Uma casa térrea de linhas incríveis!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Não há lugar melhor no mundo que a nossa própria casa. E hoje conheceremos um projeto que sem dúvida eleva esta expressão a um patamar inacreditável.

Sua localização é em Caldas da Rainha, em Portugal, num terreno totalmente disforme. Dada a instabilidade de sua forma, foi um grande desafio criar uma casa moderna que pudesse de adaptar e preencher este espaço. No entanto, este desafio foi um importante condicionante, tendo extrema relevância para a volumetria final do edifício que acabou sendo definido em vários volumes que se abrem para diferentes direções.

Este projeto é da autoria do profissional português SOUSA LOPES, Arquitectos, cujo trabalho focou toda a sua atenção em entregar aos seus clientes propostas únicas e incríveis que certamente os surpreenderia. Continue conosco e descubra esta casa fantástica e repleta de surpresas.

Linhas orgânicas e magníficas

A fachada desta casa é um dos detalhes mais incríveis de toda a arquitetura. Estando quase que totalmente revestida com pedra, a fachada apresenta linhas curvas e orgânicas que imediatamente acentuam e conferem uma grande leveza a toda a composição.

Uma vez que o terreno não possuía uma forma geométrica estável, a casa adaptou-se à sua forma, assumindo linhas orgânicas e suaves que deslizam pelo terreno.

De acordo com a orientação solar, os ambientes foram dispostos para aproveitá-lo da forma mais confortável possível, atribuindo aos espaços uma grande qualidade térmica interior. Além disso, liberou-se a vista para o jardim, com todos os ambientes voltados a ele.

Um jardim de sonho

A casa abre-se para um magnífico jardim onde podemos encontrar uma piscina e um amplo deck em madeira perfeito para aproveitar os dias mais quentes do ano.

A fachada da casa desenvolve-se assim sobre uma linha curva e orgânica que desenha e conforma todo este espaço exterior. Ao observar esta imagem, é possível percebermos o impacto e a força deste movimento semi-circular na criação de um espaço harmonioso e dinâmico.

Desfrutar dos espaços exteriores

Como já descobrimos, se há algo que esta casa aproveita é a utilização e aproveitamento dos espaços exteriores. Isto não apenas acontece no térreo, como também nos pisos superiores onde existem grandes varandas para as quais se abrem as áreas mais privativas da casa.

Detalhes exteriores

Ainda no exterior é possível encontrarmos alguns detalhes incríveis que tornam o espaço exterior num local bastante dinâmico e confortável, como é o caso desta estrutura em pergolado de madeira. 

A estrutura não só cria uma dinâmica totalmente nova e distinta neste espaço como também conforma área sombreada perfeita para relaxar. Estes detalhes são fundamentais em espaços externos por permitirem que os moradores usufruam não só dos espaços interiores da casa, mas que também sejam acolhidos pelos espaços em seu redor.

Interiores luminosos

A partir do passeio pelos ambientes externos da casa, facilmente conseguimos perceber o porquê dos interiores serem locais tão amplamente iluminados e claros. Ao abrir-se em várias direções, a casa resgata luz de vários pontos, centrando assim no seu interior uma iluminação brilhante e generosa.

Esta imagem mostra-nos ainda alguns detalhes do interior da casa, como é o caso da lareira moderna ou da parede revestida com a mesma pedra da fachada, criando assim uma unanimidade entre o exterior e o interior.

Ao cair da noite

Terminamos este artigo com uma perspectiva noturna de onde podemos observar o efeito luminotécnico aplicado na fachada e em toda a área externa da casa. Este é um excelente exemplo que retrata a importância da iluminação artificial em qualquer projeto arquitetônico. Veja que lindo efeito!

Aproveite e conheça mais um projeto imperdível:

Uma casa moderna pra lá de especial!

Gostou deste projeto? Então conte pra gente sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!