8 dicas para decorar uma sala pequena com escada (+ modelos lindos!) 8 dicas sobre como decorar uma sala pequena com escada (e modelos

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

8 dicas para decorar uma sala pequena com escada (+ modelos lindos!)

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Casa Simples e Confortável: Salas de estar  por RAC ARQUITETURA,Rústico
Loading admin actions …

É comum que a sala de estar seja o espaço mais utilizado em uma casa ou apartamento. Ali, reunimos a família, recebemos amigos, relaxamos em frente à TV e nos despreocupamos por fins de semana inteiros. Logo, cada centímetro de conforto faz muita diferença.

Quem mora em sobrados ou apartamentos de dois pavimentos, sabe que existe um item indispensável e que pode acabar interferindo na decoração da sala: a escada. Ela acaba virando novo desafio, pois a sala de estar fica com menos espaço livre. Será mesmo?

A verdade é que até mesmo uma sala pequena com escada pode ficar muito bem decorada e confortável. Pois, com boa orientação e ótimas referências, fica até divertido colocar as ideias em prática.

Por isso, queremos dar uma forcinha nesse seu possível desafio de encontrar as melhores dicas para decorar uma sala com escada. Vale a pena conferir as imagens abaixo, salvar as ideias que mais gostar e ter boas inspirações para quando precisar encontrar um profissional para te ajudar com esta questão.

Aproveite!

1. Entenda melhor seu espaço

Casa Simples e Confortável: Salas de estar  por RAC ARQUITETURA,Rústico Tijolo
RAC ARQUITETURA

Casa Simples e Confortável

RAC ARQUITETURA

Decorar é imaginar e, por que não, se divertir. Então use sua imaginação para simular como ficariam determinas decorações em sua sala pequena com escada.

Vale a pena fazer um exercício por si mesmo observando as paredes próximas à escada, o espaço livre, o tipo de iluminação, imaginar as cores que melhor combinam com o estilo de sua família.

Pense em móveis para aproveitar o espaço embaixo da escada, quadros para decorar a parede próxima à escada e tudo o mais que sentir vontade. Discuta todas as ideias com o arquiteto contratado e não deixe de mostrar as inspirações em que encontrou em sites como a homify. A realização desse projeto será ainda mais prazerosa se você estiver envolvido nela.

2. Converse com um arquiteto

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura: Salas de estar  por JOAO DINIZ ARQUITETURA,Moderno
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Um bom projeto de arquitetura faz muito mais diferença do que se pensa. Com seus olhos atentos e conhecimento técnico, o profissional contratado trará as melhores soluções possíveis para projetos de sobrados ou apartamentos duplex/triplex. E isso, principalmente, se refere à posição da escada na sala de estar.

Aqui pela homify, inclusive, você pode contratar arquitetos online para projetos de interiores e até mesmo reformas. Use a internet a seu favor para encontrar profissionais que estejam de acordo com suas exigências ou próximos a você. Além de economia, haverá mais assertividade na execução das ideias, já que a discussão dos detalhes será muito mais rápida e direta.

Tenha a consciência de que o próprio modelo da escada escolhida poderá ser fundamental para garantir ganho de espaço e valorizar ainda mais a decoração. Por isso, trabalhar com um profissional se torna tão importante.

3. Pesquise quais tipos escadas internas ficam melhor na sua sala

Living - Pé Direito Duplo : Salas de estar  por Infinity Spaces,Moderno
Infinity Spaces

Living – Pé Direito Duplo

Infinity Spaces

Existem muitos modelos de escadas. Cada qual com seu charme e funcionalidade. Por isso, é bom ter atenção na escolha do modelo. Afinal, a própria escada será um importante elemento decorativo – principalmente, em salas pequenas.

Entre os principais tipos de escadas internas, estão:

  • Escada reta: é construída em uma única direção e funciona bem em ambientes pequenos e médios. Para esse tipo de escada, é interessante que o formato do cômodo seja retangular.
  • Escada em L: tem uma inclinação em 90º no desenho, seja na base ou no pavimento superior.
  • Escada em U: tem base reta e muda drasticamente de direção em 180º. Aproveita muito bem os espaços curtos.
  • Escada circular: possui desenho curvo e proporciona sofisticação. Contudo, é um tipo de escada que fica melhor em espaços maiores.
  • Escada caracol: por dar voltas em si mesma, está entre os principais tipos de escadas para salas pequenas. Além disso, proporciona um toque moderno na decoração.
  • Escada zigue-zague: também conhecida como escada plissada ou cascata, mantém a parte inferior dos degraus expostas, o que pode dar um toque de leveza à sala.

4. Combine o melhor tipo de escada conforme a decoração

Para valorizar a escada escolhida, é interessante pensar no estilo decorativo que será predominante em sua sala.

Se a ideia, por exemplo, for decorar o ambiente com o estilo rústico, onde tijolinhos, madeira e pedra protagonizam o cenário, as escadas com estrutura de aço serão uma opção interessantíssima.

Se a decoração da sala for moderna, com boa iluminação, decoração com móveis de linhas retas e até mesmo teto rebaixado, as escadas plissadas ou retas, com estrutura de alvenaria, farão muita diferença.

Já se a opção é por um espaço mais eclético onde os estilos se misturam e a escada fica ainda mais valorizada, uma boa escada caracol com parapeito de vidro será um verdadeiro arraso.

5. Se é necessário uma escada para uma sala pequena planejada, pense no aproveitamento de espaço

Em uma sala bem planejada, nenhum espaço fica esquecido. Mas muitas pessoas se esquecem disso e, por exemplo, deixam inutilizado todo o espaço inferior da escada. Esse é um erro grave, pois há muito o que se fazer nesse local.

Nós, inclusive, já falamos especificamente sobre isso no artigo ’10 ótimas ideias para aproveitar o espaço embaixo da escada.’

Nesse projeto, por exemplo, temos a escada em com sua estrutura superior em longa inclinação, deixando um grande espaço vago na sala de estar. Esse espaço foi muito bem aproveitado com painéis de madeira nas paredes, além de nichos e prateleiras planejadas, valorizando ainda mais o conceito do ambiente.

6. Além do desenho, pense na estrutura

Como dissemos, o desenho da escada será muito importante para que o espaço seja bem aproveitado. Mas tenha certeza de que a estrutura terá importância igual.

Entre os tipos de estruturas para escadas internas, temos:

  • Escada com parte inferior fechada: quando o espaço embaixo da escada foi tampado com alvenaria ou outro material.
  • Escada com vigas laterais: é caracterizada por duas vigas que sustentam e escondem parte dos degraus. É muito comum para escadas retas.
  • Escada com viga central: possui uma coluna alongada com degraus, geralmente, vazados e visíveis.
  • Escada flutuante: os degraus são estruturados diretamente na parede, o que traz a sensação de que estão flutuando. Não é indicada para casas com crianças ou idosos.

7. Considere os materiais da escada

Projeto de Interiores - Barão: Salas de estar  por Del Nero Da Fonte Arquitetura,Moderno
Del Nero Da Fonte Arquitetura

Projeto de Interiores – Barão

Del Nero Da Fonte Arquitetura

Lembre-se de que design faz toda a diferença no desenho da escada que ocupará sua sala pequena. O design pode fazer com que a escada fique ainda mais bonita e, com isso, valorize sua própria casa.

A principal dica está, mais uma vez, em contratar um bom arquiteto de interiores, já que ele certamente saberá propor o melhor desenho para sua escada. Somando diferentes tipos de materiais, como vidro, pedra e metal, será possível até mesmo criar uma escada com desenho único e exclusivo para a sua sala. Desta maneira, toda a sua casa ficará ainda mais valorizada.

8. Lembre-se de deixar os espaços de circulação livres

Por fim, vale a dica de ouro: jamais comprometa os espaços de circulação próximos à escada. Deixe um corredor livre à frente da estrutura e considere um espaço de, no mínimo, 90 cm entre o sofá e os degraus.

Outro ponto valioso está na iluminação, que deve manter todos os degraus, guardo-corpo e corrimão visíveis, evitando acidentes, principalmente, durante a noite.

Gostou das dicas sobre como escolher uma escada para a sala pequena? Confira abaixo outros modelos de escadas lindos e tenha muito mais ideias para o seu lar!

Escada caracol

Casa da Praia / Beach House: Salas de estar  por Luciano Teston,Clássico
Luciano Teston

Casa da Praia / Beach House

Luciano Teston

Moderna e sofisticada.

Escada plissada

Decore a parede inferior com quadros!

Escada de metal

Residência AT - Itupeva SP: Salas de estar  por Taguá Arquitetura,Moderno
Taguá Arquitetura

Residência AT – Itupeva SP

Taguá Arquitetura

Na cor preta é puro luxo!

Degraus de concreto

Apartamento, Maceió Al: Salas de estar  por Cris Nunes Arquiteta,Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

São ótimos para combinar texturas impecáveis.

Suspensa por cabos de aço

Living: Salas de estar  por WTstudio,Moderno
WTstudio

Living

WTstudio

Um visual urbano e muito interessante para qualquer sala.

Com jardim embaixo da escada

Bastam alguns vasos e o resultado é quase mágico.

Combinando com as cores do ambiente

Às vezes basta combinar duas cores na sala de estar para que tudo fique perfeito.

De qual ideia você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!