins modernos por Studio HAUS
Studio HAUS

Patio esterno

Studio HAUS

Outono é conhecido como uma estação cinza, mas, na sua casa, ele pode ser muito colorido. As belíssimas flores tabaco ornamental, abélia, azaleia, camélia, ipomeia e cosmos- amarelo ficam ainda mais lindas na estação. Mas, assim como em todas as épocas do ano, as flores precisam de certa manutenção específica no outono também. Limpe bem as folhas secas e aproveite para podar nessa estação do ano. O tipo de poda depende de como você quer que fique o seu jardim. Para ter arbustos mais cheios, ela deve ser predominante nas laterais. 

Inverno florido

Jardins campestres por Aster Garden
Aster Garden

Ландшафтный дизайн в д. Кучки

Aster Garden

Afinal, quem disse que, no inverno, não é possível ter um jardim florido? As flores de clima frio devem ser cultivadas no início de outono e até ao final de inverno, para que tenham tempo suficiente de florir, preencher as bordas dos canteiros e florescer de uma forma apropriada. Você deve procurar plantas resistentes e escolher as melhores para que o seu jardim esteja deslumbrante na próxima primavera. 

Informações sobre florss: casa e jardim

E aí? Vamos colorir o jardim! Compartilhe seu conhecimento sobre floricultura. Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!